Terceira edição do Congresso Internacional em Humanidades Digitais reuniu cerca de 250 trabalhos
A terceira edição do Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2023), que termina nesta quinta-feira (20) na UNIRIO, reuniu cerca de 250 trabalhos e mais de 400 participantes, que se dividiram em atividades presenciais e on-line.
O tema central proposto foi sobre as gambiarras digitais e os desafios que estas apresentam no acesso às tecnologias de informação e à sua democratização.
Distribuídas em 15 eixos de trabalho, as produções de pesquisadores, cientistas sociais, ativistas, professores e estudantes, entre outros participantes, trouxeram experiências no âmbito das artes, da educação e das humanidades em universidades do Brasil e do mundo.
O professor Jair Martins de Miranda, coordenador do HDRio2023, afirmou que realizar o evento na modalidade híbrida, mesmo sendo mais complexo pelas questões técnicas e logísticas, foi uma oportunidade para promover uma troca maior entre as pessoas que estão estudando e gerando conteúdo em diferentes pontos do país e do mundo.
Sobre as humanidades digitais, disse: “É uma área transversal a todas aquelas que incorporam métodos, dispositivos e perspectivas das ciências humanas e sociais, com abordagem a partir das tecnologias digitais”.
O evento foi organizado pelo Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad), do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, junto com o Instituto Urca e a Associação Brasileira de Humanidades Digitais, em parceria com instituições nacionais e internacionais.
Além das apresentações dos eixos de trabalho, o Congresso também teve plenárias sobre os temas centrais desta edição, com pesquisadores, artistas e pensadores convidados. Nelas, os palestrantes fizeram uma exposição de suas experiências em projetos de Educação, Tecnologias e Inclusão Digital, Inteligência Artificial e Projetos envolvidos com Artes no Metaverso, entre outras temáticas. Houve também apresentação de livros, além de intervenção sobre representações visuais de termos e reflexões advindos do uso das Tecnologias Digitais.
Sobre o Congresso
Desde 2018, o HDRio reúne uma rede de pesquisadores no âmbito das humanidades e promove a troca de ideias, experiências, saberes e práticas, a partir dos cruzamentos interdisciplinares que tenham a ver com tecnologias digitais no mundo contemporâneo.
Leia no Informativo Em Foco a cobertura da segunda edição do evento (HDRio 20/21), realizada em 2021 com o tema "Encruzilhadas Contemporâneas".
(Colaboração de Virginia Tissera, servidora da Universidade Nacional de Villa Maria, Argentina, em cooperação técnica com a UNIRIO)