Cineclube Leila Ribeiro exibe filme 'Os catadores e eu'
O filme Os catadores e eu (Agnès Varda, 2000) será a atração do 18º encontro do Cineclube Leila Ribeiro, projeto de extensão da UNIRIO. A atividade acontece na próxima quarta-feira (25), a partir das 18h30, no Museu da República (Rua do Catete, 153).
Na obra, a diretora Agnès Varda anda pelo interior da França, afastada das cidades que concentram a riqueza e o luxo, acompanhando pessoas que sobrevivem de restos. Ela se mistura a catadores e coletores que vão até uma feira em busca de sobras de alimentos. Ao mesmo tempo, Agnès conversa com eles, que versam sobre os mais variados assuntos, de política internacional até tragédias pessoais.
Após a exibição, haverá debate com a professora e pesquisadora Maria Clara Dias, do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ, e do Programa Interinstitucional e Interdisciplinar de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cineclubeleilaribeiro@gmail.com. Haverá emissão de certificados de participação.
Sobre o projeto
O Cineclube Leila Ribeiro busca proporcionar um ambiente de debates entre profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas, professores, museólogos, estudantes e pesquisadores de pós-graduação. Realizada por meio de encontros mensais, a iniciativa busca fomentar a interlocução interdisciplinar sobre assuntos de interesse da Ciência da Informação e da Memória Social, a partir do compartilhamento da experiência cinematográfica.
Além de potencializar debates, o Cineclube intenciona também valorizar a prática cineclubista, que em 2021 completou 100 anos de existência, desde seu surgimento na França. O projeto faz também homenagem à professora e pesquisadora da UNIRIO Leila Beatriz Ribeiro, cujo trabalho contribuiu para florescer o diálogo entre os estudos informacionais, a memória social e o audiovisual.