Delegação da UNIRIO visita Hospital das Clínicas da UFMG
Uma delegação da UNIRIO iniciou nesta quarta-feira, 19/02, uma visita técnica de dois dias ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte. Pela UNIRIO, foram o pró-reitor de Planejamento, Sidney Lucena, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Paola Orcades Meirelles, e o chefe de Gabinete, Vinícius Israel, além do superintendente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), João Marcelo Ramalho Alves.
Também participam do evento, pelo HC-UFMG, o seu superintendente, Alexandre Ferreira, além de chefias de enfermagem, ensino e pesquisa, administração, entre outras. Estão presentes ainda representantes do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, entre eles, sua diretora, Teresa Navarro, e do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) - que pode vir a se fundir com o HUGG -, incluindo o seu diretor, Paulo Sant’Ana.
Na parte da manhã, Alexandre Ferreira fez uma apresentação detalhada sobre o trabalho de assistência à saúde do HC-UFMG, sua estrutura física e nível de complexidade (alta e média), sendo um bom parâmetro para a UNIRIO refletir sobre uma expansão de seu hospital universitário. Na parte da tarde, a delegação visitou as dependências do hospital.
“Tivemos uma excelente recepção do superintendente. Na apresentação dele, foram mostrados dinamicamente painéis de monitoramento de muita coisa que está acontecendo do ponto de vista de orçamento, de despesas, de entrada, e outros parâmetros ligados não só à assistência mas também à parte de pesquisa, que teve grande aumento recente. Sobre a extensão, conversarei mais amanhã com a gerente de ensino e pesquisa, Fabiana Kakehasi, uma professora da Medicina da UFMG”, informou o pró-reitor Sidney Lucena, que representa a UNIRIO no grupo de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Universidade, o Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para estudar a possibilidade de fusão entre HUGG e HFSE.
Nesta quinta-feira, além de ocorrer a conversa de Sidney Lucena com Fabiana Kakehasi, a pró-reitora Paola Orcades visitará a Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos da UFMG, na Pampulha, acompanhada da pró-reitora adjunta Leonor Gonçalves. Este encontro é visto com grande expectativa, pois Leonor Gonçalves foi enfermeira do HC-UFMG por 25 anos e é a atual responsável pela interação da universidade com a Ebserh em termos de pessoal.