Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Projetos BIA

Projetos BIA

por Leila Rodrigues publicado 10/02/2015 13h40, última modificação 28/06/2024 13h37

A Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) exige uma contrapartida de 12 horas semanais, que deve ser desempenhada pelo bolsista dentro de um projeto acadêmico de sua escolha.

Ao ingressar ou trocar de projeto, o bolsista deverá encaminhar sua  Ficha de Inscrição em Projeto [clique aqui] preenchida, assinada e carimbada pelo orientador ao e-mail: copoe.prae@unirio.br.

Abaixo estão relacionados alguns projetos em andamento e que disponibilizaram vagas recentemente.

Atenção: A lista é tão somente para auxiliar, não impedindo que os estudantes se insiram em projetos de professores não listados.

 

Profº Rafael da Rocha Fortes.

ProjetoEcologia de comunidades de costões rochosos neotropicais.

Resumo: investigar o forrageamento desempenhado pelos peixes recifais e inventariar a população das tartarugas marinhas das praias do Forno e Vermelha.
O forrageamento é uma atividade essencial para o fitness dos peixes e influencia a comunidade bentônica e desta forma, destaca-se a importância da compreensão dos seus efeitos sobre esta comunidade. 
O estudo será realizado em Arraial do Cabo e no Rio de Janeiro, nos costões rochosos das Praias do Forno e da Praia Vermelha.

Perfil: estudante dos cursos do IBIO, com disponibilidade para atividade de campo uma vez por semana, ser capaz de realizar mergulho em apneia, possuir inglês (leitura) no nível intermediário e saber usar o software R.

Vagas: 02.

Local: Laboratório de Ecologia e Biogeografia (IBIO/CCBS).

Contato: whatsapp: (21) 99982-7033.
 

Profº Dr. Julio Cesar Silva Macedo.

Projeto: Orientação acadêmica e desenvolvimento de competências no curso de Administração Pública.

Resumo: Desenvolver habilidades comportamentais como liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas; aperfeiçoar competências acadêmicas, por meio da vivência prática em projetos de extensão, ensino e pesquisa; promover a integração dos alunos com a comunidade, estimulando o engajamento e a participação ativa em atividades extracurriculares.

Perfil: discentes de Administração Pública.

Vagas: 02.

LocalCCJP/UNIRIO.

Contato: julio.macedo@unirio.br (Orientador).

 

Joana Viana de Barros (Técnica em Assuntos Educacionais).

ProjetoJardim Sensorial Suspenso.

Resumo: Construir o Jardim sensorial suspenso, a partir das plantas da horta; revisar e adaptar o catálogo "Encontro de Saberes - Guia de plantas; atuar junto ao grupo, nas obras e intervenções de adaptação do espaço, produzir material educativo e acessível à pessoa com deficiência visual e à comunidade usuária do RU (Restaurante Universitário)  e criação de um espaço de troca e de consulta entre a comunidade universitária e o Conselho consultivo do projeto.

Perfil: preferência para um(uma) estudante da UNIRIO com deficiência visual.

Vagas: 01.

Local: Sala do NAPE e a horta de plantas medicinais e PANC - Av. Pasteur, 458.

Contatonape@uniriotec.br
NAPE (Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais)- CCH/CCET.

 

Profª Drª Joana Ribeiro da S. Tavares 

Projeto: Corpo Cênico: agentes, análise e criação.

Resumo: O projeto se articula em três eixos principais, voltados para: a historiografia de seus agentes pioneiros na Dança e no Teatro Brasileiro, a análise do movimento/gesto expressivo (e sua inserção no campo da Saúde) e o estudo de processos de criação cênica e composição coreográfica. Integra a graduação e a pós-graduação através de ações extensionistas, reiterando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Perfil: bolsistas interessados(as) nos estudos do gesto e do movimento expressivo; habilidade no manejo com dispositivos tecnológicos e plataformas de comunicação virtual.

Vagas: 02 (para 2024).

Local: Laboratório Artes do Movimento (LABAM)/Escola de Teatro/UNIRIO.

Contato: joana.tavares@unirio.br 
(Deptº de Interpretação/Escola de Teatro/CLA)

 

Profº Vinicius de Souza Tolentino

Projeto: Memórias da Biblioteconomia: documentário sobre egressos, professores e funcionários da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO – Confraria do Centenário.

Resumo: além de produzir conteúdos imagéticos sobre a Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, viabilizar a construção de diálogos com a sociedade, para além da classe profissional e dos egressos da UNIRIO, a partir de reflexões e narrativas que mobilizem cada um em sua busca por formação e compreensão de seu papel na sociedade.

Perfil
: bolsistas familiarizados com mídias sociais (em especial o Instagram) e com planilhas eletrônicas e editores de texto.

Vagas: 03.

LocalHome Office, no Deptº de Biblioteconomia e na Escola de Biblioteconomia/Unirio.

Contatovinicius.tolentino@unirio.br 
Departamento de Biblioteconomia (DEPB) do CCHS.

 

Profª Camila Maistro Patreze

Projeto 1: Planejamento de um jardim terapêutico para o solário do hospital universitário da UNIRIO.

Resumo: proposta de extensão universitária, em parceria com projeto “Florescer: humanização e cuidados paliativos na construção de um hospital compassivo”, visa dar atenção à atividade (2) nele proposta: criação do solário.
O planejamento e adequação do espaço físico do solário (localizado na cobertura do prédio do HUGG - Hospital Universitário Gafrée e Guinle) está sendo proposto para a criação de um jardim terapêutico. Assim, as plantas que serão adicionadas e atividades programadas usando as mesmas, não apenas poderão introduzir  uma atividade prazerosa, mas também estimular benefícios físicos e mentais.

Perfil: alunos com interesse na área do projeto e disponibilidade para atividades presenciais semanais no HUGG, no período da tarde (das 13 às 17h, no mínimo uma vez por semana, a combinar).

Local: Departamento de Botânica do IBIO - Urca e no HUGG - Tijuca.

Vagas: 02.


Projeto 2
: Práticas educativas em Biologia vegetal e suas implicações ambientais.

Resumo: Capacitar o aluno na atividade de monitoria na disciplina Biologia Vegetal I, desenvolvendo habilidades de ensino, trabalho em equipe e desenvolvimento acadêmico.

Perfil: bolsista proativo, pontual e que trabalhe em equipe

Local: IBIO/UNIRIO.

Contatocamila.m.patreze@unirio.br

 

Drª Aline Monteiro Garcia 

Projeto (de Cultura): Corpo, escrita e afetos: tecendo redes na produção da saúde mental universitária.

Resumo: Será estimulada a criação da escrita literária, por meio de dispositivos como: músicas, textos, imagens, observação cotidiana, histórias de vida, dentre outros, visando à produção de saúde mental universitária. 
Realizado por meio de oficinas de escrita criativa, as quais evidenciam resultados importantes quanto ao senso de pertencimento dos estudantes, pois trocam afetos, percepções, desafios, e tecem redes de apoio.

Perfilalunos de qualquer curso de graduação, que se interessem por escrita literária. Não é necessário ser escritor/a para se inscrever, basta apenas o interesse e a disponibilidade.

Vagas: 02.

Localhíbrido (via google - remoto) e presencial (encontro na sala da COPOE (Av. Pasteur, 296, sl. em frente à guarita). 

Contato: aline.garcia@unirio.br (Orientadora e psicóloga da PRAE).

 

Profª Dayanne da Silva Prudêncio

Projeto 1 (Ensino): Casos de ensino em gestão da informação e do conhecimento.

Resumo: Desenvolver casos de ensino para a disciplina de Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento (objetivo geral); identificar casos de ensino no campo biblioteconômico; colaborar com o desenvolvimento de materiais de ensino; redigir 01 caso de ensino. Metodologia: pesquisa bibliográfica (objetivos específicos).

Resultados esperados: desenvolvimento de novos aportes para a disciplina, a partir da construção de casos de ensino, partindo do pressuposto de que no ensino de Biblioteconomia, tal metodologia desponta como uma estratégia pedagógica eficaz e enriquecedora,  que se baseia na análise de situações reais enfrentadas por profissionais da área e atuantes em diferentes tipos de bibliotecas e/ou unidades de informação; proporcionar aos estudantes uma compreensão prática e aprofundada dos desafios inerentes ao campo.

Projeto 2 (Extensão): Oficina de Biblio.

Resumo: desenvolver oficinas para formação de auxiliares de biblioteca, oportunizando aos discentes do curso de Licenciatura em Biblioteconomia, a vivência dos processos de ensino desde o planejamento até a transposição didática.

Resultados esperados: bolsista atuar na gestão das mídias do projeto, colaborar no desenvolvimento de materiais de ensino e auxiliar os discentes, que atuarão no projeto como professores dos componentes curriculares.

Perfil dos 2 projetos: alunos de Bacharelado ou Licenciatura em Biblioteconomia.

Local: homeoffice e nas dependências do CCH-UNIRIO.

Vagas: 02 para cada Projeto.

Contato: dayanne.prudencio@unirio.br (Orientadora).

  

Profª Leticia Carvalho G. de Moura

Projeto: O Canto como prática de si.

Resumo: proporcionar ao aluno ator, uma vivência mais aprofundada com a prática do canto, sendo esta uma possibilidade de autoconhecimento das potências expressivas corporais/vocais do indivíduo. Vinculado à disciplina "Voz no Teatro Musicado II", do curso Bacharelado em Atuação Cênica.

Perfil: alunos interessados em pesquisar as muitas possibilidades do canto, na cena teatral e/ou performativa. 

Vagas: 03.

Local: desenvolvido na disciplina Laboratório de voz, quintas-feiras de manhã na Escola de Teatro da Unirio.

Contato: leticiacarvalhogm@gmail.com (Orientadora)

 

Elizabete de Castro Mendonça (Coordenadora)

Paulina Aparecida Marques Vieira Albuquerque (Vice-coordenadora nos Projetos 2 ao 6).

Projeto 1 (Ensino): Das teorias às práticas sobre Documentação em Museus: articulação entre processos de ensino, inventário, catalogação e difusão de coleções visitáveis associadas aos conhecimentos tradicionais populares sob tutela da Unirio.

Resumo: direcionado a ações que buscam atender alunos matriculados na disciplina obrigatória Informação e Documentação Museológica II, do curso de Museologia, propiciando a capacitação dos discentes no que tange a sistemas de gestão de coleções e fotografia para documentação em museus.

Perfil: graduando de Museologia, tendo cursado Informação e Documentação Museológica II.

Vagas: 02.

Projeto 2 (Extensão): De mapas às redes de interação e cooperação: mapeamento de coleções de cultura popular sob tutela de museus do RJ e identificação de áreas de produção artesanal associada aos conhecimentos tradicionais.

Resumo: criar mapas digitais em plataforma de acesso livre e de disponibilização gratuita das informações e do georreferenciamento, com os resultados da pesquisa sobre mapeamento das coleções de cultura popular sob tutela de museus localizados no Rio de Janeiro, visando disseminar informações que auxiliem no estabelecimento de uma rede de cooperação institucional sobre gestão de coleções e na identificação de Áreas de Produções Locais (APL) de bens culturais relativos a estas coleções no estado.

Perfil: graduando de Museologia, Sistemas de Informação, História, Ciências Sociais e Engenharia de Produção.

Vagas: 03.


Projeto 3 (Extensão)
: Do mapeamento à documentação participativa em museus: delineando metodologias.

Resumo: delinear diretrizes para elaboração de metodologias para processos de documentação participativa de coleções de cultura popular, pautadas em princípios da museologia. Para tal fim, articulará:
1. a identificação, nas áreas de produção artesanal ativas, de detentores de conhecimentos tradicionais populares que possam auxiliar em processos de documentação participativa;
2. especificação de desafios e possibilidades na definição e utilização de metodologias ativas emancipadoras em processos de documentação em museus.

Perfil: graduando de Museologia, Sistemas de Informação, História, Ciências Sociais e Engenharia de Produção.

Vagas: 03.

Obs: Os projetos 1, 2 e 3 acontecerão de março a dezembro/2024.

Projeto 4 (Cultura): Pertencer, participar e conectar: perspectivas por meio da documentação em museus.

Resumo: Propor dois produtos: conteúdos digitais a difundir pelas redes sociais do Núcleo; evento com apresentações de pesquisadores, técnicos de museus, colecionadores e detentores de conhecimentos tradicionais. A pauta será: documentação participativa em museus, sua fundamentação e seus usos na perspectiva de estruturação e consolidação do sentimento/noção de pertencimento.
Deriva das ações desenvolvidas pelo NUGEP-UNIRIO e articula-se com a parceria com o CNFCP-IPHAN. 

Perfil: graduando de Museologia e Engenharia de Produção.

Vagas: 02.

Projeto 5 (Pesquisa): COSUMUD: COmpartilhando Saberes entre Universidades, MUseus e Detentores de conhecimentos tradicionais.

Resumo: aborda o tema compartilhamento de saberes acadêmicos, técnicos e populares em processos de musealização de bens culturais, associados aos conhecimentos tradicionais. Seu foco analítico são metodologias ativas de participação social emancipadoras em processos de musealização e documentação de bens musealizados (sejam eles os vestígios de saberes/performances ou as performances em si associados aos conhecimentos tradicionais).

Existem 4 Planos de Trabalho ativos no ano de 2024, sendo eles:
1. Documentação participativa: mapeamento de projetos e ações em museus brasileiros – direcionado a inovação social;
2. Documentação participativa: mapeamento dos recursos tecnológicos utilizados em museus brasileiros - direcionado a inovação tecnológica;
3. Compartilhando saberes: uma proposta de metodologia participativa para elaboração de plano museológico –direcionado a elaboração de plano museológico do Museu do Índio/Funai e elaboração de metodologias participativas para tal fim.

4. Documentação de bens culturais populares e compartilhamento de saberes: uma proposta articulada para acervos - direcionado a catalogação de 2.000 objetos e 15.000 fotografias do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan e elaboração de diretrizes institucionais de documentação participativa.

Perfil: graduando de Museologia, Sistemas de Informação, História, Ciências Sociais, Administração Pública e Engenharia de Produção.

Para os planos de trabalho 1, 2 e 4: os graduandos de Museologia precisam ter cursado Informação e Documentação Museológica II.

