Abertura da Semana de Integração Acadêmica discute ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’
Na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, o Auditório Vera Janacópulos foi palco da abertura da Semana de Integração Acadêmica (SIA/2024) da UNIRIO, que ocorre em parceria com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema deste ano é "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais".
A cerimônia começou com uma apresentação musical do Duo Avarandadas, formado pela violonista Bruna Saraiva e pela clarinetista Maria Baixaria, que encantaram o público com interpretações de renomados compositores da música instrumental brasileira, incluindo Sivuca, Luciana Rabello e Moacir Santos.
Em sua fala, o reitor José da Costa Filho expressou seu agradecimento a todos os envolvidos na organização do evento. Ele ressaltou a importância da Semana de Integração Acadêmica, que se alinha ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “O objetivo é reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e os conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam”, destacou.
O reitor também enfatizou a relevância da participação da comunidade acadêmica na conservação dos povos tradicionais e na proteção dos biomas. “Devemos direcionar nossos esforços em pesquisas e projetos de extensão para desenvolver tecnologias que contribuam para essa causa. A diversidade do nosso corpo discente, que inclui muitos alunos que ingressaram por cotas, traz uma nova perspectiva. É fundamental que eles compartilhem suas vivências e demandas, pois inovações e tecnologias sociais podem surgir a partir dessa troca de saberes”, afirmou.
Finalizando sua mensagem, o reitor declarou: “Estar aqui com vocês é uma oportunidade de reafirmar que estão vencendo e continuarão a vencer a cada dia. Tenho um imenso carinho por todos vocês. Muito obrigado e desejo uma excelente Semana de Integração Acadêmica na UNIRIO.”
Em seguida, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Gustavo Naves Santos, falou sobre a relação da SIA com a inovação. “Espero que vocês aproveitem a Semana, em especial no que ela tem de diferente. Estou cada vez mais convencido que a universidade precisa se afirmar como um espaço qualitativamente diferente dos outros. A SIA nos dá a oportunidade de sair da rotina das salas de aula. É um momento de troca de experiências”, falou Gustavo.
Vicente de Oliveira, pró-reitor de Extensão e Cultura, reforçou a relevância da integração como uma oportunidade de crescimento e resistência. “Precisamos ousar e acreditar na nossa capacidade de resistir. A cada ano, temos a chance de compartilhar o que cada um de nós tem realizado. A Universidade é um espaço de transformação e crescimento, e acredito que em alguns anos nos orgulharemos do que produzimos nesta Semana. Tenham uma boa semana”, disse Vicente.
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Cleonice Alves de Melo, enfatizou a importância do capital humano. “Embora possamos enfrentar escassez de recursos e infraestrutura, não falta talento humano. É por meio da integração que avançaremos. Estamos dedicando muito esforço para que vocês possam dizer: ‘Foi incrível!’. Desejo muita interação a todos”, declarou Cleonice.
Luana Azevedo de Aquino, pró-reitora de Graduação, também falou sobre a importância da integração. “É uma alegria ver este auditório cheio. A UNIRIO não para de crescer. Convido a todos a pesquisar mais sobre as tecnologias sociais. Precisamos fazer mais por aqueles que precisam, com menos custos, preservando nossa cultura e o meio ambiente”, destacou Luana.
O Papel da Universidade na Transformação Social
Seguindo a programação, a professora Maria Amália Silva Alves de Oliveira, do Departamento de Ciências do Ambiente e líder do grupo de estudos Turismo e Sociedade, ministrou a palestra "Diversidade, Saberes e Processos de Turismização: culturas e comunidades tradicionais do estado do Rio de Janeiro em perspectiva".
A professora apresentou um projeto desenvolvido com pequenos agricultores da Zona Oeste do Rio de Janeiro, abordando a interação entre a cultura rural e as pressões da urbanização. “Nesse embate, surgiu a Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Estadual da Pedra Branca, com a intenção de preservar a região. Analisamos as transformações que afetam a comunidade de pequenos agricultores do Rio da Prata, em Campo Grande, investigando as dinâmicas entre passado e presente, rural e urbano, no contexto da atividade turística”, explicou.
Para encerrar o evento, Raquel de Almeida Ferrando Neves, docente do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos, apresentou o projeto "PlastiTox®: Descobrindo a Contaminação por Plásticos em Ecossistemas Aquáticos no Rio de Janeiro". Raquel ressaltou a onipresença do plástico em nosso cotidiano: “Fragmentos minúsculos de plástico têm sido encontrados em diferentes praias cariocas, ilhas e também na Lagoa Rodrigo de Freitas. O plástico está em tudo, desde copos descartáveis até na tinta do asfalto. Estamos consumindo as substâncias químicas que o acompanham Isso é alarmante.”, afirmou.
Durante a palestra, a docente enfatizou a necessidade de reduzir o uso de plásticos descartáveis. Como forma de contribuir para esta conscientização, Raquel falou sobre o projeto de extensão que desenvolve. “A gente desenvolve um trabalho em escolas e nas praias do Rio de Janeiro, com o objetivo de conscientizar, educar a população sobre a importância de evitar o uso de plásticos, de fazer o descarte de forma correta. Precisamos contribuir. Estamos tentando fazer a nossa parte. E eu não faço isso sozinha. Tenho uma equipe enorme de alunos e professores também querendo contribuir”, explicou.
Por fim, Raquel sobre os projetos que orienta e convidou a todos para conhecerem os projetos durante as apresentações na SIA.
A SIA/2024 prossegue até sexta-feira, dia 18, com uma programação rica em palestras, oficinas, apresentações culturais e minicursos, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Devido à instalação de tendas para as atividades, haverá uma redução nas vagas do estacionamento da Universidade. A UNIRIO disponibilizará dois ônibus extras durante a Semana de Integração Acadêmica. Confira as rotas e horários disponíveis, enquanto os ônibus regulares continuarão a operar normalmente.
(Por Liliana Glanzmann Vallejo - Comso UNIRIO).