Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Debate sobre Justiça Climática e Equidade de Gênero marca abertura de evento que integra a programação oficial da Rio Climate Action Week 2025

Debate sobre Justiça Climática e Equidade de Gênero marca abertura de evento que integra a programação oficial da Rio Climate Action Week 2025

por Comunicação publicado 27/08/2025 15h23, última modificação 28/08/2025 11h43
O encontro acontece nos dias 27 e 28 de agosto na UNIRIO

Nesta quarta-feira (27), a UNIRIO sediou a abertura do encontro Justiça climática e equidade de gênero: políticas públicas, saúde e território, realizado em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS/Brasil). A atividade integra a programação oficial da Rio Climate Action Week 2025, reunindo especialistas, representantes da sociedade civil e da Universidade. 

O objetivo do evento é promover o diálogo entre mulheres líderes da sociedade civil, da academia e do poder público sobre os caminhos para uma transição climática justa, com foco na superação das desigualdades estruturais que marcam os impactos ambientais sobre mulheres negras, indígenas e amazônidas. A atividade busca articular políticas públicas, saúde coletiva, justiça de gênero e saberes territoriais como eixos fundamentais para enfrentar os desafios da crise climática com equidade e participação democrática.

Na mesa de abertura, o reitor da UNIRIO, professor José da Costa Filho, destacou a relevância de a Universidade sediar um encontro dessa magnitude. Em sua fala, agradeceu a presença dos participantes e reforçou a honra da Instituição em ser parceira do do evento:

“É uma grande satisfação ver a UNIRIO sediar um debate tão necessário, com um tema tão relevante. Agradeço a presença de todos e todas que aceitaram este convite. Para nós, é uma honra imensa sermos parceiros nesta causa, que coloca em debate o  enfrentamento da crise climática e a luta pela igualdade de gênero", declarou.

A presidente do IDS, professora Dulce Maria Pereira (Universidade Federal de Ouro Preto), em seu discurso de abertura, ressaltou que o enfrentamento da crise climática precisa articular ciência, políticas públicas e as diversas matrizes de conhecimento de todos os povos   Afirmou também que não existe resposta possível à crise climática sem enfrentar, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais, raciais e de gênero.

“Este encontro é um ato de memória e de compromisso. A emergência climática é global, mas seus impactos são desiguais. E sabemos bem quem paga o preço mais alto: as mulheres, sobretudo as mulheres negras, indígenas, amazônidas, periféricas. Elas são as primeiras a sofrerem as consequências dos desastres, das enchentes, das secas, da insegurança alimentar e da precariedade urbana. Mas são também elas que tecem as redes de solidariedade, que protegem territórios, que guardam saberes ancestrais e que apontam os caminhos de futuro”, afirmou Dulce Maria Pereira.

Também participaram da mesa de abertura a diretora da Escola de Enfermagem da UNIRIO, professora Taís Veronica Cardoso Vernaglia, e o  diretor adjunto do IDS e cientista político, Marcos Woortmann.

 Continuidade do evento nesta quinta-feira (28)

As atividades na UNIRIO, vinculadas à Rio Climate Action Week 2025, continuam nesta quinta-feira (28), com o encontro Planejamento e adaptação climática: experiências e caminhos democráticos para a adaptação estadual, regional, municipal e territorial no Brasil.

A programação começa às 9h, no Auditório da Enfermagem (2º andar do Prédio da Enfermagem - Campus da Reitoria), com abertura institucional da presidente do IDS, Dulce Maria Pereira, e do diretor executivo do Centro Brasil no Clima (CBC), Guilherme Syrkis. Em seguida, será realizado um painel que pretende discutir  como transformar a Lei Federal nº 14.904/2024 em práticas efetivas de adaptação climática nos territórios. O encontro pretende estimular a cooperação federativa e interinstitucional, fortalecer redes de conhecimento e fomentar arranjos democráticos que conectem ciência, política e sociedade na implementação de políticas públicas para a adaptação climática. 

Sobre a Rio Climate Action Week (RCAW)

A Rio Climate Action Week é uma iniciativa independente e apartidária, em apoio à presidência brasileira da COP30 e em parceria com a London Climate Action Week, com o objetivo de promover e mobilizar ações climáticas em todos os níveis, com foco no financiamento para a implementação em larga escala. A RCAW reunirá os setores público, privado e voluntariado, além de instituições financeiras, filantropia e outros atores, em uma série de eventos ao longo da semana. 

Confira a programação completa: RCAW – Rio Climate Action Week .

 

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio