Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / ‘Musealização de figurinos de espetáculos’ será tema de evento na próxima terça-feira, dia 28

‘Musealização de figurinos de espetáculos’ será tema de evento na próxima terça-feira, dia 28

por Comunicação publicado 24/11/2023 12h44, última modificação 24/11/2023 17h49
Atividade on-line integra o IV Ciclo de Encontros Patrimônio na Roda

Musealização de Figurinos de Espetáculos é o tema da próxima atividade do IV Ciclo de Encontros Patrimônio na Roda. O evento on-line acontece na próxima terça-feira, dia 28, às 18h30.

Participam do debate:

Manon de Salles Ferreira – Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. Graduada em Artes Plásticas, com curso de especialização em Moda. Mestranda em Museologia na UNIRIO. Foi responsável pela documentação e conservação dos acervos de moda no Instituto Zuzu Angel (2016-2019), entre outros. Professora universitária nas áreas de moda, arte e documentação/conservação de acervos de trajes.

Cesar Balbi – Museólogo pela UNIRIO (1994) e pós-graduando em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes. É responsável pelo acervo do Museu Carmen Miranda, onde atua como diretor desde 2003. Estuda conservação preventiva em acervo têxtil, especificamente em figurinos cênicos e objetos de adorno. Dedicado à catalogação museológica em sistemas de banco de dados para acervos e sua documentação histórica,  a fim de atribuir valores aos objetos artísticos e vestuário de Carmen Miranda.

Flávio Bragança – Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. É professor de história do vestuário e da moda na Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pesquisador de acervos de vestuário em museus, com foco em réplicas de trajes históricos.

A mediação será feita por Luiz Felipe Sanches e Sofia Girard, membros do Nugep. O evento será transmitido pelo canal do Núcleo no YouTube. Interessados em receber certificado de participação devem preencher o formulário disponível na página https://forms.gle/EPexvjs2nXSgfBrX8.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio