código do Google analytics ‘América Latina é aqui’ reúne representantes diplomáticos de oito países — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / ‘América Latina é aqui’ reúne representantes diplomáticos de oito países

‘América Latina é aqui’ reúne representantes diplomáticos de oito países

por comunicacao — publicado 22/10/2013 15h35, última modificação 23/10/2013 10h50
Evento marcou segundo dia da Semana de Integração Acadêmica

Representantes diplomáticos de oito países estiveram presentes no evento “América Latina é aqui”, realizado na manhã desta terça-feira, dia 22, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Do vinho chileno ao deserto de sal boliviano, passando pela educação argentina e pela música uruguaia, os participantes abordaram aspectos sociais, políticos, econômicos, geofísicos e culturais de seus países.

Organizado pela Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da UNIRIO, o evento fez parte da programação da Semana de Integração Acadêmica 2013. “Queremos fazer uma viagem aos demais lugares da América Latina, para nos aproximarmos de nossa cultura, de nossa história e de tudo aquilo que nos identifica”, revelou a coordenadora da CRI, Liliana Vargas.

Para o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, o encontro ratifica a parceria da Universidade com as instituições de ensino e pesquisa dos países representados. Jutuca salientou que os atuais programas de mobilidade acadêmica precisam contemplar universidades latino-americanas. “Assim, os alunos podem conhecer a cultura e aproveitar o potencial científico de países do continente”, concluiu.

O evento foi encerrado com apresentação de quarteto de saxofones formado por estudantes do Instituto Villa-Lobos, sob orientação artística do professor Marco Túlio.