Vagas: 04, sendo uma para cada plano de trabalho.

Projeto 6 (Inovação): Tecnologias em processos de documentação em museus: desenvolvimento e implementação de recursos tecnológicos para maior acessibilidade informacional sobre bens culturais catalogados.

Resumo: Debruça-se sobre recursos tecnológicos específicos para tornar públicas e acessíveis, as informações estruturadas por meio de atividades de documentação em museus, desenvolvidas pelo Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e Documentação em Museus (NUGEP).
Tais informações são referentes a bens culturais associados aos conhecimentos tradicionais populares e aos seus respectivos produtores. Vinculado ao projeto “COSUMUD: COmpartilhando Saberes entre Universidades, MUseus e Detentores de conhecimentos tradicionais”. 

Perfil: graduando de Museologia (ter cursado Informação e Documentação Museológica II), Sistemas de Informação e Engenharia de Produção. 

Vagas: 03.

Contato: nugep@unirio.br 
(Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP/UNIRIO). 

 

Profª Drª Ana Paula Cassetta dos Santos Nucera.

Projeto: Características eletro e ecocardiográficas por faixa etária, encontradas nos pacientes com distrofia muscular de Duchenne do Ambulatório de Cardiologia do HUGG.

Resumo: descrever alterações eletro e ecocardiográficas, por faixa etária, encontradas em distróficos com Duchenne do HUGG. 
Através do eletrocardiograma, correlacionado ao eco, poder direcionar tratamento e/ou profilaxia para o desenvolvimento da cardiomiopatia dilatada.

Perfil: bolsistas a partir do 2º período.

Local: o estudo será desenvolvido no ambulatório e Centro de estudos da Cardiologia no 3º A do HUGG.

Vagas: Não informadas.

Contato: anacassetta@gmail.com / 99949-1409 (Orientadora).

 

Profª Drª Cristiane Rodrigues da Rocha

Projeto: Espaço educativo para o cuidado de mãe e bebê.

Resumo: implementar ações de enfermagem, com vistas a favorecer e a fortalecer o apego (mãe-bebê-família), o aumento da competência da mulher para o seu auto-cuidado, no período puerperal e o cuidado do filho recém-nascido.

Perfil: alunos de Enfermagem.

Local: EEAP/HUGG/Hospital Maternidade Carmela Dutra.

Vagas: 02 a 04.

Contato: 98741-0743 (Orientadora).

 

Profª Rosimeri da Silva Pereira

Projeto: Pedagogia Histórico-Crítica: contribuições para a prática político-pedagógica.

Resumo: desenvolver ação coerente e unitária, a partir da apropriação dos fundamentos de uma Pedagogia contra hegemônica, neste caso, a Pedagogia histórico-crítica considerada Teoria Político-Pedagógica, criada por Dermeval Saviani.

Perfil: bolsistas interessados em Educação popular, história da Educação, didática, cultura, sociedade e redes sociais.

Local: UNIRIO.

Vagas: 03.

Contato: rosimerisp@yahoo.com.br ou whatsapp: 98988-6529.

 

Profª Janaína Bilate Martins 

Projeto: Cultura, mídia e direitos humanos - potencialização da consciência crítica e desenvolvimento de processos emancipatórios.

Resumo: fortalecer os saberes populares e a democratização das informações, objetivando, por meio da educação em direitos humanos e da formação política, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos envolvidos, bem como aclarar sobre e como acessar direitos.

Perfil: discentes comprometidos com o acesso a direitos e que se interessem em trabalhar com a população usuária.

Local: Escola de Serviço Social/Unirio.

Vagas: sem limite.

Contato: janaina.bilate@unirio.br

 

Profº José Alexandre de C. Salerno 

Projeto 1: Grupo de Estudos em Biologia Celular Avançada da UNIRIO - 3ª edição.

Resumo: desenvolver habilidades e competências na própria UNIRIO, estimulando a formação de pesquisadores para atuarem na reciclagem de conhecimento interno e a pesquisa científica na UNIRIO, na área de morfologia, enquanto ajuda a mitigar a evasão de alunos para outras instituições em busca de aprimoramento na área.

Perfil: ter concluído com sucesso a disciplina de Citologia, Histologia e Anatomia Microscópica (SCM0051) ou similar, com aproveitamento mínimo de 7,0 (sete inteiros); boas habilidades de comunicação, tanto para lidar com os alunos durante os horários de atendimento extraclasse, quanto para colaborar efetivamente com os professores.
Dedicar 20 horas semanais ao projeto.


Projeto 2:
O processo de ensino-aprendizagem das bases morfológicas do corpo humano.

Resumo: proporcionar aos alunos com bom desempenho acadêmico, a oportunidade de adquirir experiência em ensino-aprendizagem, por meio da assistência supervisionada na disciplina de Histologia I; fornecer suporte aos estudantes, esclarecer dúvidas e promover um maior envolvimento nas atividades acadêmicas, especialmente nas aulas práticas.

Perfil: ter concluído com sucesso pelo menos dois semestres completos de disciplinas relacionadas à Histologia (conceito mínimo de 7,0 em cada uma delas); dedicar 20h semanais ao projeto; ter conhecimento sólido em Histologia I; boas habilidades de comunicação, tanto para lidar com alunos durante os horários de atendimento extraclasse, quanto para colaborar efetivamente com os professores.

Local: Laboratório de Microscopia do IB (Instituto Biomédico/Unirio) - R. Frei Caneca, 94 - sala A-702 - Bl. A.

Vagas: 03 por semestre.

Contato: jose.salerno@unirio.br (Orientador Coordenador do Projeto)

Profª Maria Aparecida de Assis Patroclo

Projeto: Subsídios para reforma curricular: importância da Teleconsultoria em saúde no mundo real.

Resumo: elaborar parecer técnico cientifico sobre a eficácia, efetividade, eficiência e usabilidade dessa tecnologia.

Perfil: desejável saber navegar pela internet, utilizar planilha excel, realizar busca estratégica de referências e elaborar relatórios executivos.

Local: Instituto de Saúde Coletiva (Unirio).

Vaga: não informadas.

Contato: maria.patroclo@unirio.br (Orientadora)

 

Profº Dr. Pedro Spinola Pereira Caldas 

Projeto: Primo Levi e as escritas da história.

Resumo: identificar conceitos de escrita da história a partir do primo Levi, compreender a escrita da história como elaboração do próprio passado e identificar as estratégias de primo Levi de comunicação com o público.

Perfil: pesquisadores com interesse intelectual e formativo em temas sensíveis.

Local: Escola de História e Programa de Pós-graduação em História da Unirio (PPGH)

Vagas: 01.

Contato: pedro.caldas@unirio.br (Orientador).

 

Profª Cláudia Braga de Andrade

Projeto: Da escola à Universidade: escutando o mal-estar.

Resumo: concebido tendo em vista os alarmantes índices de crescimento de tentativas de suicídio e sofrimento psíquico entre os jovens no Brasil, nos últimos anos, o que tem se constituído em uma questão de saúde pública, o projeto propõe a construção de uma agenda de intervenções em escolas e 03 Universidades, utilizando rodas de conversas com professores e alunos das escolas e Universidades participantes. 

Perfil: bolsistas com interesse em projetos na área de Educação e Psicologia, capacidade de organização e execução de ações extensionistas e habilidade para trabalho coletivo.

Local: Escolas públicas e Unirio.

Vagas: não informadas.

Contato: claudia.andrade@unirio.br (Orientadora)

 

Profª Rachel Capucho Colacique 

Projeto: Grupo de Pesquisa Inclusão e Diversidades.

Resumo: conhecer a atuação de mediadores escolares no RJ, incluindo seus perfis de formação, características gerais do trabalho desempenhado, os desafios enfrentados em suas práticas cotidianas e os principais avanços apontados por eles nos processos de acessibilidade e inclusão escolar.

Perfil: alunos com interesse na temática da inclusão, com ou sem experiência em mediação escolar, disponibilidade para encontros virtuais e/ou presenciais e perfil para pesquisa.

Local: UNIRIO, com encontros virtuais agendados.

Vagas: 04.

Contato: rachel.c.colacique@unirio.br (Orientadora)

 

Profª Rafaela de Souza Ribeiro

Projeto: Cultura, marxismo e Serviço Social: desafios para uma nova práxis.

Resumo: realizar investigação acerca da categoria cultura (modo de vida), a partir do método crítico dialético, em diálogo direto com os teóricos da nova esquerda britânica e do marxista Italiano Antônio Gramsci.

Perfil: estudantes com interesse na temática da pesquisa, facilidade e disponibilidade para a realização de trabalho de campo e visitas institucionais, domínio das normas técnicas para publicação de trabalho científico.

Local: Av. Pasteur, 458 - Prédio Padre José de Anchieta - sala: 212.

Vagas: 02

Contato: (21) 99161-1549 (Orientadora)
 

Vivian de A. Mattos 

Projeto: Análise das Políticas de Assistência Estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil.

ResumoO projeto objetiva fazer um panorama da política de assistência estudantil nas IFES, no que diz respeito às áreas atendidas, público alvo, profissionais envolvidos, entre outros.
A compilação desses dados permitirá enriquecer as propostas da política de assistência estudantil da Unirio.

Perfil: Estudantes de qualquer curso e período, que se interessem pela temática.

Local: O projeto é semi-presencial. Parte das horas será cumprida remotamente e as reuniões presenciais serão realizadas na sala da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis).

Vagas: 10.

Contatovivian.mattos@unirio.br
(Orientadora e Diretora de Gestão Administrativa da PRAE).

 

Profª Aline Bernardes

Projeto: Análise das inserções de História da Matemática nos livros didáticos aprovados pelo PNLD.

Resumo: investigar e analisar as inserções de história da matemática em livros didáticos de matemática, aprovados pelo PNLD, norteados pela questão: que história da matemática os estudantes da educação básica das escolas públicas têm tido acesso?
Muitos livros didáticos de matemática (tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio), têm apresentado elementos históricos (inserções históricas) relacionados aos conceitos a serem ensinados. 
As inserções históricas acabam tendo um papel periférico no ensino. 
Esse uso de história vai de encontro às discussões de pesquisas recentes, que debatem as potencialidades da integração da história da matemática ao ensino. Além de fazer esse levantamento de como a história é apresentada nos livros didáticos de matemática, outra frente do projeto é desenvolver propostas de atividades com abordagem histórica.

Perfil: estudantes proativos, criativos, colaborativos, com habilidades de escrita de textos, seleção de imagens para postagens em redes sociais e no site do projeto grupo de pesquisa; que gostem de História da Matemática e de ler

Local: Lema - sala 207N, do CCET/Unirio.  

Vagas: 02

Contatosaline.bernardes@uniriotec.br bruna.correa@uniriotec.br 
amadeo@uniriotec.br .
 

Márcia Monteiro da Silva 

ProjetoComunicação de Bibliotecas em tempos de mídias sociais.

Resumo: vivenciar e colocar em prática o conteúdo visto no curso de graduação, relativo à planejamento e execução de eventos, exposições, projetos educacionais e assessoramento no planejamento de comunicação da Biblioteca.

Perfil: bolsista do curso de Letras.

Local: Secretaria de Comunicação e Promoção Cultural - Biblioteca Central da Unirio.

Vaga: 01 (disponível).

Contato: marcia.monteiro@unirio.br (Pedagoga Orientadora).

 

Profª Carla Aparecida da Costa

Projeto: Teciteca: Texturas, Arte e Memória.

Resumo: criar um espaço na escola de Teatro, voltado para pesquisa de materiais têxteis, para que os alunos possam utilizar para elaborar suas criações em projetos teatrais. Abrange temas como: corte e montagem, estamparias e tingimentos têxteis, teares manuais e artesanatos, culminando em um workshop de venda de produtos e empreendedorismo.
Além da formação técnica, a Teciteca busca promover a autonomia, a expressão criativa e a inclusão social. A iniciativa integra ensino, pesquisa e extensão, com monitoramento contínuo e avaliações periódicas, assegurando que as atividades atendam às necessidades da comunidade-alvo e alcancem impacto significativo.

Perfil: alunos dos cursos de Indumentária e Museologia, que tenham interesse sobre conservação, catalogação e criação de um espaço sobre pesquisas de materiais têxteis.

Local: acervo de Figurino/Departamento de Cenografia e Indumentária da Unirio.

Vagas: 03.

Contato: carla.costa@unirio.br (Orientadora).

 

Profº Renato Crivelli Duarte

Projeto: Diálogos sobre práticas de tratamento em arquivos privados e pessoais.

Resumo: propor o estabelecimento de diálogos entre universidade e instituições custodiadoras de acervos documentais privados e pessoais, com vistas a proporcionar o desenvolvimento de práticas e soluções de dificuldades, relacionadas ao tratamento desses acervos. Busca-se a integração com as instituições, no sentido de aproximar o campo teórico da arquivologia com as realidades vivenciadas no cotidiano das instituições.

Perfil: bolsistas estudantes de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e História, com habilidades de comunicação oral e escrita e interesse na área de arquivos pessoais e privados e preservação de patrimônio cultural arquivístico.

Local: UNIRIO – semi-presencial.

Vagas: 03.

Contato: renato.duarte@unirio.br (Orientador).

 

Profº Dr. José Luiz Ligiéro (Zeca Ligiéro)

ProjetoNúcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA)

Resumo: O NEPAA completa esse ano 25 anos de existência. Há muitos materiais publicados e outros não. No momento, estamos tratando de criar uma série de e-books, incluindo esses materiais: textos acadêmicos, peças de teatro, materiais avulsos. 

Perfil: bolsista de Letras ou que esteja cursando outras disciplinas (com formação nessa área), para edição desses textos, com correções ortográficas, sugestões para cortes e edição final e que possa cuidar da sua formatação em textos publicáveis, incluindo fotos.

Local: Escola de Teatro - CLA/Unirio.

Vagas: 01.

Contato: zeca.ligiero@unirio.br (Orientador).

 

Profª Drª Carolina Bassi de Moura

ProjetoOs Figurinos do projeto Ópera na UNIRIO - 2017 a 2023.

Resumorevelar todo o processo criativo e pedagógico na criação dos figurinos do projeto de extensão Ópera na Unirio, de 2017 a 2023, sob a orientação da Profª Carolina, visando criar um material pedagógico completo, de interesse tanto para estudantes, quanto para professores da área. Resultarão deste projeto uma publicação e uma exposição, nas quais será possível acompanhar todas as etapas criativas dos alunos envolvidos, por meio de imagens do processo de trabalho, pranchas iconográficas, croquis e moldes dos respectivos trajes de cena, além de textos.

Perfil: bolsistas com conhecimentos da área de concepção de figurino e disposição para pesquisa.


Local: CLA - UNIRIO.

Vagas: 02.

Contato: carolina.moura@unirio.br 
(Coorden. do Bacharelado em Cenografia e Indumentária)

 

Profª Drª Natália Chantal Magalhães da Silva

Projeto: Estratégias de Intervenção no ensino e na assistência de enfermagem: ensaios clínicos randomizados.

Resumo: Desenvolvimento de pesquisas que permitam analisar estratégias de intervenção no ensino e na assistência de Enfermagem (objetivo geral); identificar e analisar, na literatura, estratégias que podem ser utilizadas no ensino e na assistência; desenvolver ou adaptar as estratégias visando o ensino e a assistência; desenvolver um módulo/roteiro instrucional para utilização das estratégias no ensino e na assistência; submeter o módulo/roteiro instrucional à avaliação de peritos; submeter a estratégia de ensino e/ou assistência à avaliação de peritos; submeter a estratégia de ensino e/ou assistência à avaliação do público alvo; e, avaliar o efeito das estratégias no ensino e na assistência (objetivos específicos).

Perfil: alunos matriculados no curso de Enfermagem, que buscam o desenvolvimento técnico científico e que apresentam aproximação com a temática, envolvendo novas estratégias de ensino e/ou assistência em enfermagem.

Local: Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (UNIRIO).

Vagas: 02.

Contato: natalia.c.silva@unirio.br / 99604-0364 (Orientadora).

 

Profº Dr. Luiz Alexandre Mees

Projeto: Turismo, território urbano e sociedade.

ResumoRefletir e pesquisar o fenômeno e a atividade turística a partir de uma perspectiva que leve em conta métodos das Ciências Humanas e Sociais; além daqueles consolidados nos estudos do Turismo.
Alguns dos temas que têm afinidade com o projeto e que podem ser escolhidos para a construção de uma proposta de pesquisa:  p
ráticas de turismo em territórios vulneráveis (favelas, subúrbios e bairros populares); Turismo e educação patrimonial; Imagens, imaginários e representações do/no Turismo; Roteiros e guias turísticos; Práticas de Turismo na América Latina; Viagens e Turismo (História, práticas e desenvolvimento de teorias); Cultura material relacionada às práticas turísticas (fotografia, vídeos, objetos (como os souvenirs, cartões postais, entre outros)).

O(a) bolsista poderá escolher entre ingressar em algum projeto que já esteja sendo desenvolvido pelo professor, ou propor algum projeto-derivado que leve em conta o turismo, um território urbano, e que envolva aspectos humanos e sociais.

Perfil
: alunos do curso de Turismo e de outros cursos (especialmente os de Museologia, História, Administração Pública e Educação), que tenham interesse na proposta do projeto e que possam contribuir com a pesquisa, métodos e/ou ações práticas.

Ao ser escolhido(a) como bolsista, será solicitado, ao final de 1 (um) ano, o desenvolvimento e a entrega de um produto (artigo, execução de ação prática local, ou outro). Ao entrar em contato com o professor, será agendada uma reunião (presencial ou virtual), para uma conversa sobre a motivação e intenções da participação.

Local: CCH UNIRIO e/ou trabalho de campo pela cidade do RJ e/ou pesquisa de gabinete.

Vagas: 03 no máximo.

Contato: luiz.mees@unirio.br (Orientador)

 

Profª Drª Mary Ann M. Freire

ProjetoGrupo de Trabalho referente à Segurança Alimentar, Nutricional e Saúde Mental - GT Saúde

ResumoO GT Saúde é um Grupo de Trabalho criado para atuar no âmbito da UNIRIO, com foco nos servidores desta instituição, no que diz respeito aos temas relacionados à Promoção da Saúde, Prevenção de Agravos e Saúde do Trabalhador. A ideia é produzir materiais de divulgação sobre esses temas, realizar eventos e criar uma Política Institucional voltada para a Saúde dos Servidores da UNIRIO.

Perfil: bolsistas cursando graduação em Enfermagem, Nutrição ou Medicina.

LocalEscola de Enfermagem Alfredo Pinto/ Campus Reitoria.
O GT Saúde realizará eventos presenciais nos campus/unidades que compõem a UNIRIO, com algumas atividades virtuais.

Vagas: 01.

Contato: mary.freire@unirio.br (Orientadora)
(DESP-UNIRIO)

 

Profª Drª Ludmila Moreira Lima

Projeto: A exaltação narrativa do 'empresariamento de si’ em tempos de precarização da reprodução da vida social: um estudo sobre os sentidos e as novas configurações do trabalho.

Resumo: Há algumas décadas o tema da crise crônica do capitalismo mundial, no contexto do neoliberalismo e da financeirização da economia e de seus impactos no mundo do trabalho, vem sendo debatido. Argumenta-se que, entre seus efeitos, está a impossibilidade da garantia de direitos sociais e trabalhistas anteriormente conquistados nos marcos das sociais democracias.
Nesse cenário, trabalhadores que, por imperativos da sobrevivência, necessitam vender sua força de trabalho, se submetem cada vez mais à precarização das relações sociais e de trabalho. Simultaneamente, ampliou-se o contingente de proletários e serviçais, formais ou informais. Como pensar essa nova realidade? Que análises vêm sendo produzidas sobre o tema no campo das ciências sociais, das narrativas midiáticas, empresariais e governamentais? E como os trabalhadores vinculados às Plataformas de aplicativos de entrega vivenciam e interpretam sua inserção nesse cenário de precarização e uberização do mundo do trabalho? 
[Resumo em figuras]

Perfil: estudantes que tiverem interesse no estudo; alguma disponibilidade para realizar certo tipo de trabalho de campo (pesquisa em mídias diversas; observação; registro fotográfico e/ou fílmico; conversas informais e entrevistas) e leitura sobre o tema.

Local: Cidade do Rio de Janeiro (para trabalho de campo) e CCH (reuniões de trabalho (presenciais e virtuais)).

Vagas: 04.

Contato: mlima.lud@gmail.com (o telefone da Orientadora será informado aos participantes após confirmação do ingresso na pesquisa, para criação de grupo de zap).
(DCS-FCS-CCH).

 

Profª Drª Leila S. C. de Souza Leão

Projeto: Clínica de Nutrição LAAN. 

Resumo: atendimento clínico nutricional a pessoas não favorecidas, a fim de tornar a nutrição para todos. Atualmente de forma remota, pela quantidade de pacientes atendidos, não moradores do Rio de Janeiro, é campo de aperfeiçoamento da prática do nutricionista em atendimento ambulatorial.

Perfil: bolsistas que tenham atendido as disciplinas de nutrição e dietética I e II e avaliação nutricional.

Local: Escola de Nutrição / Remoto.

Vagas: 02.

Contato: 97274-1867.
(Orientadora do Departamento de Nutrição em Saúde Pública - Escola de Nutrição)

 

Profº Dr. Victor Augustus Marin 
 
Projeto 1: Avaliação de riscos e segurança dos alimentos.

Resumo: avaliar os riscos e/ou elaborar revisões sistemáticas na área de alimentos, além de pesquisar plantas com efeitos antimicrobianos;
isolar bactérias com resistência aos antibióticos presentes nos alimentos e utilizar ferramentas de biologia molecular, para a identificação dos genes que conferem tal resistência.

Projeto 2
: Bioprospecção e utilização de bactérias promotoras de crescimento em plantas. 

Resumo: Este projeto visa a obtenção de bactérias com potencial agronômico, para serem utilizadas como biofertilizantes ou bioestimulantes ou também chamadas de bioinsumos e repassar aos agricultores do estado do Rio de Janeiro, melhorando a produtividade e a qualidade das plantações.

Projeto 3Plantas Medicinais nas Comunidades.

Resumo: É indiscutível a utilização das plantas medicinais por parte da população; no entanto, poucos tem o conhecimento que se for utilizada a planta, a sua parte ou uma concentração errada, as pessoas podem ter um sério agravo a sua saúde. Com este projeto, procura-se proporcionar aos estudantes de Nutrição da Unirio uma aproximação de sua prática profissional, com relação à fitoterapia e ao manejo correto das plantas medicinais e a relação com a comunidade e com os agricultores familiares.
Para as comunidades, espera-se incentivar a utilização das plantas medicinais não só como alimento, mas também, como um material pedagógico para crianças e adolescentes e para os agricultores familiares, melhorarem a qualidade das plantas medicinais comercializadas.

Perfil: bolsistas proativos, assíduos e pontuais.

Local: LACOMEN.

Vagas: 03, por Projeto.

(Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos da Escola de Nutrição (LACOMEN) / Departamento de Ciência dos Alimentos / CCBS.

  

Dra. Cristiane Rodrigues Silva

Projeto: Atividades em Laboratório de Controle Microbiológico.

Resumo: Projeto de pesquisa voltado ao conhecimento teórico e prático do cotidiano de um laboratório, envolvendo Microbiologia e Biologia Molecular, onde o aluno pode escolher entre as linhas de estudo: aspectos práticos de processamento de amostras; produção de meios de cultura, isolamento de microrganismos; isolamento de microrganismos de interesse industrial e elaboração de artigo em revistas científicas.

Perfil: bolsista com interesse em pesquisa científica e atividades de laboratório, em especial, na área de Microbiologia e Biologia Molecular.

LocalLaboratório de Controle Microbiológico de Alimentos da Escola de Nutrição (LACOMEN).

Vagas: 02.

Contatocristiane.silva@unirio.br 
(
Téc. em Laboratório/Doutora em Alimentos e Nutrição)

 

Profº Vicente Nepomuceno

Projeto de extensãoAssistência técnica aos coletivos produção da agricultura familiar.

Resumo: tem por objetivo, através de um processo dialógico de construção do conhecimento, promover habilidades e desenvolver ferramentas que auxiliem os agricultores, na gestão da produção e comercialização de produtos agroecológicos, a partir de uma perspectiva cooperativa e autogestionária.
Este trabalho, que abrange coletivos de produção de várias regiões do estado, é direcionado para os coletivos de comercialização que visam articular a luta da cidade com a luta do campo. 

Os espaços de comercialização precisam de tecnologias de gestão que permitam potencializar essas formas de luta. No processo de assessoria, pretende-se contribuir na perspectiva de uma outra tecnologia, baseada também nos conhecimentos e culturas dos trabalhadores, que sirva à melhoria das condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores agroecológicos. 

Perfil: a atuação junto aos movimentos sociais do campo, exige conhecimentos interdisciplinares. Ter interesse em atuar no desenvolvimento de tecnologias sociais, que potencializem a comercialização de produtos agroecológicos, aproximando os consumidores da cidade dos trabalhadores e movimentos sociais do campo.

Vagas: 15 bolsistas no máximo.

Contatovicente.nepomuceno@gmail.com
(Departamento de Engenharia de Produção)

 

Profª Drª Lúcia Ricotta V. Pinto

ProjetoNúcleo de Ficção e Teoria (NuFT).

ResumoA ideia do Núcleo Ficção e Teoria (NuFT) é repensar os termos ficção–teoria e questionar suas vizinhanças e suas diferenças, a fim de energizar categorias e produzir experiências, configuradas a partir do mundo das imagens e mitologias.
Desestabilizando as fronteiras entre os múltiplos domínios da ficção e da teoria, através de seus atravessamentos e conexões, busca-se no desnudamento e no auto-desnudamento da ficção literária e artística, questionar as verdades estabelecidas em consensos sociais.
Para cumprir esse propósito, o programa do NuFT não circunscreve, como seu objeto, a ficção literária. Ao contrário, um de seus propósitos está justamente em fazer com que diversos domínios dialoguem entre si. 
A experimentação se abre à ficcionalidade das formas artísticas, de entretenimento audiovisual e de discursos das ciências, da crítica e das tecnologias sociais de informação e comunicação.

Perfil: Bolsistas com habilidades básicas em mídias digitais (sites, blogs, instagram) e plataformas de edição de imagem (canva, photoshop etc.).

LocalEscola de Letras Unirio.

Vagas: 02.

Contato: luciavilelapinto@gmail.com (Orientadora)

 

Profº Pedro Rocha de Oliveira

ProjetoPsicanálise e sociedade 

Resumopropor uma caracterização dos aspectos sociológicos da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, visando identificar a presença de ideias políticas na concepção de subjetividade do autor.
Repensar a psicologia freudiana do inconsciente e também, as técnicas terapêuticas por elas sugeridas, identificando até que ponto a imagem da horda primitiva patriarcal as condiciona e que sentido teria tal condicionamento.

Perfil: qualquer estudante de graduação interessado no tema. 

Local: UNIRIO.

Vagas01.

Contato: oliveira.rocha.pedro@gmail.com 
(Professor do Deptº de Filosofia)

 

Profª Thaís Salema N. de Souza

Projeto 1: Movimento Comer pra quê? (CPQ): iniciativa de educação e mobilização de jovens para a promoção da alimentação adequada e sustentável.

Resumo: O CPQ é uma iniciativa voltada à juventude brasileira, pessoas entre 15 e 29 anos e tem como objetivo, incentivar a consciência crítica sobre a alimentação, na perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável.
São realizadas ações presenciais com grupos de jovens, a partir de parcerias com escolas, unidades de saúde, organizações não-governamentais etc e ações virtuais, por meio das redes sociais, para as quais são desenvolvidos conteúdos educativos e de mobilização sobre diversos temas. 

Perfil: bolsista com habilidade de pesquisa de conteúdos, escrita de textos e seleção de imagens, para postagens em redes sociais; disponibilidade e recurso para gravação de vídeos; organização de eventos e oficinas presenciais e on-line.


Projeto 2
: Comida de verdade: programa de Educação Alimentar e Nutricional na rádio.

Resumopromover a alimentação adequada e saudável por meio de um programa de rádio, na intenção de socializar informações sobre o universo da alimentação, na perspectiva do direito humano e da segurança alimentar e nutricional; oportunizar a formação crítica e transdisciplinar, por integrar ensino-pesquisa-extensão e articular ciência e cultura alimentar.
Produzido e veiculado pela Rádio UERJ e em tocadores de podcast e rádios on-line.  

Perfil: bolsistas interessados com o universo da alimentação; ter habilidade de pesquisa de conteúdos e de escrita de roteiros para o programa; ser ouvinte de rádio ou podcast; utilizar redes sociais e tocadores on-line; ter disponibilidade e recurso para gravação de áudios.

Projeto 3: Educação, alimentação e saúde: experiências formativas e conectivas (programa de extensão).

Resumo: Desenvolver, articular e divulgar atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas à educação alimentar e nutricional, à promoção da saúde e ao processo de formação profissional, visando apoiar a implementação de políticas públicas, a garantia de direitos e o desenvolvimento social.

Perfil: bolsistas com habilidade de pesquisa de conteúdos, escrita de textos e seleção de imagens para postagens em redes sociais; disponibilidade e recurso para gravação de vídeos e organização de eventos e oficinas presenciais e on-line.

Local: Núcleo de Educação em Saúde/Escola de Nutrição.

Contato: thais.souza@unirio.br ; thaissalema@gmail.com

 

Profª Luciana Paiva de Vilhena 

Programa de Extensão: da Periferia à Universidade: difusão cultural colaborativa em comunidades do Rio de Janeiro.

Resumo: visa construir, promover e ampliar ações colaborativas integradas no campo da cultura e das artes, em comunidades da cidade do Rio de Janeiro, de modo a possibilitar a aproximação das parcelas mais vulneráveis da população ao ambiente da Universidade pública; buscar formas de possibilitar a permanência dos estudantes da UNIRIO dentro do ambiente universitário, podendo o discente atuar em diversas modalidades, como: aulas de reforço de linguagens; mediações de leitura literária e rodas de leitura (para os estudantes de Letras); aulas de música (para os estudantes de Música); aulas de reforço de matemática e aulas de xadrez (para os estudantes de Matemática e envolve, também, outras atividades, como: oficinas de roteiro e de escrita criativa; ações culturais, passeios culturais, saraus,  encenações teatrais e de dança.

Perfil: bolsista para atuar ministrando aulas de reforço de Linguagens e Matemática ou na parte de apoio à mediação da leitura literária; aulas de música ou na parte de apoio para oficinas de música; no apoio e organização das atividades de matemática e de xadrez; atuar na organização e apoio das oficinas e aulas de teatro; na alimentação das redes, na divulgação do projeto nos meios digitais; no apoio logístico geral do projeto

Local: atividades extensionistas acontecerão, inicialmente, na Comunidade do Chapéu Mangueira (no Leme), com a finalidade de integrar, em especial, as áreas de: Letras, Música, Teatro e Matemática da UNIRIO; Campus da UNIRIO.

Vagas: 20.


Projeto de Extensão
: Pré-Vestibular-Letras: Olhar social integrado e ações de inclusão.

Resumo: objetiva aproximar parcelas vulneráveis da sociedade da Universidade pública, construindo ações integradas na modalidade de aulas, oficinas, monitorias e contínua formação de colaboradores na área de linguagens, entendendo que é dever da Universidade, criar condições para que populações subalternizadas acessem o ensino superior público e avancem para alcançar maior mobilidade social; buscar formas de possibilitar a permanência dos estudantes da UNIRIO, dentro do ambiente universitário, estimulando os discentes a se engajarem em formas de modificar a sociedade.
Os colaboradores/bolsistas podem atuar nas seguintes atividades: regência de aulas de Linguagens e Produção Textual; correções de produções textuais; produção e revisão de materiais didáticos; monitoria e edição e divulgação do projeto.

Perfil: bolsista para atuar ministrando aulas de linguagens e produção textual (estudantes de Licenciatura em Letras); correções de redações e revisão de materiais didáticos; alimentação das redes, na divulgação do projeto nos meios digitais e no apoio logístico geral do projeto.

Local: UNIRIO-Prédio do CCET (aos sábados pela manhã e à tarde).

Vagas: 10

Contatoluciana.vilhena@gmail.com

 

Profº Dr. Carlos Alberto Ferreira

Projeto:  Os Sistemas de recomendação em Sistemas de Informação em Saúde: aplicabilidades e dicotomias para a encontrabilidade da informação no auxilio da formação de diagnósticos.

Resumo: como os Sistemas de Recomendação podem afetar a recuperação da informação, em Sistemas de Informação em Saúde. Procura estudar a aplicabilidade dos Sistemas de Recomendação, no processo da Encontrabilidade da Informação.
Analisa a experiência do usuário, com o intuito de melhoria no desenvolvimento de algoritmos estruturados, possibilitando um acesso e efetivo uso da informação. 

Perfil: aluno deve conhecer R/Phyton, ter entendimento das funcionalidades de algoritmos estruturados para sistemas de recomendação.

Local: CCH/UNIRIO.

Vagas: 02.

Contato: carlos.cafe@unirio.br (Orientador)

 

Profº Igor Christo Miyahira

Projeto 1: Diversidade e conservação de moluscos continentais.

Resumo: capacitar os alunos com técnicas básicas que visem o desenvolvimento, no futuro, de atividades de ensino, pesquisa e extensão, usando linhas de pesquisa e extensão estabelecidas no laboratório, que incluem estudos com moluscos continentais com diversos grupos, que constam como ameaçados de extinção devido a problemas como a introdução de espécies invasoras e modificação dos habitats.
O aluno vai ter oportunidade de ter contato com alguns aspectos básicos e ao final, deverá ter desenvolvido o pensamento crítico acerca das questões abordadas, além da utilização do conhecimento adquirido.

Perfilalunos de Ciências Biológicas (Bacharelado ou Licenciatura), Ciências Ambientais ou Ciências da Natureza.

Vagas: 03.


Projeto 2:
 Impacto das espécies invasoras de moluscos.

Resumo: capacitar os alunos com técnicas básicas que visem o desenvolvimento, no futuro, de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O projeto usa para tal, linhas de pesquisa e extensão estabelecidas no Laboratório, que incluem estudos com espécies invasoras e espécies nativas de moluscos, envolvendo impactos ambientais e conservação da natureza.

Perfil: aluno estar cursando ou já ter cursado disciplinas de Zoologia de Invertebrados, que tenha iniciativa na resolução de problemas e goste de trabalhar em grupo.

Local: desenvolvido majoritariamente nas dependências da Unirio, com possíveis saídas de campo complementares.

Vagas: 03.

Contatoigor.c.miyahira@unirio.br

 

Profª Drª Raquel de Almeida F. Neves

Projeto 1: Caiu na Rede é Peixe ou Plástico?

ResumoProjeto de extensão voltado à sensibilização ambiental e ao desenvolvimento de ações de ciência cidadã, que visa realizar o diagnóstico do lixo capturado nas redes de pescadores artesanais, em especial o plástico, em parceria com a colônia de pescadores Z-13 (núcleos Copacabana e Lagoa).
Além das ações de divulgação científica, o projeto pretende contribuir com o entendimento científico da poluição por plásticos, em ecossistemas marinhos e costeiros.

Perfil: bolsista cursando graduação em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências da Natureza ou Licenciatura em Biologia, a partir do período; interesse em pesquisa científica e atividades de laboratório e campo, em especial, na área de Ecologia Aquática.

LocalIBIO e colônia de pescadores Z-13 (Núcleos: Copacabana e Lagoa).

Vagas: sem restrições.


Projeto 2: 
PlastiTox: abordagem multi-Integrada para avaliação da toxicidade de poluentes plásticos para a Biota e os Serviços Ecossistêmicos Costeiros.

Resumo: determinar a partir de uma abordagem multi-integrada, utilizando dados obtidos em campo e ensaios experimentais, a toxicidade de poluentes plásticos para a biota e processos biológicos, bem como evidenciar seus impactos a nível do funcionamento e serviços ecossistêmicos, utilizando a Lagoa Rodrigo de Freitas como ecossistema costeiro modelo. Visa também a promoção de atividades de divulgação científica para conscientização da comunidade costeira local (exs: pescadores artesanais, alunos da rede pública municipal, moradores e visitantes da cidade do RJ) quanto à necessidade de redução no uso de plásticos e seus impactos para o meio ambiente, de forma a reduzir as entradas de plásticos e promover a conservação de ecossistemas costeiros.

Perfil: bolsista cursando graduação em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências da Natureza ou Licenciatura em Biologia, a partir do 2º período, preferencialmente com curso técnico na área ambiental ou em práticas laboratoriais, mas sem obrigatoriedade; interesse em pesquisa científica e atividades de laboratório e campo, em especial, na área de Ecologia Aquática.

Local: IBIO – CCBS.

Contato: raquel.neves@unirio.br (Coordenadora do Projeto)

 

Profº Pedro Celso Braga Alexandre

Projeto: Conexão em Ciência: o uso de ferramentas digitais na divulgação do conhecimento científico.

Resumo: utilizar os fundamentos e conceitos das disciplinas do ciclo básico, ministradas aos cursos de formação profissional em saúde, para o desenvolvimento de conteúdo vinculado a mídias digitais. Além disso, visa ampliar o interesse do corpo discente pelo conteúdo acadêmico ministrado em sala, expandindo os horizontes do conhecimento em saúde.

Perfil: bolsistas do curso de Medicina.

Local: ambiente digital, apresentando um canal no youtube - https://www.youtube.com/channel/UC87m5S5iWHIDT9l_ImtVLBQ .

Contato: pedro.alexandre@unirio.br ; tel.: 97288-9299.

 

Profª Carla da Silva Miguelote

Projeto: Criação audiovisual e diversidade: narrativas de si e do outro.

Resumopropor a realização de vídeos em tensão com o real, sem roteiros impositivos. Pensar a criação audiovisual numa perspectiva ética, formativa e educativa, propondo alternativas à programação, muitas vezes pasteurizada, dos meios de comunicação de massa.

Perfil: interessados(as) em processo de experimentação artística, preferencialmente com conhecimentos básicos em linguagens audiovisuais.

Local: Laboratório de Memória das Artes e da Cultura (LAMAC) - 6º A do CLA.

Vagas: 03.

Contato: carla.miguelote@unirio.br

 

Profª Drª Juliana B. Manhães

Projeto: Acervo do Núcleo de Estudos de Performances Afro-Ameríndias (NEPAA).

Resumo: catalogar livros, assim como disponibilizar dessa organização para o formato on-line, para ser possível o acesso a mais estudantes e pesquisadores.

O NEPAA possui a sua sede própria no Centro de Letras e Artes (CLA), ao lado da sala Villa Lobos (andar térreo do prédio II).
No primeiro andar, abriga a sua sala de aula, convivência, ensaios de pequeno porte e eventualmente cedida para defesas de mestrados (PPGAC e PPGEAC) e doutorado do PPGAC.
No segundo andar, uma biblioteca e uma sala para edição de vídeos.

Esse Laboratório desenvolve pesquisas teóricas, organiza eventos científicos, promove atividades de extensão, saraus, rodas de brincadeiras, intercâmbios com encontros de danças itinerantes, publicações de livros, direção, edição e catalogação de filmes, gerando produtos de caráter acadêmico, artístico e experimental.

Perfil: áreas de Biblioteconomia, para trabalhar na organização e catalogação do acervo do NEPAA e Teatro, para fortalecer o entendimento do universo das performances tradicionais afro-ameríndia e do teatro como um todo.

Local: sala da Biblioteca do Núcleo de Estudos de Performances Afro-Ameríndias (NEPAA).

Vagas: 02 vagas, sendo uma para estudante de Teatro e a outra para estudante de Biblioteconomia.

Contato: 98450-9419 ou juliana.manhaes@unirio.br



Profª Terezinha de Souza A. Belmonte

Projeto: Núcleo em Interconsulta.

Resumo: objetiva a integralidade em saúde e contribui paras a formação dos estudantes de Medicina, educação continuada para os pós-graduandos, residentes e profissionais da área de saúde da UNIRIO, melhora a qualidade de assistência ao paciente, aumenta a adesão à conduta terapêutica, reduz o tempo de hospitalização.

Perfil: estudante com interesse em desenvolvimento da habilidade de enfrentamento no campo da adaptação psicológica, desenvolvimento de aptidão com a criação de habilidades para a vida, habilidades sociais ao participar ativamente do encontro com a comunidade e por fim, habilidades de pensamento ao desenvolver uma reflexão cada vez mais crítica e com uma visão de saúde integralizada, holística.

Local: Escola de Medicina e Cirurgia (EMC)/UNIRIO.

Vagas: limite não definido.

Contato: tbterezabm@gmail.com

 

Profº Dr. Marcos Luiz C. de Miranda

Projeto 1Estudos culturais e científicos em Organização do Conhecimento na perspectiva do CRG.

ResumoInvestigar as contribuições dos membros do British Classification Research Group (CRG) para os estudos científicos e culturais da Organização do Conhecimento; estabelecer as correlações entre as contribuições do CRG nos aspectos científicos e culturais da Organização do Conhecimento (OC) e suas influências nos sistemas de organização do conhecimento (SOC); realizar um levantamento da biobibliografia como autores fundacionais da OC; mapear os textos que caracterizem as influências das contribuições do CRG nos SOC; identificar as contribuições do CRG publicadas na literatura especializada, sobre os aspectos científicos e culturais e; verificar a produção do conhecimento em OC dos membros do CRG no âmbito das Ciências Naturais, Exatas, Sociais, Humanas e Aplicadas e sua representação nos sistemas de organização do conhecimento a partir dos estudos científicos e culturais da Organização do Conhecimento.

Perfil: bolsistas com leitura crítica, criatividade, proatividade, domínio de algum idioma estrangeiro, análise e síntese, cooperativo, colaborativo, atitude interdisciplinar e capacidade de trabalhar em equipe.

Local: desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia.

Vagas: 04.

Projeto 2: A organização do conhecimento científico na WEB: as relações arborescentes e rizomáticas, no tratamento e na recuperação da informação nas Ciências.

Resumo: o objeto de estudo de nossa investigação, é a organização do conhecimento nas Ciências e a busca de informação na WEB, através da linguagem natural e de sistemas de organização do conhecimento.

Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, em um primeiro momento, faremos um levantamento bibliográfico, dos periódicos de referência, das áreas de: Biblioteconomia, Educação, Museologia, Neurologia e Paleontologia, pelo fato dos mesmos apresentarem a indexação, da produção científica das mesmas. A estrutura e o funcionamento, da organização do conhecimento na Web, constituirá o campo empírico de observação da pesquisa, onde identificaremos os Websites especializados e faremos uma análise das ciências no Web of Science. Em seguida, serão realizadas algumas buscas e recuperação da informação, nos websites especializados, através da linguagem natural e de sistemas de organização do conhecimento.

Perfil: estudantes com capacidade de análise e síntese, senso crítico, domínio de editores de textos e planilhas eletrônicas, recuperação da informação na web e leitura documentária.

Local: GP/OCRI (Grupo de Pesquisa em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação)/LABOGAD.

Contato: mlmiranda@unirio.br ou 96717-3772
Coordenador do Projeto

Profª Drª Carmen Irene Oliveira 

Projeto: O que vem depois de nós? A questão étnico-racial e de gênero, no futuro projetado e ficções científicas, literárias e cinematográficas.

Resumo: Objetiva analisar obras literárias, como representações sociais de culturas, em espaços-tempos específicos: dos anos de 1960 até o presente momento.

A perspectiva analítica considera as questões de gênero e étnico-raciais, em narrativas literárias de ficção científica.

Abrange questões relacionadas a gênero e ciência e à vertente afrofuturista. O procedimento de análise adotado consiste na análise discursiva.

Perfil: Discentes das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, interessados nas questões do Projeto.

Local: CCH (presencialmente e/ou remotamente).

Vagas: 02 (preenchidas no momento).

Contato: carmen.oliveira@unirio.br (Orientadora)

 

Profº Almir Côrtes

Projeto 1:  UNIRIO de SONS: produção artística audiovisual no ciberespaço.

Resumo: produzir uma webserie composta por vídeos curtos mensais, de projetos derivados da produção musical do Instituto Villa-Lobos – IVL; registrar e difundir a produção artística e cultural do IVL no ciberespaço; estimular o desenvolvimento e a criação de novos trabalhos artísticos docentes e discentes; promover maior envolvimento dos alunos e fomentar a prática musical; ampliar o raio de atuação da universidade por meio das redes sociais e interagir com a comunidade externa de forma virtual; preparar os alunos para a produção audiovisual, que se encontra em plena expansão.

Perfil: bolsistas com conhecimento do funcionamento das redes sociais que veiculam conteúdo artístico/musical; interesse na produção de conteúdo audiovisual, ligado ao campo da música popular; experiência com captação e edição de arquivos de áudio e vídeo e capacidade de pesquisa e adaptação às mudanças tecnológicas frequentes no espaço virtual;

Local: desenvolvido no Estúdio Radamés Gnattali, do IVL (Instituto Villa-Lobos/UNIRIO). Na pandemia, em ambiente virtual (plataformas como Google Meet e Zoom). 

Vagas: 02 por semestre.

Projeto 2Dedilhadas da UNIRIO: ampliando a experiência discente.

Resumocriar condições mais favoráveis para o melhor funcionamento da disciplina, através da ação de monitores que auxiliarão tanto na parte de organização material/digital da orquestra quanto na parte musical, uma vez que os bolsistas deverão também ser instrumentistas e arranjadores atuantes no grupo. 
Formada no ano de 2012, a Orquestra Dedilhadas da UNIRIO surgiu como uma derivação da Orquestra de Música Popular Brasileira coordenada pelo prof. Roberto Gnattali. Formada por bandolins, cavaquinhos, violas de dez cordas, violões de seis e sete cordas, contrabaixo e percussão, a Orquestra Dedilhadas é um conjunto instrumental bastante peculiar, que tem como base a larga tradição sul-americana das "estudantinas" - conjuntos de cordas dedilhadas surgidos em vários países latino-americanos ainda no século XIX, bem como experiências brasileiras das décadas de 1980 e 1990, como a Orquestra Dedilhadas de Pernambuco e a Orquestra de Cordas Brasileira. A disciplina é um dos eixos principais do curso, uma vez que permite que o aluno se exercite na prática da escrita para orquestra, escrevendo e regendo arranjos que serão executados por seus colegas.

Perfil: bolsistas com conhecimento prático de algum instrumento de cordas dedilhadas (violão, viola, cavaquinho, bandolim ou contrabaixo) e alguma experiência com editoração de partituras.

LocalIVL

Vagas: 03.

Contatoalmir.barreto@unirio.br (Orientador)

 

Profº Dr. Satheeshkumar V. Honnappa

Projeto: Termodinâmica dos sistemas vivos.

Resumoconhecer uma nova área de pesquisa e compreender sua  abrangência e importância; aplicar as leis da termodinâmica a processos biológicos simples; calcular importantes quantidades termodinâmicas, como: entropia, calor latente e energia livre dos sistemas vivos, entender o processo do experimento e analisar a experiência de Miller-Urey, a partir da perspectiva termodinâmica.  

Perfil: bolsistas com leitura e compreensão de textos ao nível de graduação, habilidade e compreensão de cálculos básicos em ensino superior e redação de texto científico, em nível de graduação.
Dirigido especificamente aos estudantes de Biomedicina, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas e Ciências da Natureza.

Local: IBIO/Unirio (remotamente).

Vagas: 03.

Contatosatheesh@unirio.br


Profª Drª Lobélia da Silva Faceira 

ProjetoPolíticas sociais e prisão: uma avaliação da política de execução penal.

ResumoA proposta da pesquisa é avaliar as políticas setoriais de educação, trabalho, saúde, assistência social, inseridas no contato prisional, sendo perpassadas pela concepção de cidadania e, contraditoriamente, pela perspectiva positivista implícita, no contexto das prisões.

Perfil: graduandos a partir do 1º período, de qualquer curso, com habilidade para produção de artigos científicos e compreensão crítica do debate sobre prisão, violência e avaliação de políticas públicas. 

Local: webnários, lives, grupos de estudo.

Vagas: não informadas.

Contato: lobelia.faceira@unirio.br

 

Profª Viviane Becker Narvaes

Projeto: Programa de extensão Cultura na prisão.

Resumo: tornar visível os processos de transformação da pessoa encarcerada e oportunizar uma formação diferenciada para os discentes da Unirio, envolvidos em suas ações.
O trabalho é dividido entre várias equipes que atuam em unidades prisionais do RJ e uma vez por semana, são realizadas oficinas nesses locais. O
 Programa tem origem no projeto de extensão Teatro na Prisão: uma experiência pedagógica em busca do sujeito cidadão, que completou 23 anos de existência em 2020. 

Perfil
: estudantes dos cursos de graduação da Unirio, maiores de idade.

Local: online e em unidades prisionais do RJ.

Contatoviviane.narvaes@unirio.br


Profª Lúcia Helena Pralon de Souza

Projeto: Imagens pedagógicas e formação docente.

Resumo: Investigar o papel pedagógico, das imagens presentes em materiais didáticos impressos, destinados ao ensino de Ciências na Educação Básica, assim como promover ações de formação docente, no campo da alfabetização visual.

Perfil: bolsistas com disponibilidade para leitura de textos acadêmicos, cumprimento de tarefas no prazo determinado e frequência aos encontros.

Local: CCH/Unirio.

Vagas: 02.

Contato: luciapralon2@yahoo.com.br


Profº Dr. Dalton José Alves (Vice-coordenador e Orientador)

Projeto de extensão: Pedagogia Histórico-Crítica: contribuições para a prática político-pedagógica. 

Resumo: Como projeto de extensão, atuamos na formação continuada de professores, com ênfase no estudo, análise e crítica das teorias pedagógicas e nos métodos de ensino da educação contemporânea que orientam a prática escolar no Brasil a partir dos fundamentos e princípios teórico-práticos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), teoria da educação criada por Dermeval Saviani, na década de 1980.

Algumas de nossas ações extensionistas:
1. PROENPHC – Programa de entrevistas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), cujo objetivo é analisar, compreender e divulgar variadas práticas educacionais e político-pedagógicas, que tenham como base teórico-metodológica, a PHC. 
Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC9gkTKhMTxllBo-u_u-K28w/featured

2. FOCAH[ê] – Fórum Contínuo de Assuntos Histórico-Educacionais, cujo objetivo é tratar de temas educacionais da conjuntura atual. 

Disponível: https://www.youtube.com/channel/UCfWzRxzSTTVRlrKgpgFbyeA

3. GEPHC Grupo de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, cujo objetivo é despertar o interesse de estudantes da pedagogia e das licenciaturas e de professores já na ativa, para conhecerem os fundamentos teóricos e práticos da PHC, para adotá-la como referencial da sua prática e dos seus estudos no campo da educação. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC3EVjTU-FGek_MAGJ-Bz7mw/featured

Estas e outras são nossas atividades desse Projeto.

Perfil: Em um primeiro momento, estudantes da área da Educação (Pedagogia) e/ou dos cursos de formação de professores (Licenciaturas em geral) da UNIRIO. Porém, qualquer discente, de qualquer curso da Universidade, que tenha afinidade com nossos temas e queira desenvolver conhecimentos concretos, teóricos e práticos, da área da educação, serão muito bem-vindos(as). 
Disponibilidade para participar de reuniões (remotas e presenciais), saber trabalhar em equipe e ser capaz de priorizar sua participação ativa no Projeto.

Local: desenvolvido via redes sociais e com atividades presenciais.

Vagas: 03.

Contato98293-8256 (WhatsApp) ou e-mail: dalton.alves@unirio.br
(Departamento de Fundamentos da Educação - DFE/EE/CCH).


Profª Marcela Fernandez

Projeto de extensão: Ler e Compartilhar: práticas de formação solidária.

Resumocontribuir para uma ressignificação e redimensionamento dos modos de ser leitor e se apropriar da literatura, por meio de encontros com a leitura, tendo o círculo de leitura como principal ação formativa.

Essa prática de leitura solidária possibilita a cada leitor(a) participante, tecer uma experiência baseada na partilha de sentidos a partir do texto literário, se abrindo para múltiplas vozes, percepções, relações e  linguagens. 

Em diferentes espaços, organizados em círculo (salas de aula, pátios, bibliotecas) e atravessados pelo tempo expandido, marcado pela intensidade do agora, mediamos leituras olho no olho e de igual para igual, baseadas na interação, na conversa e marcadas pela pluralidade e respeito às diferenças, alicerces de uma sociedade mais humana, inclusiva, justa e democrática.

Perfilestudante preferencialmente do curso de Pedagogia, que seja leitor(a) de textos literários.

Local: salas de aula, pátios, bibliotecas e virtualmente.

Vagas: 01.

Contatomar.afonsofernandez@gmail.com
(Departamento de Didática - CCH - Escola de Educação)

 

Profº Josimar Machado Gomes Carneiro

Projeto: Prática de Orquestra Popular (PROP)

Resumo: é um laboratório de criação e performance aberto à comunidade, ex alunos e alunos do IVL, que desenvolve e divulga a nova produção artística do cenário musical atual.

Perfil: conhecer aplicativos como: Finale e MuseScore, para editoração de partitura, conhecer e utilizar as mídias sociais, habilidades na organização de acervo de partituras.

Local: Sala Villa-Lobos e LEGM-2 do IVL/UNIRIO.

Vagas: 04.

Contato: josimar.carneiro@unirio.br

 

Profª Drª Adriana Hoffmann Fernandes

Projeto: A visualidade na formação do professor, a visualidade da cultura contemporânea e a educação: estudos sobre os modos de viver/produzir a imagem.

Resumo: investigar e refletir sobre a visualidade na cultura contemporânea, a partir do estudo de autores das artes e da comunicação, para pensar como as múltiplas telas dos espaços cotidianos participam das experiências vividas, dentro e fora dos espaços escolares.

Perfil: bolsistas que gostem e tenham habilidades para atuar na produção, divulgação de imagens dentro do projeto, que saibam usar plataformas online e redes sociais e atuem na organização de oficinas, eventos, mesas, bem como na produção de materiais de escrita e imagem, junto à extensão e à pesquisa na Universidade.

Local: CCH/UNIRIO (plataformas online em 2021).

Contato: profadrihoff@gmail.com

 

Patrícia dos Santos Caldas Marra

Projeto 1: Descrever para ouvir.

Resumo: revitalizar o acervo de vinil da Biblioteca setorial do CLA/UNIRIO (Centro de Letras e Artes), que apresenta materiais fonográficos preciosos, para a história da música brasileira.

Perfil: estudantes interessados em desenvolvimento de acervo e coleções especiais, com disponibilidade para aprender, pontualidade e compromisso.

Local: Fonoteca/BSCLA/Biblioteca Central.

Vagas: 02. 


Projeto 2: BC/Divisão de atendimento ao usuário.

Resumo: proporcionar ao estudante de Biblioteconomia, a vivência de atuação em uma Biblioteca universitária, tornando-o melhor conhecedor das fontes bibliográficas e da rotina de atendimento.

Perfil: alunos de Biblioteconomia.

LocalDivisão de Atendimento ao Usuário (DAU) da Biblioteca Central.

Vagas: 05, sendo: 
02 vagas - horário: 09h às 15h01 vaga - horário: 12h às 18h02 vagas - horário: 15h às 21h.


Projeto 3
: Coleção especial - Sala Guilherme Figueiredo.

Perfil: alunos de Biblioteconomia, Arquivologia, História e Museologia.

Local: Sala de Obras Raras (Sala Guilherme Figueiredo) da Biblioteca Central.

Vagas: 03 - horário: 09h às 15h.

Contato: atendimentobiblioteca@unirio.br .
(Bibliotecária Chefe da DAU - Divisão de Atendimento ao Usuário)

 

Profº Bruno José da Cruz Oliveira

Projeto 1: A produção de sujeitos políticos na periferia metropolitana do RJ: a experiência do MTST.

Resumo: analisar os impactos políticos e subjetivos da atuação do MTST junto aos moradores da periferia de S. Gonçalo.

Perfil: bolsistas com capacidade de análise de documentos e discursos, disponibilidade para participar de eventos, com assiduidade e pontualidade. 

Local: Jardim Catarina-S. Gonçalo.


Projeto 2: O MTST e a questão ambiental.

Resumo: analisar o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto também como um sujeito coletivo, sintonizado com a luta pela construção de outro tipo de metabolismo social (Antunes: 2002), no espaço urbano que possa engendrar uma relação responsável com o meio ambiente.

Perfilestudantes de Serviço Social e Ciências Ambientais.

Local: Escola de Serviço Social da Unirio.

Vagas: 02.

Contato: brunojcoliveira@yahoo.com.br

 

Profº Écio Elvis Pisetta

Projeto: Metafísica e tecnologia. 

Resumo: explorar os fundamentos da Ciência e Tecnologia, bem como os impactos destas na existência humana. 

Perfil: estudantes interessados na leitura, debate e produção de textos sobre este assunto.

Local: CCH: sala 314 ou 219, no Prédio José de Anchieta/UNIRIO.

Contato: eciopisetta@gmail.com.

 

Profª Valéria Cristina Lopes Wilke

Projeto 2: Filosofia da informação na contemporaneidade - temas, questões e abordagens (indisponível no momento)

Resumo: investigar o sistema info-comunicacional, a partir da exploração dos fundamentos teóricos, do chamado paradigma informacional e do exame de problemas e questões ontológicas, epistemológicas e culturais, relacionadas a tal sistema, tais como: sociedade da informação, corpo e cibercultura, política e controle, imagens técnicos e mídias e seus produtos (filmes, séries televisivas, games, por exemplo).

Perfil: bolsistas com conhecimento do pacote Office.

Local: sala 304 do CCH - Faculdade de Filosofia/UNIRIO.

Vagas: 06.

Contato: valwilke@gmail.com

 

Profª Ana Cristina Prado de Oliveira 

Projeto: Espaços de divulgação científica: o papel do pedagogo nos ambientes de educação não formais. 

Resumo: fazer um levantamento de espaços de educação não formais que possibilitem, dentro de sua proposta educativa, a atuação de pedagogos e licenciandos, contribuindo não só para a formação, mas também para a ampliação dos campos de atuação do pedagogo. 

Perfil: graduandos de Pedagogia, com atuação na divulgação de experiências relacionadas ao tema (oficinas, seminário), leitura, pesquisa acadêmica e produção de artigo acadêmico.  

Local: UNIRIO, espaços de divulgação científica e não formais de educação.

Vagas: 02.

Contato: ana.oliveira@unirio.br

 

Profº André Luiz Coelho Farias de Souza

Projeto: Relações internacionais na América Latina.

Resumo: estudar a relação entre instabilidade política, democracia, participação e política externa na América Latina. 

Perfil: alunos interessados em estudar política e relações internacionais na América Latina, com construção de bancos de dados, leitura em inglês e espanhol, comprometimento e assiduidade. 

Local: CCJP/UNIRIO.

Vagas: 05.

Contato: andre.souza@unirio.br

 

Profª Natascha Krepsky

Projeto: Panorama da contaminação fecal das praias urbanas cariocas.

Resumo: Analisar a qualidade da água e areia da Praia Vermelha, RJ, comparar a qualidade de água e sedimento da praia, no inverno e no verão, determinar a estação do ano com maior contaminação da praia e relacionar o período de maior contaminação, com o nº de frequentadores.

Perfil: bolsistas com conhecimentos básicos de Química, com análise crítica, polivalência, organização, iniciativa, comprometimento e capacidade de trabalhar em equipe.

Local: IBIO/UNIRIO - sala 310.

Contato: telefones: 2542-1776 ou 98207-8958.

 

Profª Priscilla Alfradique de Souza

Projeto: Terapias não farmacológicas na atenção à saúde do adulto e do idoso. 

Resumo: Promover e implementar terapias não farmacológicas, terapias utilizadas para promover o cuidado com a pessoa em sua integralidade, de forma especializada, científica e com baixo custo.

Perfil: acadêmicos de Enfermagem

Local: HUGG/UNIRIO (Grupo Renascer).

Vagas: 03.

Contato: priscilla.alfradique@unirio.br

 

Profª Valéria Magalhães Aguiar

Projeto: Estudo de dípteros (Calliphoridae) e sua aplicação na Entomologia forense, terapia larval e como bioindicador ambiental: aspectos bioecológicos, comportamental, epidemiológico e clínico.

Resumo: Contribuir para o conhecimento da fauna de dípteros califorídeos no Estado do RJ, realizar metodologia laboratorial, conhecer a artropodofauna associada ao processo de decomposição de carcaças de animais em área de Mata Atlântica, selecionar os pacientes com indicação para a Terapia Larval e realizar a TL.

Perfil: bolsistas com interesse na área de Entomologia, responsáveis, interessados, que trabalhem em equipe e gostem de trabalho laboratorial ou ecológico na área de Biologia.

Local: Laboratório de estudo de dípteros, IB - Rua Frei Caneca, 94.

Vagas: 02.

Contato: valeria@unirio.br

 

Profª Michelle Cristina Sampaio

Projeto: Movimentando a sustentabilidade em Silva Jardim.

Resumo: Colaborar com as ações do Movimento Silva Jardim Sustentável, em prol da coletividade participativa, na construção, formulação e implementação progressiva de um plano local de desenvolvimento sustentável. 

Perfil: bolsistas na área de Biblioteconomia, com proatividade, organização e vontade de trabalhar pela sustentabilidade sócio ambiental.

Local: UNIRIO e Silva Jardim-RJ.

Vagas: 02.

Contato: michelle.sampaio@unirio.br

 

Profª Drª Thaís  Faggioni

Projeto 1: Histologia 2022: monitores como mediadores do processo de ensino aprendizagem - 7ª edição.

Resumo: Por ser uma disciplina com estreita relação teoria-prática, a atividade de monitoria é de grande relevância, pois possibilita uma melhor integração no eixo aluno-monitor-professor, contribuindo para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Poder proporcionar os primeiros alicerces para iniciação à docência no ensino superior, ainda durante a graduação.

Perfil: bolsista ter concluído inicialmente a disciplina de Histologia e dominar seu conteúdo de forma crítica e reflexiva.
Após o segundo semestre de atividade no projeto, o aluno deverá aprofundar seus conhecimentos, a fim de que seja capaz de diagnosticar imagens de diferentes órgãos e tecidos.

Local: Departamento de Ciências Morfológicas/Instituto Biomédico.

Vagas: 02.

 

Projeto 2: Compartilhando conhecimento: a monitoria de Citologia, Histologia e Anatomia microscópica nos cursos de graduação da área de saúde. 

Resumo: Facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Citologia, Histologia e Anatomia microscópica e propiciar um maior engajamento dos estudantes, nas atividades acadêmicas de Ensino, além de visar, através das atividades de monitoria, uma maior relação entre os conceitos ministrados e as atividades práticas da disciplina.

Perfil: alunos que tenham cursado Citologia e obtido média superior à 7.0, com espírito de trabalho em equipe e vontade de aprofundar seus conhecimentos.

Local: Laboratório de Ciências Morfológicas/DCM/IB/UNIRIO.

Contato: thais.faggioni@unirio.br

 

Profº Marcelo Senna Guimarães

Projeto: Filosofia na sala de aula.

Resumo: analisar e debater a situação da Filosofia e do seu ensino, como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio do Brasil e sua história e desafios atuais. Projeto interdisciplinar de Pedagogia e Filosofia.

Perfil: alunos dos cursos de graduação, interessados em Filosofia e seu ensino, com conhecimento de informática básica, habilidade para trabalhar em grupo, capacidade de leitura e análise de textos.

Local: Departamento de Filosofia/UNIRIO.

Vagas: não há limite.

Contatomarcelo.guimaraes@unirio.br
(Coordenador do projeto)


Profª Bruna Silva do Nascimento

Projeto 1: Histórias e trajetórias: análises sociométricas em Ciência da Informação.

Resumo: O projeto propõe o emprego da Sociologia reflexiva, em conjunção com os estudos métricos de informação, para analisar a produção científica do campo da Ciência da Informação (CI) no Brasil. Acredita que, ao analisar os indicadores, as avaliações, as produções e, sobretudo, os agentes que constituem o campo acadêmico da CI, seja possível estabelecer um retrato, de como os capitais se articulam e se mimetizam, criando o espaço conhecido como campo acadêmico. 

Perfil: discentes com interesse em atividades de pesquisa, com conhecimentos de Word/Excel e inglês básico.

Projeto 2Organização de acervos bibliográficos digitais.

Resumo: capacitar discentes de Biblioteconomia para organização do trabalho bibliotecário documentário.

Perfil: discentes com conhecimento do pacote office.

Local: Escola de Biblioteconomia DEPB/PPGB.

Vagas: 02. 

Contato: bruna.nascimento@unirio.br
 

Profª Mônica Ferreira Magalhães

Projeto de extensão: Núcleo de criação.

Resumo: valorizar e divulgar os conceitos da visualidade da cena, da caracterização cênica e dos estudos dos adereços de cena. Prevê-se organização de oficinas e seminários, sobre os processos de criação, desenvolvimento de literaturas e espetáculos teatrais, intervenções urbanas, produção de animações, além de consultorias para projetos artísticos, previamente selecionados. 

Perfil: bolsistas com habilidades e conhecimento de internet e redes sociais, conhecimentos fotográficos, proatividade, comunicação e organização.

Local: sala: 3303 da Escola de Teatro - CLA/UNIRIO e/ou trabalho remoto.

Contato: mona.magalhaes@unirio.br

 

Profº André Felipe A. B. Paes Leme

Projeto: FITU - Festival Integrado de Teatro da UNIRIO.

Resumo: Organizar e promover no mês de agosto, um festival de teatro, que reúna atividades de debate, apresentações de cena, espetáculos e exposição. 

Perfil: comunicação, pró-atividade, comprometimento e organização das atividades do Festival, que ocorre em agosto.

Local: CLA (Centro de Letras e Artes).

Contato: andrepaesleme@hotmail.com

 

Profª Marina Henriques Coutinho

Projeto: Programa Teatro em comunidades.

Resumo: O programa visa promover a produção de conhecimento em teatro, a prática artística e pedagógica, estimulada pelo encontro entre a Escola de Teatro da UNIRIO e moradores da Maré. 

Perfil: bolsistas com Licenciatura em Teatro, com compromisso com as atividades do programa, assiduidade, pontualidade e capacidade de trabalho coletivo.

Local: UNIRIO/Maré/Penha.

Vagas: não disponíveis no momento.

Contato: marinahcoutinho@gmail.com

 

Cátia C. M. Vianna

Projeto: Estudo da indumentária histórica/estudo prático.

Resumo: Numa abordagem prática dos períodos da indumentária histórica, buscamos capacitar o aluno a identificar os períodos, a partir de experiências práticas, desenvolvidas no dia a dia do acervo.

Perfil: alunos do CLA, de: Atuação Cênica, Cenografia, Teoria teatral ou Direção teatral.

Local: acervo de figurinos - CLA/UNIRIO.

Vagas: 04

Contato: viannacatia@yahoo.com.br

 

Profª Natália R. Fiche

Projeto: Programa cultura na prisão.

Resumo: estimular a aquisição da linguagem teatral e despertar a cidadania, a fim de experimentar, analisar e refletir sobre teorias e práticas teatrais, no contexto social. O Projeto tem visível o processo de ressocialização do preso e a formação dos discentes e docentes.

Perfil: presença, pontualidade nas ações do projeto, participações nos seminários e atividades extras do projeto.

Local: UNIRIO e presídios do RJ.

Contato: nalifiche25@gmail.com

 

Profª Erika Maria Ribeiro

Projeto: IVL e as Redes Sociais.

Resumo: Através das plataformas Facebook e Instagran, o projeto visa dar maior visibilidade aos alunos, professores, técnicos, que tem realizado uma grande quantidade de encontros e shows, como parte da produção acadêmica e de extensão da escola.

Perfil: diversificado, mas devem ter experiência com atividade artística (como performers ou como produtores musicais).  

Local: Instituto Villa Lobos/UNIRIO.

Vagas: 02.

Contato: erika.ribeiro@unirio.br

 

Profª Camila Maria dos Santos Moraes

Projeto 1: Observatório do Turismo de favela.

Resumo: O Observatório busca monitorar e colaborar com o turismo em favelas, junto com moradores destas áreas, com pesquisas que visem a colaboração com iniciativas locais e reflexão sobre o turismo como fenômeno social complexo, a partir do qual é possível interpretar a sociedade (Urry, 1990). Pretende-se contribuir para a reflexão sobre mobilidades turísticas (Sheller and Urry, 2004) e mobilidades justas (Sheller, 2018) na cidade do RJ e nas favelas, pois entendemos que investigar o turismo em favelas, permite a compreensão da relação turismo e cidade, e, portanto, a colaboração com iniciativas locais, permite mudanças na cidade/sociedade.

Perfil: graduandos dos cursos do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais).

Local: UNIRIO e/ou favelas do RJ.

Vagas: 02.


Projeto 2
: TurisData-RJ - base de dados sobre a realidade turística do Estado do RJ.

Resumo: Monitoramento, coleta, sistematização, análise crítica, divulgação e compartilhamento de dados da área, considerando as características multi, inter e transdisciplinar dos estudos de turismo. Houve uma aliança ao UrbanData-Brasil, um projeto de reconhecida excelência acadêmica, na área de documentação dos Estados urbanos e, a partir de um intercâmbio técnico-científico, foi construída a TurisData-RJ.

Perfil: alunos de graduação da Unirio, com iniciativa e disciplina.

Local: CCH/UNIRIO - sala: 317 - PET-Turismo.

Vagas: 02.

Contato: camila.moraes@unirio.br

 

Profº Paulo Roberto de Figueiredo Souto

Projeto: Elaboração de práticas para o conteúdo programático de Geociências.

Resumo: Consolidar e aperfeiçoar as estratégias relacionadas à formação de alunos de graduação, a respeito da Geociências. Propiciar a vivência pedagógica e acadêmica, no âmbito dos conteúdos ministrados nas disciplinas de ensino de: Geociências e Fundamentos em Geologia e Pareontologia.   

Perfil: bolsista no 3º período, com conhecimento de Word. Residir pela zona oeste, Niterói e adjacências.

Local: Prédio do IBIO, Bloco antigo - sl. 405.

Contatoprfsouto15@gmail.com.
Laboratório de Estudo das Interações Biológicas e Ambientais.

 

Profº Paulo Henrique Godoy

Projeto: Síndrome da apnéia obstrutiva do sono, em indivíduos adultos: análise do risco por instrumentos de aferição na prática clínica e da associação de fatores de risco e doenças preexistentes.

Resumo: Avaliar a identificação da Síndrome da Apnéia do Sono (SAOS), nos indivíduos adultos, em diferentes faixas etárias, através da escala de sonolência de Epworth, questionários de Berlim e Stop-Bang, comparando-os com resultados da polissonografia (PSG) e distinguir fatores de risco e doenças preexistentes, que se associem ao grau de gravidade da Síndrome. Uma vez que a SAOS traz morbidades e a PSG ainda é cara, torna-se importante a predição da Síndrome, por instrumentos de aferição e associações que possibilitem a estratificação quanto à gravidade, para o contexto clínico.

Perfil: acadêmicos de Medicina, de outras áreas de saúde e da área de métodos quantitativos.

Local: HUGG.

Contato: paulo.godoy@unirio.br

 

Profª Anna Cristina Neves Borges

Projeto 1: Aplicando abordagens pedagógicas transdisciplinares no Ensino de Ciências nas Escolas.

Resumo: pesquisar, elaborar e aplicar diversas metodologias para ensino de Ciências, de uma forma atrativa que desperte a curiosidade e que promova a aprendizagem de Ciências, de uma forma lúdica e transdisciplinar.

Perfil: Bolsistas nos cursos de: Biologia, Ciências da Natureza ou Ciências Ambientais, com domínio de word, power point e mídias sociais. 

Projeto 2: Transformando lixo em cultura.

Resumo: conscientizar diferentes membros da sociedade sobre a importância de adotar princípios ecológicos, baseados nos 4 Rs (reduzir, reaproveitar, reciclar e repensar), através de rotinas sustentáveis, abordando temas relacionados com sustentabilidade, de forma bastante interativa, alegre e multidisciplinar, facilitando o processo de aprendizagem e conscientizando sobre as múltiplas possibilidades de reaproveitamento de resíduos, inclusive com fins didáticos.

Perfil: bolsista dos cursos de: Biologia, Ciências da Natureza ou Ciências Ambientais, com conhecimentos básicos de word e power point, mídias sociais/páginas e canais de internet, aptos a preparar e apresentar aulas, palestras e oficinas, sobre temas da área de educação ambiental, além de outras ações sustentáveis, produzir e publicar posts e vídeos.  

Local: Escolas e outras instituições públicas e particulares parceiras.

Vagas: 10.

Contato: anna.borges@unirio.br

 

Profº Dr. Anaildo Bernardo Baraçal

Projeto: O mercado de arte e de antiguidade no Rio de Janeiro.

Resumo: recuperar a dinâmica e a história do comércio de obras de arte e de antiguidades no Rio de Janeiro, desde o início do século XIX até as formas eletrônicas contemporâneas, visando a contribuir para a compreensão da formação e alimentação de coleções de arte, antiguidades, de objetos etnográficos, científicos e históricos.

Perfil: bolsista observador e organizado mentalmente, com desejo de se tornar investigador, desenvolvendo sentido de crítica, de análise e de síntese.

Localremoto, com encontros periódicos pela internet (enquanto perdurar o distanciamento social) e presencial, depois (CCH/UNIRIO).

Vagas: até 15.

Contato: unirio.anaildo@gmail.com

 

Profª Drª Lúcia Rodrigues

Projeto 1: Núcleo de Integração e divulgação acadêmica da Escola de Nutrição (NIDEN).

Resumo: Ampliar os conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de atividades de ensino, extensão e pesquisa em Nutrição. Os membros do Núcleo visam incrementar os estudos e pesquisas da Escola de Nutrição, com necessidade do aumento nas formas de divulgação, de todos os tipos de trabalhos desenvolvidos pelos docentes e discentes, principalmente, por meio da sua revista científica, com 1º número em 2019.

Perfil: Alunos de Biblioteconomia.

Local: Escola de Nutrição da UNIRIO.

Vagas: 02.

 

Projeto 2: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde.
Resumo: A Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde, eletrônica e de circulação semestral, será direcionada a docentes, pesquisadores e discentes envolvidos com os desafios inerentes à produção do conhecimento novo e relevante na área de nutrição, tendo como objetivo fomentar discussões multidisciplinares através da publicação de pesquisas de relevância científica, incluindo artigos originais, artigos de revisão, relatos de caso e editoriais. 

Ela está sendo inserida na plataforma SEER e o bolsista atuará e forma ativa na plataforma em vários itens. E com certeza será de grande aprendizado, pois o mesmo estará iniciando o surgimento de uma nova revista científica.

Perfil: Alunos de Biblioteconomia.
Projeto 3: Vigilância dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes, atendidos pela estratégia de saúde da família e Centro Municipal de Saúde em bairro da zona sul do RJ.

Resumo: Com base no aumento crescente da prevalência do excesso de peso e obesidade entre crianças e adolescentes no Brasil e em outros países, e na associação entre excesso de gordura corporal e o desenvolvimento precoce dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, se reforça a hipótese de nossas crianças estarem sendo exposta ao desenvolvimento de um quadro de Síndrome Metabólica.
O mapeamento destes fatores é de fundamental importância para uma compreensão ampliada, bem como o desenvolvimento de critérios para a sua identificação. Isto permitirá uma avaliação da magnitude deste problema nesta população, servindo de subsídio para os serviços e profissionais da atenção básica à saúde infanto-juvenil, tanto no tratamento clínico como na prevenção destas repercussões metabólicas, em idades cada vez mais precoces, além de incentivar a importância do auto-cuidado como um fator primordial a saúde do indivíduo.
Perfil: Graduando da área da saúde, com leitura em inglês, que utilize o Excell, Word, Power Point, além de outros programas, com algum domínio das redes sociais, que goste de trabalhar com crianças e adolescentes, que seja paciente, empolgado e tranquilo, para lidar com esse público, com disponibilidade de horários durante a semana (tanto pela manhã quanto à tarde), que queira aprender e trocar experiências, com algum conhecimento de avaliação nutricional e técnica e nutrição dietética e que goste de ministrar palestras e fazer oficina culinária, dentre outras.
Local: Escolas municipais da zona sul do RJ e na Escola de Nutrição da UNIRIO.
Vagas: 04.
Contato: lucia.rodrigues@unirio.br 
(Departamento de Nutrição em Saúde Pública - UNIRIO)

 

Profª Carmela Corrêa Soares

Projeto: Teatro Renascer.

Resumo: proporcionar uma maior visibilidade da pessoa idosa no meio social, romper preconceitos em relação ao velho e a velhice; 
Oferecer aos universitários, por meio do núcleo de ensino e pesquisa, espaço para o estudo e pesquisa sobre o tema da pedagogia do teatro e do envelhecimento. 

Perfil: alunos dos cursos de Teatro (Licenciatura ou Bacharelado) da UNIRIO e de Licenciatura em Música da UNIRIO.

Local: está ocorrendo de forma on-line.

Vagas: 03.

Contato: carmela.soares@unirio.br
(Departamento de Ensino de Teatro).

 

Profª Christina Carneiro Streva

Projeto: Cabaré incoerente

Resumo: É um grupo de pesquisa, sediado na UNIRIO, que desde 2014, vem se dedicando a investigar o cabaré, enquanto linguagem artística, tanto na teoria quanto na prática e explora sua potencialidade, enquanto ferramenta pedagógica, na formação de um ator provocador e um professor criador: uma pesquisa-ação, sobre a performance de cabaré. 

Perfil: bolsistas proativos, organizados, responsáveis, com habilidades com mídias digitais e sociais, comunicação eficaz e eficiente e bom trabalho em equipe.

Local: Escola de Teatro da UNIRIO.

Contato: (21) 97148-7047 ou christina.streva@unirio.br .

 

Profª Raquel Tavares Scarpelli

Projeto: O ensino de Matemática para uma educação inclusiva.

ResumoDesenvolver pesquisas sobre metodologias de ensino de conteúdos matemáticos, para alunos com necessidades especiais.
O projeto se desenvolve em um estudo de campo, junto a instituições com larga experiência no assunto. 

Perfil: Conhecimentos básicos: ensino/aprendizagem de alunos com deficiência visual e de produção de material adaptado.

Local: INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos) e IBC (Instituto Benjamin Constant).

Vagas: 01.

Contato: raquel.scarpelli@uniriotec.br

 

Profº Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira

Projeto
: Acompanhamento estratégico de uma orientação produtiva do audiovisual: uma pesquisa-ação no CineBrasilTV.

Resumo
: O projeto aqui referido trata de uma pesquisa-ação em um canal de TV por assinatura, o CineBrasilTV. O objetivo deste projeto é implementar e monitorar, junto com os trabalhadores do canal, uma plataforma de vídeo sob demanda. Pesquisar este setor é fundamental para fortalecer a produção audiovisual independente, que encontra na sua distribuição, um dos seus principais gargalos.

Perfil: interdisciplinar.

Local: UNIRIO e CineBrasilTV (Santa Teresa).

Contato: tel.: 98840-2836 / e-mail: vicente.nepomuceno@unirio.br.

Vagas: 02.


Profº Eduardo da Silva Alentejo

Projeto
: Organização de acervos bibliográficos digitais (da Escola de Biblioteconomia de Organização).

Resumo: Capacitar discentes de Biblioteconomia para organização do trabalho bibliográfico documentário.

Perfil: Discentes de Licenciatura e Bacharelado da Escola de Biblioteconomia, para atuarem nas questões biblioteconômicas, no âmbito da Escola de Biblioteconomia.

Contato: eduardo.alentejo@unirio.br (Orientador)


Profª Claudia Gurgel 
Coordenação: PPGD/UNIRIO

Projeto: Cadernos de Direito e Políticas Públicas - Publicação on line (indisponível no momento)
Origem: área de Ciências Sociais Aplicadas - Direito.
PPGD/UNIRIO: Mestrado em Direito e Políticas Públicas.

Resumo: Trata-se de modelo de publicação denominado “Cadernos de Direito e Políticas Públicas”, de acesso gratuito e digital, com conteúdo especializado em Direito e Políticas Públicas, que permita a publicação anual (podendo ser semestral) de trabalhos científicos relativos à matéria, estimulando o desenvolvimento da produção acadêmica, não apenas pela própria Instituição, mas pela comunidade universitária e os operadores do Direito, em geral.

O Projeto de criação deste periódico científico tem como objetivo geral, a veiculação e o acesso às informações, relativas ao conhecimento do estado da arte daquele campo do saber científico estudado. Como objetivo específico, cria-se um espaço de excelência para publicação de artigos científicos e ensaios, frutos dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelos mestrandos do PPGD/UNIRIO, no âmbito de suas disciplinas. 

De caráter interdisciplinar, o Projeto também possui caráter instrumental e não finalístico, a saber, se preza a constituir um meio para que esta ciência se manifeste. Com a via digital, permite-se que o periódico fique disponível em versão eletrônica de acesso livre pela internet, democratizando a produção científica.
Pretende-se garantir o acesso do material científico, produzido pelos discentes do PPGD/UNIRIO, com a colaboração dos docentes, bem como, a possibilidades de discentes de outros Programas nacional ou internacional do Direito ou das Ciências afins, sobre as questões atuais e controversas das disciplinas abrangentes ou correlatas, contribuindo com o aperfeiçoamento do ensino e pesquisa, por eles desenvolvidas e como efeito, um impacto qualitativo na formação dos discentes.

Perfil: bolsistas alunos de: Biblioteconomia, Letras e Direito, com conhecimento do uso ferramentas da internet e em plataformas específicas e portais.
Aos alunos de Letras, o desenvolvimento das atividades também se dará no campo da correção e edição de texto.

Aos  alunos da Biblioteconomia, também as ferramentas e normas de editoração (ABNT).


Projeto de Pesquisa
: Democracia e participação social (indisponível no momento)

Resumo: Analisar alguns instrumentos de participação social que fortaleçam os elos da democracia participativa. Outrossim, essa análise se faz presente na história da democracia brasileira e alhures.

Perfil: bolsistas com conhecimentos gerais das ferramentas da Internet.

Descrição das atividades: auxiliar na coleta de dados.

Vagas: 01 bolsista dos cursos de: Direito, Ciência Política, Ciências Sociais, Administração Pública. O aluno pode está cursando qualquer período (indisponível).

Contato: claudia.amaral@unirio.br 


Profª Lucia Maria de Freitas Perez

Projeto 1:
Enredando saberes, impasses da prática.

Resumo: O programa Enredando saberes, impasses da prática visa tratar/pesquisar diferentes impasses enfrentados por nossos alunos, ao se defrontarem com a prática laboral, especialmente a educativa. Atualmente, tem se centrado no HUGG, no qual trabalhamos com o mal estar dos profissionais de saúde e o convênio com a VEMSE (Vara de Execução de Medida Socioeducativa), no qual propomos diversas ações/intervenções de caráter cultural, voltadas aos jovens em conflito com a lei. 

Perfil: Bolsistas de diferentes áreas, por ser um projeto multidisciplinar, interessados na temática. 

Local: UNIRIO, Museu Histórico Nacional, Justiça e Alerj.

Vagas: 10 (dez).

Projeto 2: Psicanálise e Barroco em revista.

Resumosustentar um importante periódico eletrônico, de difusão de artigos científicos multidisciplinares, veiculado no Portal de Periódico Eletrônico da UNIRIO, pela plataforma SEER (qualificado pela CAPES, indexado no DOAS, LATIN DEX, CLASE), com objetivo de socializar e difundir saber, promovendo o diálogo entre as diversas disciplinas, de um modo dinâmico e criativo, além de contribuir para a formação acadêmica, através do contato com textos científicos, no trabalho de formatação, editoração e contato com os autores. 

Perfil: bolsistas de diferentes cursos, com capacidade de trabalhar em equipe, desenvoltura de leitura de textos, boa ortografia e gramática, conhecimento de informática, nos programas: Word, Excel, dentre outros.

Contato: luciafreitasperez@gmail.com ou tel.: 98843-2565.

