Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Departamento de Cenografia da UNIRIO celebra a oferta de novas disciplinas com caráter extensionista em 2025.2

Departamento de Cenografia da UNIRIO celebra a oferta de novas disciplinas com caráter extensionista em 2025.2

por Comunicação publicado 30/08/2025 09h10, última modificação 30/08/2025 09h10
Arte da chapelaria, stop motion e ateliê de corte e montagem estão na programação das disciplinas para este semestre

O Departamento de Cenografia, vinculado ao curso de Bacharelado em Cenografia e Indumentária/UNIRIO, promoverá, a partir da próxima semana, três disciplinas com caráter extensionista, nas quais 50% das vagas são destinadas à comunidade externa. Todos os cursos terão carga horária de 60 horas.

A disciplina Ateliê de Adereços II será ministrada pelo professor Carlos Alberto Nunes (UNIRIO), que propõe uma imersão teórico-prática na arte da chapelaria. Voltada a iniciantes, a disciplina investiga os fundamentos da confecção artesanal de chapéus, explorando forma, estrutura, materiais e técnicas criativas. Mais do que um espaço de aprendizagem técnica, o Ateliê busca estimular a experimentação e o desenvolvimento de projetos autorais, incentivando a construção de um repertório estético e expressivo no campo da cenografia e da caracterização cênica. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h às 17h, e exigem conhecimentos básicos de costura manual e em máquina.

Outra proposta é a disciplina Ateliê em Cenografia II, associada ao curso de extensão Animação Stop Motion e Narrativas Negras. Coordenada pela professora Pâmela Peregrino, a iniciativa terá abertura no dia 27 de agosto, às 13h30, com a participação do animador e pesquisador Adriano Cipriano e da professora Carla Costa, coordenadora do curso de Cenografia e Indumentária. Dividido em quatro módulos, o curso aborda desde a elaboração de roteiros com enfoque em narrativas negras até a criação de bonecos, cenários e técnicas de animação em stop motion. Para esse curso foram oferecidas 14 vagas, metade delas destinadas à comunidade externa, com prioridade para pessoas negras e docentes da rede pública.

A terceira disciplina, Corte e Montagem, (ministrada pela coordenadora do Bacharelado em Cenografia e Indumentária Carla Costa) foca na introdução às modelagens básicas do vestuário. Os participantes aprendem desde a correta medição corporal até o traçado de moldes-base de blusas, saias e calças em modelagem plana, passando também por noções de acabamento e finalização. Para atender a diferentes demandas, a disciplina contará com duas turmas: Turma A, às terças-feiras, e Turma B, às quartas-feiras, ambas das 17h às 21h, oferecendo uma formação sólida para quem deseja iniciar sua trajetória no universo da criação de figurinos.

De acordo com Carla Costa, a proposta dessas atividades é ampliar o alcance da formação acadêmica e fomentar a troca de saberes entre estudantes da UNIRIO, artistas, professoras e professores da rede pública, além de pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos no campo da cenografia, da moda e da animação. “A ideia é estimular a invenção, a diversidade de vozes e a construção coletiva de novos olhares sobre a cena contemporânea, consolidando-se como um espaço fundamental de inovação cultural dentro e fora da universidade”, afirmou.

Carla explica que, para este semestre, as vagas de todos os cursos foram preenchidas rapidamente, mas a expectativa é que, no próximo ano, mais cursos sejam promovidos em diferentes áreas. “Queremos contribuir com pessoas que estejam em alguma situação de vulnerabilidade. Começamos com esta proposta no 1º semestre. A procura foi muito grande. Conseguimos atrair pessoas que estão passando por dificuldades e querem buscar uma nova oportunidade de trabalho. Estou muito feliz de fazer parte desse movimento. Não sou a mentora, é uma proposta da Pâmela e do Carlos, professores do curso, mas estou junto com eles nesta iniciativa. No primeiro semestre, ofereci a disciplina Corte e Montagem, também dentro desta ideia. Teve um resultado incrível. Muitos participantes afirmaram que foi uma motivação para voltar a estudar. Esse é o barato: poder proporcionar essa integração com a comunidade.”, declarou.

Além das disciplinas, o Departamento também oferecerá neste semestre o projeto de extensão Cenografia, Indumentária e Artes Visuais para Todos, coordenado pela professora Julie Brasil. O projeto amplia ainda mais o acesso da comunidade a experiências formativas e criativas no campo das artes visuais aplicadas à cena.

Informações: Instagram @teciteca.unirio

E-mail: tecitecaunirio@gmail.com


Escola de Teatro UNIRIO — Curso Bacharelado em Cenografia e Indumentária 

Disciplina ofertada no primeiro semestre de 2025

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio