Audiências comunitárias discutem projeto de urbanização da praça e do campus da UNIRIO na Urca
A UNIRIO realiza, na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro, duas audiências comunitárias para apresentação e debate do projeto de urbanização da Praça Guilherme Figueiredo e dos espaços livres dos campi localizados na Avenida Pasteur, 436 e 458. Os encontros acontecem às 9h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno (“Palcão”), Bloco 5 do Centro de Letras e Artes (CLA), e às 16h30, no Auditório Paulo Freire, no térreo do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).
As reuniões são abertas à comunidade, que poderá conhecer em detalhes o projeto, opinar sobre suas diretrizes e contribuir com sugestões. O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Programa de Extensão Espaços Livres UNIRIO, pela Coordenadoria de Engenharia e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
O processo participativo foi estruturado ao longo de 2024. Por meio de oficinas e encontros abertos, a comunidade teve a oportunidade de compartilhar percepções, sugerir melhorias e contribuir para a construção de um diagnóstico coletivo dos espaços livres da Instituição. O resultado desse trabalho foi reunido em um caderno-síntese.
Com base nesse material, a equipe técnica desenvolveu as propostas que agora retornam ao debate público nas audiências comunitárias. O projeto básico será concluído até outubro de 2025 e as obras serão licitadas até o final do ano. A previsão é de que a execução ocorra em 2026, com recursos oriundos do PAC Universidades. A participação da comunidade é essencial para consolidar um espaço mais integrado e democrático.
O Teatro Paschoal Carlos Magno e o Auditório Paulo Freire se localizam, respectivamente, na Avenida Pasteur, 436 e 458, Urca.