código do Google analytics Bolsas de Iniciação Científica: prorrogado o prazo para submissão de propostas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Bolsas de Iniciação Científica: prorrogado o prazo para submissão de propostas

Bolsas de Iniciação Científica: prorrogado o prazo para submissão de propostas

por Comunicação publicado 26/04/2024 16h27, última modificação 26/04/2024 16h27
Orientadores podem apresentar projetos até o dia 10 de maio

Foi prorrogado, até o dia 10 de maio, o prazo para submissão de propostas por pesquisadores da UNIRIO para concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC).

O objetivo do programa de bolsas IC é fomentar a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, bem como despertar a vocação científica em estudantes de graduação com a participação ativa em projetos de pesquisa, aprovados em processo de seleção e orientados por pesquisadores qualificados.

As bolsas serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, admitindo-se renovação. As bolsas de Iniciação Científica da UNIRIO e PIBIC/CNPq serão atribuídas exclusivamente a alunos regularmente matriculados em Curso de Graduação da UNIRIO, não havendo restrições quanto à idade e ao número de renovações.

Não será concedida bolsa de Iniciação Científica para discentes da UNIRIO orientados por docentes de outra Instituição de Ensino Superior (IES), mesmo pertencentes a grupo de pesquisa sediado na UNIRIO ou a Programas de Pós-Graduação da UNIRIO.

Para concorrer, o orientador precisa ser docente com titulação de doutor ou de mestre, em regime de trabalho com tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico cultural no período de 2019-2024; possuir experiência de pesquisa e estar inserido em um ou mais Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sediados ao menos um deles, obrigatoriamente, na UNIRIO e registrar ou já possuir registro do seu Projeto de Pesquisa no Portal de Pesquisa da UNIRIO, o qual deverá refletir originalidade, relevância e viabilidade técnica. Caso o projeto preveja alguma inovação tecnológica, cultural ou social, o orientador deve assinalar claramente dentro do Portal de Pesquisa.

A submissão é feita exclusivamente pelo Portal de Pesquisa, no link http://sistemas.unirio.br/projetos.

O edital de seleção, erratas e demais documentos estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI).