19ª Jornada de Iniciação Científica acontece em formato totalmente on-line
Sob novo formato, com apresentações totalmente on-line, em lugar das exibições presenciais, acontece até sexta-feira (23) a 19ª edição da Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO. São mais de 400 trabalhos, de bolsistas de todos os cursos de graduação da Universidade.
A suspensão das atividades presenciais na UNIRIO, imposta pela pandemia do novo coronavírus, apresentou-se para a 19ª JIC como um grande desafio, mas também como uma oportunidade de ampliar a divulgação do que é produzido na instituição. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes estão sendo disponibilizados, sob o formato de vídeos e áudios, no canal audiovisual da Diretoria de Pesquisa.
"A difusão científica em canais para toda sociedade é um aspecto muito importante dentro de um processo de desenvolvimento da ciência, e este ano foi a forma escolhida para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Universidade", observa o professor Anderson Teodoro, diretor de Pesquisa da UNIRIO.
Para ele, apesar das dificuldades iniciais de organização, o novo formato vai ao encontro da necessidade cada vez maior de aproximação com o público em geral: "Fazemos ciência, não somente para nós, mas para toda a sociedade, que inclusive investe em nosso trabalho. Por isso, precisamos nos adaptar à nova realidade e quebrar padrões pré-estabelecidos".
Durante a Jornada, os bolsistas de Iniciação Científica apresentam seus relatórios parciais e finais, discutem seus achados científicas e são avaliados por pesquisadores da UNIRIO e de outras instituições, representantes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
A atual edição da JIC reúne apresentações síncronas e assíncronas, em cerca de 400 vídeos e áudios produzidos pelos alunos, que foram avaliados previamente por docentes da UNIRIO e agora são apreciados por 23 avaliadores externos.
Desde a última segunda-feira (19), quando teve início a Jornada, foram mais de 250 apresentações, que já passam de 34 mil visualizações na plataforma audiovisual da Pesquisa. Todo esse material, destaca Anderson Teodoro, comporá "um acervo de valor inestimável" para a Universidade, disponível a todos os interessados.
Para conhecer os trabalhos apresentados na 19ª Jornada de Iniciação Científica, acesse o canal audiovisual da Pesquisa UNIRIO.
Saiba mais sobre o evento no site www.unirio.br/jic.