código do Google analytics Docentes da UNIRIO publicam livro sobre probabilidade na prática — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Docentes da UNIRIO publicam livro sobre probabilidade na prática

Docentes da UNIRIO publicam livro sobre probabilidade na prática

por Comunicação publicado 08/07/2024 19h43, última modificação 10/07/2024 17h35
De acordo com os autores, a obra surgiu a partir de uma necessidade observada em sala de aula e visa facilitar o aprendizado de conceitos probabilísticos de forma prática e acessível

Probabilidade na Prática. Esse é o título do livro publicado pelos professores Morganna Diniz e Felipe Ribeiro do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/UNIRIO), no mês de junho, pela editora LTC. 

De acordo com os autores, a obra surgiu a partir de uma necessidade observada em sala de aula e visa facilitar o aprendizado de conceitos probabilísticos de forma prática e acessível. 

Segundo Morganna, ao lecionar a disciplina Modelos Probabilísticos, no Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO, percebeu que muitos alunos enfrentavam dificuldades com alguns  conceitos de probabilidade. Para ajudar seus estudantes, ela começou a desenvolver um material didático que se aperfeiçoou a cada semestre. Vendo a eficácia desse material, ela decidiu transformá-lo em um livro e convidou o  professor Felipe Ribeiro para participar da elaboração da obra , devido à sua experiência no ensino de probabilidade na graduação. 

Morganna também falou sobre  a importância de tornar a matemática mais acessível: "Os estudantes de Sistemas de Informação, com perfil profissional mais prático, costumam ver a matemática como algo teórico e de difícil compreensão. Meus alunos da Pós-Graduação, muitas vezes, questionavam a utilidade de alguns conceitos dados em sala de aula. Quando eu comecei a montar o material, sempre que possível, eu usava situações reais para fixar o aprendizado e motivar o estudo. O livro tem esse perfil: abordagem prática com diversos exemplos de aplicação para cada capítulo, além de implementações em Python", declarou. 

Já o professor Felipe Ribeiro enfatizou a abordagem objetiva do livro: "Para estudantes de graduação que estão tendo um primeiro contato com uma disciplina de Probabilidade, a abordagem de conceitos de forma objetiva e com exemplos práticos facilita o processo de aprendizagem. Esta é a tônica deste livro, que traz, de forma objetiva, os principais conceitos da Probabilidade e do estudo de distribuições de probabilidades de variáveis aleatórias, além das seções dedicadas a exemplos resolvidos por meio de programas Python no final de cada capítulo", explicou.

 

Conteúdo e Público-Alvo

O livro destina-se a alunos de graduação, especialmente dos cursos de Sistemas de Informação, Matemática e Engenharia de Produção, bem como a alunos de Pós-Graduação que cursam disciplinas na área de redes de computadores. A obra aborda conceitos probabilísticos de maneira prática, utilizando exemplos reais e implementações em Python. Para compreender o conteúdo, o leitor precisa apenas de conhecimento básico de algoritmos, uma vez que a linguagem Python é amigável para iniciantes.

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio