Diversidade e inclusão pautam cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UNIRIO
Diversidade e inclusão pautaram a cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UNIRIO ao professor José da Costa Filho, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18, no auditório Vera Janacopulos (campus da Reitoria). Na solenidade, também foi celebrada a posse da vice-reitora, Bruna Silva do Nascimento [retratada na primeira foto deste texto, ao lado reitor], e dos novos pró-reitores.
Dando início ao evento, a professora da Escola de Ciências Jurídicas Ana Paula Sciammarella falou sobre a história da formação da UNIRIO, institucionalizada em 1979, a partir da então Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj). Para ela, a solenidade desta sexta-feira marcou “o início de uma gestão comprometida com uma academia mais humana e acolhedora, preocupada com os diferentes seguimentos da universidade”.
Em seguida, o reitor Ricardo Silva Cardoso se manifestou em discurso lido pela professora Luana Azevedo de Aquino. “Desejo a você, professor Da Costa, à professora Bruna Nascimento e à toda a equipe de gestão que os próximos anos sejam de muita potência, trabalho e, também, de muito afeto – fundamental para ajudar a equilibrar os dias corridos”, disse.
O cargo foi, então, transmitido ao novo reitor, José da Costa Filho, que abraçou seu antecessor. Docente da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), “Da Costa” – como costuma ser chamado na comunidade acadêmica – foi vice-reitor da Universidade entre 2011 e 2015. É o 11º reitor desde a criação da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (Fefieg), em 1969 – embrião da Fefierj, que daria origem à UNIRIO.
Logo após o ato solene, foi exibido um vídeo com mensagens de apoiadores da nova gestão, entre parlamentares e representantes da Administração Pública e da sociedade civil organizada. O novo reitor, então, chamou ao palco os estudantes Cida Moreno, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), e Igor Rafael, incorporando a drag queen Fenty Hannah, para representarem todo o segmento discente.
Para Cida Moreno, a ascensão do professor Da Costa simboliza uma nova era na UNIRIO. “Um tempo da inclusão, um tempo de ampliar espaços na universidade para as narrativas e ‘escrevivências’ de todos aqueles que, durante anos, não tiveram voz nem acesso à universidade”, comemorou.
Já Fenty Hannah contou sobre sua trajetória como bolsista da UNIRIO e analisou o momento da Universidade no contexto da conjuntura nacional de 2023. “Tem sido um ano muito significativo: é sobre retomada de poder; é sobre democracia; é sobre não se sentir mais sozinho; é sobre não estar abandonado; é sobre não estar desgovernado”, ressaltou, completando: “Esse é o futuro que eu quero para esta universidade”.
Momento ímpar
A cerimônia prosseguiu com o discurso de Da Costa. “Vivemos um momento ímpar de retomada e decisiva requalificação da democracia, com justiça social e com respeito pelos direitos humanos e valorização da diversidade cultural, religiosa, étnica e de gênero em nosso país, em plano nacional”, apontou o novo reitor. “Esse é também o horizonte que deverá guiar as nossas universidades – e, dentre elas, a UNIRIO, nos próximos anos”, completou.
De acordo com ele, a nova gestão pretende lutar pelo aprofundamento da democracia, do diálogo e do acolhimento a todas e todos – especialmente, aos mais necessitados. “Compreendemos a universidade tanto em sua autonomia quanto em seus vínculos sistêmicos, com as demandas históricas mais prementes, diante das quais nos encontramos como um país com um passado colonial e desigualdades estruturais que ainda repercutem fortemente em nosso convívio social, nos dias de hoje”, ressaltou.
Ao ser empossada como vice-reitora da UNIRIO, a professora da Escola de Biblioteconomia Bruna da Silva Nascimento falou sobre sua trajetória pessoal e profissional. Em dez anos de atuação na Universidade, a docente já exerceu as funções de chefe de departamento, coordenadora de curso de pós-graduação, diretora de Escola e vice-decana. “Mas o que sempre fui e sempre serei é professora”, salienta. “E não há melhor preparação do que a vivência das dificuldades, das lutas e das conquistas que a carreira docente me proporcionou”.
Descrevendo-se como “mãe solo”, Bruna manifestou empatia às professoras e estudantes que se desdobram entre os compromissos acadêmicos e a maternidade. “Meu carinho e admiração a todas as alunas e colegas que, assim, assim como eu, lutam para conciliar carreiras, costurando vidas”, destacou.
Desafios
Na solenidade, também tomaram posse os novos pró-reitores da UNIRIO. Encarregada da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a professora Luana Azevedo de Aquino agradeceu a confiança do reitor e da vice-reitora, comprometendo-se a atuar de forma incansável, juntamente com a equipe da Prograd, para o ingresso dos jovens no ensino superior, de forma democrática e inclusiva. "Contem com muita coragem e otimismo para enfrentarmos juntos os desafios e as oportunidades de crescimento que estão por vir. Viva a reconstrução democrática, viva a UNIRIO!", enfatizou.
Ao ser empossada, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, professora Cleonice Alves de Melo Bento, ressaltou a importância da produção de pesquisa científica voltada para o Brasil. "Não podemos introduzir na sala de aula apenas o conhecimento europeu, americano, nórdico, porque nossa população é diferente. Precisamos estudar nós mesmos. Somos brasileiros: um povo miscigenado. Nós precisamos de ciência real, robusta, dentro do próprio Brasil", afirmou.
Já o novo pró-reitor de Extensão e Cultura, Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira, em seu discurso, destacou o momento político atual, de retomada da democracia, e ressaltou a importância da união da nova gestão para enfrentar os desafios futuros. "O momento de hoje marca a nossa história. A nossa posse representa a posse de um movimento popular. Não foi fácil construir esses laços para que chegássemos até aqui. Nosso enfrentamento foi e vai continuar sendo muito duro”.
Transparência e cuidado
Em seu discurso, o pró-reitor de Planejamento, professor Sidney Cunha de Lucena, ressaltou a importância do apoio aos servidores da Proplan durante esta nova gestão. "Precisamos impulsionar a UNIRIO, para que ela seja uma universidade cada vez mais produtiva, eficiente, equilibrada, justa, transparente, e com maior participação da comunidade na aplicação de nossos recursos", afirmou.
O pró-reitor de Administração, Marcio Mendes da Cunha, também falou sobre o papel de cuidar da administração e das finanças de uma universidade. "É um desafio assumir esta função, mas diante da união desta equipe, tudo fica mais fácil. Ouso dizer que somos uma família, a família UNIRIO. Temos o desafio de levar para frente a nossa Universidade”.
À frente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Paola Orcades Meirelles destacou a importância desse órgão. "A minha Pró-Reitoria é de fundamental importância porque é responsável por cuidar das pessoas. Tenho muito orgulho de compor o grupo de técnicos-administrativos, tão fundamental para fazer esta Universidade acontecer. Acredito que, juntos, faremos uma Progepe e uma UNIRIO melhores", enfatizou.
O último a ser empossado, Gustavo Naves Franco, encarregado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), também destacou a importância da atenção e do cuidado. "O serviço público também tem relação com a escuta e com o cuidado; por isso, precisamos construir uma Universidade com relações atenciosas”, finalizou.
O vídeo da cerimônia está disponível no canal audiovisual da UNIRIO: https://www.youtube.com/watch?v=Y7hW1JAvZpo.
Confira também o vídeo produzido pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS), com o registro da solenidade e da posse popular da nova gestão: https://www.youtube.com/watch?v=HUe-wBlXWNU.