Diretoria de Pesquisa recebe avaliadores do CNPq
A Diretoria de Pesquisa (DPQ), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG), recebeu nesta segunda-feira, 20 de junho, 12 avaliadores bolsistas produtividade do CNPq para análise do processo seletivo referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do órgão. O Pibic integra o Programa de Iniciação Científica da UNIRIO, instrumento pedagógico que se desenvolve por meio de projetos de pesquisa.
Durante a visita, os avaliadores tiveram um panorama da pesquisa desenvolvida na Universidade e da experiência institucional na Iniciação Científica, além de um relato do processo de pré-análise realizado pelo comitê institucional.
De acordo com Anderson Teodoro, diretor de Pesquisa da UNIRIO, o encontro foi de extrema importância, uma vez que se alinha aos objetivos estratégicos da DPQ, que toma por base a avaliação constante como forma de aprimoramento e melhora da qualidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição. Segundo Tamyris Cremonez, chefe da Divisão de Pesquisa, o encontro reforçou a importância das informações institucionais propiciadas pela unidade.
Sobre o Pibic
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) representa o compromisso institucional de propiciar formação qualificada, direcionada para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico, em que os alunos de graduação tenham a oportunidade de produzir pesquisas orientadas por professores, que fortalecem seu aprendizado teórico e que viabilizam aprendizagem de técnicas, métodos e prática pedagógica em pesquisa.
Entre os objetivos do Pibic estão: despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
(Informações da Diretoria de Pesquisa da PROPG)