 

Prof. Diego da Silva Vargas

Projeto: Incentivando práticas inventivas de educação linguística

Resumo: O projeto de extensão se constrói como parte da busca de seu coordenador, pelo desenvolvimento de ações que integrem ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo geral: contribuir para a construção de práticas inventivas de educação linguística nesta universidade e, em escolas da educação básica.

Porque educação linguística? Entende-se o desenvolvimento de práticas experienciadas pelos indivíduos, que lhe possibilitem desenvolver habilidades linguísticas em uma ou mais línguas e conhecimentos sobre as diferentes linguagens, sobre as múltiplas práticas linguísticas e suas relações com práticas sociais diversas. Nesse sentido, o conceito de educação linguística amplia a concepção tradicional de ensino de língua, deslocando o foco dessa prática do objeto de estudo - uma língua abstrata e isolada do falante - para o sujeito que aprende e sua relação com suas práticas sociolinguísticas (Bagno e Rangel, 2005; Gerhardt, 2013; Vargas, 2019).

Porque práticas inventivas? Entende-se aquelas que buscam romper com práticas de ensino, vinculadas a políticas de recognição (Kastrup, 2005), possibilitando, assim, o desenvolvimento de uma aprendizagem inventiva, em que mundos e subjetividades são entendidos como efeitos de práticas. Teoricamente, alinha-se aos campos interdisciplinares da Linguística Aplicada e da Educação, especialmente articulando estudos em Educação Linguística, Cognição, Didática e Formação Docente. Busca-se desenvolver ações cotidianas vinculadas especialmente aos cursos de formação de professores, em especial, de Pedagogia (vespertino, noturno e EaD) e de Letras (licenciatura) desta Universidade, e eventos de formação inicial e continuada de professores da educação básica, tais como: palestras, seminários, oficinas, mesas-redondas e minicursos, no Rio de Janeiro e em municípios, em que há polos vinculados aos cursos a distância.
Pretende-se, também, buscar diálogos mais próximos, com os professores, que participem dessas ações, de forma que se possam desenvolver ações continuadas, nas escolas em que atuam.

Perfil: alunos dos cursos de: Pedagogia, Letras e outras Licenciaturas, interessados no tema.

Local: Escola de Educação da UNIRIO, e outros espaços.

Contato: dsvargas04@yahoo.com.br / https://praticasinventivas.wixsite.com/edling


Profª Drª Márcia Valéria Rosa 

Projeto de extensão: Igrejas Históricas no Rio de Janeiro: descobrindo e revelando seus acervos.

Resumo: Priorizar a arquitetura religiosa, balizada pela riqueza histórica e artística de seus acervos e a viabilidade geográfica, tendo em vista a proximidade entre elas; promover o conhecimento da história da arte e arquitetura brasileira, para o público em geral, do Brasil e do exterior, além de qualificar alunos bolsistas e voluntários, com intuito de sedimentar as conceituações teóricas, apresentadas nas disciplinas de História da Arte Ocidental e História da Arte Brasileira, 

Perfil: estudantes dos cursos de: BiblioteconomiaHistória, Museologia, Turismo e áreas afins, divididos por Igrejas. 

Local: Igrejas históricas do Centro histórico do RJ, disponíveis por semestre, no período da manhã e da tarde, respeitando os horários disponibilizados pelos responsáveis das Igrejas.

Vagas: sempre disponíveis para mediadores.

Contato: extensao.igrejashistoricasrj@gmail.com.


Profª Drª Maria Jaqueline Elicher

Projeto: A produção científica em Turismo e Literatura no Brasil: análise das representações socioespaciais.

Resumo: investigar o estado da arte, da produção científica em Turismo e Literatura e, as representações socioespaciais e sua inter-relação, com a produção do espaço urbano, para o Turismo no Brasil. 

Perfil: alunos com interesse, autonomia e envolvimento.

Local: curso de Turismo/CCH.

Contato: maria.elicher@unirio.br ou 98509-3186.

 

Profª Drª Bruna Ranção Conti

Projeto 1: Economia solidária e Turismo de base comunitária, em Maricá-RJ.

Resumo: O município de Maricá está localizado na região metropolitana do RJ e tem no Turismo, uma de suas atividades econômicas, atualmente em expansão. O objetivo do Projeto de extensão é o de proporcionar a continuidade do desenvolvimento do turismo, de base comunitária no município, fortalecer o entrosamento das secretarias municipais, iniciar a operacionalização do roteiro de TBC, diagnosticar outros empreendimentos, dar continuidade às ações de formação em economia solidária e turismo e auxiliar na promoção do roteiro.

Perfil: alunos com boa comunicação, pontualidade, cumprimento dos prazos, pacote Office e programas de editoração gráfica.

Local: na UNIRIO e em Maricá.


Projeto 2
: Turismo científico: "caminhos de Darwin" na cidade do RJ. 

Resumo: ampliar o debate sobre o turismo científico, enquanto área para pesquisa e práticas turísticas no contexto dos "Caminhos de Darwin", na cidade do RJ.

Perfil: bolsistas com habilidade para falar em público, com organização e pontualidade.

Local: RJ.

Vagas: não há no momento.

Projeto 3: Comunicação e divulgação de assuntos pertinentes ao aluno do curso de Turismo.

Resumo: contribuir para a organização de material, produzido pelos discentes, docentes e pela coordenação do curso e, divulgação aos alunos e ex-alunos do Turismo (Bacharelado). 

Perfil: boa comunicação, domínio de redes sociais, habilidade para trabalhar com o Excel, pontualidade e organização.

Local: Coordenação do curso de Turismo.

Vagas: não há, no momento.

Contato: bruna.conti@unirio.br
Coordenação do curso de Bacharelado em Turismo.


Profª Drª Claudia Miranda

Projeto: Formação de professores(as), currículo(s), interculturalidade e Pedagogias decoloniais.

Resumo: entender a transposição cultural e diversidade das/nas práticas curriculares e as interseções entre Escola e Universidade;  mapear aspectos sobre o cotidiano escolar, com base nos estudos culturais, das relações sociais e da Sociologia das desigualdades.

Perfil: alunos de Licenciatura, com domínio das linguagens tecnológicas e acadêmicas, para sistematização dos trabalhos e relatórios de pesquisa, que trabalhe em equipe e interessados em discutir pensamento pedagógico latino-americano e educação intercultural. 

Local: Escola de Educação. Reunião às 5as feiras, na Biblioteca Central.

Contato: mirandaunirio@gmail.com

 

Profª Maria Alice de Moura Ramos

Projeto: Classe hospitalar: atendimento pedagógico educacional, em ambiente hospitalar.  

Resumo: atendimento pedagógico educacional, às crianças e adolescentes, internados no HUGG, de forma a garantir a continuidade da escolarização; formar professores/pedagogos, aptos a exercer a docência, em espaços diferenciados.

Perfil: aluno do curso de Pedagogia, a partir do período, com: conhecimento dos conteúdos programáticos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e habilidade de interação com pessoas, em ambientes diferenciados.

Local: no HUGG (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle), na Rua Matiz e Barros - Tijuca.

Contato: www.facebook.com - Classe Hospitalar Gaffrée e Guinle Pedagogia.

Profª Drª Adrianne Ogêda Guedes

Projeto: Corpo, arte e natureza: metodologia de formação de professores, do curso de extensão em Educação Infantil da UNIRIO.

Resumo: O Projeto faz parte das ações de pesquisa do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos) e a investigar processos de produção de práticas educativas, que tomem a educação estética, como mote central, considerando a necessária integração entre as dimensões sensíveis e intelectivas do humano.

As metodologias centrais do grupo são: a pesquisa-formação e as pesquisas biográficas/autobiográficas, que valorizam as trajetórias e narrativas, dos sujeitos, na construção de suas subjetividades.

As temáticas de estudo, se ligam aos campos da: Educação Estética, Educação Infantil e do diálogo entre a arte, a corporeidade e a educação. 

Perfil: alunos com interesse pelos temas da pesquisa, compromisso com as atividades desenvolvidas, assiduidade, pontualidade e disponibilidade, para realizar estudos e produções escritas do projeto.

Local: na Escola de Educação, com várias frentes de atuação.

Vagas: 02.

Contato: adrianne.ogeda@gmail.com, com carta de intenção.

 

Profª Maria Amália Silva Alves de Oliveira 

Projeto 1: Educação em espaços não formais: diálogos entre Turismo e Educação.
Resumo: produzir e realizar oficinas voltadas para professores da rede pública, onde serão apresentadas as potencialidades do Turismo na Educação, em forma de construção de aulas passeio
 
Perfil: alunos do primeiro ao quarto períodos, dos cursos de: Turismo ou Pedagogia, com facilidade de redação, organização de ideias e estabelecimento de relações.
Vagas: não disponíveis no momento.

Projeto 2
: Visite seu bairro - Zona Oeste.
Resumo: O projeto foi iniciado no ano de 2014, no âmbito do Centro de Educação à Distância da UNIRIO, sendo destinado aos alunos desta modalidade de ensino.
Neste processo de pesquisa, foram coletados dados sobre a memória e história da Zona Oeste da cidade do RJ, que favoreceram a formatação de circuitos de visitação, através de visitas guiadas (a patrimônios naturais e culturais, da referida região), que são atividades realizadas à pé, aos locais de interesse histórico e cultural da região e voltadas para o público-alvo, composto por moradores da Zona Oeste. Elas são conduzidas por discentes, envolvidos no projeto e acompanhados pela professora orientadora. Além de favorecerem a valorização da memória, do patrimônio natural e cultural local e a identidade cultural dos moradores, tem permitido o levantamento de  novos problemas de pesquisa.
Perfil: alunos do primeiro ao quarto períodos, dos cursos de: Turismo, História ou MuseologiaComo o projeto é desenvolvido em bairros da Zona Oeste, da Cidade do RJ, alunos que moram nos bairros ou sub-bairros de: Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Realengo ou Guaratiba, são muito bem-vindos. 
Vagas: não disponíveis no momento.

Projeto 3
: Observatório de Turismo.
Resumo: O projeto foi concebido, a partir da percepção acerca da necessidade de monitorar e analisar, os impactos sociais e culturais, produzidos pela atividade turística no estado do RJ.
A proposta objetivou a estruturação e funcionamento de um dispositivo, para acompanhar a evolução de um fenômeno Turismo. O projeto tem buscado se organizar, através de uma rede de informações, um grupo de observadores e de especialistas e um centro de documentação. 
Perfil: alunos do primeiro ao quarto períodos, dos cursos de: Turismo, Biblioteconomia e Arquivologia.
Vagas: disponíveis.

Departamento: Turismo e Patrimônio

 

Prof. Sérgio Azra Barrenechea

Projeto 1: Banda Sinfônica da UNIRIO.

Resumo: proporcionar espaço para a atividade musical, de instrumentos de sopro percussão, bem como o treinamento em produção musical.

Perfil: alunos da UNIRIO, que tenham conhecimentos musicais e de produção musical.

Projeto 2: Música itinerante da UNIRIO - Mostra virtual permanente do IVL.

Resumo: proporcionar aos alunos oportunidade de desenvolvimento de empreendedorismo musical; abrir um espaço permanente de debates e apresentar as atividades de pesquisa, extensão e ensino do IVL, incluindo alunos, funcionários, professores, egressos e convidados.

Perfil: alunos interessados em produção cultural, com conhecimentos musicais e habilidades com redes sociais.

Local: Sala Villa-Lobos/IVL/UNIRIO.

Contato: sergio.barrenechea@unirio.br ou 2542-3311.

 

Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá

Projeto: Recuperação e preservação da memória da Museologia no Brasil.

Resumo: Coletar, identificar, organizar e analisar as fontes documentais, iconográficas e orais, sobre a trajetória da Escola de Museologia da UNIRIO, além de preservar as referências sobre a formação em Museologia e fornecer subsídios à pesquisa na área.
Objetivos principais: recuperar, pesquisar e divulgar a memória da Museologia e dos museus no Brasil.

Perfil: alunos de Museologia, de qualquer período.

Local: Desenvolvido na Escola de Museologia - NUMMUS (Núcleo de Memória da Museologia no Brasil) / NUPRECON. 

Vagas: 05.

Contato: ivansamus@gmail.com (Diretor e Orientador).
 

Prof. Cesar de Souza Bastos Junior

Projeto: Ações de prevenção ao câncer, através da promoção e divulgação das atividades da Patologia. Experiência em uma população da cidade do RJ.

Resumo: Promover e divulgar as atividades da patologia, como estratégia de detecção e prevenção do câncer, avaliar o grau de compreensão da população, sobre as atividades da patologia, no que tange à detecção precoce do câncer e do acesso da população, aos métodos diagnósticos, além de apresentar a especialidade, retirando dúvidas da população.

Perfil: estudantes de graduação da área de saúde, capazes de realizar técnicas simples, de preparação de amostras, para exame citopatológico.

Local: Instituto Biomédico.

Contato: cesar.548@gmail.com

 

Prof. Dr. Marcelo dos Santos

Projeto 1: Remição de pena pela leitura.

Resumo: Promover oficinas de leitura e produção textual, nas unidades penitenciárias do Município do RJ. O projeto se desenvolve com o intuito de promover ações socioeducativas, para a população carcerária.

Perfil: domínio de língua portuguesa, para trabalhar com produção textual (Letras, Artes e área de Humanas)

Projeto 2: O leitor como protagonista: literatura, existência e convívio social.

Resumo: incorporar, a partir da leitura e dramaturgia, a comunidade acadêmica, sociedade e detentos, em regime semiaberto ou egressos do sistema prisional e seus familiares; contribuir com a ressocialização do apenado, através da ação educadora, da leitura e da arte.
O projeto pretende promover, em parceria com a SEAP-RJ, a leitura de obras literárias, nas Unidades prisionais do Estado do RJ. 

Perfil: bolsistas com formação em: Direito, Filosofia, Letras, Pedagogia, História e áreas afins, com interesse em educação e leitura

Local: CLA/UNIRIO / Penitenciárias.

Contatomarcelo.santos@unirio.br

 

Profª Maria Aparecida Silva Ribeiro

Projeto: Nenhum(a) trabalhador(a) a menos: articulações intra e inter-institucionais, no enfrentamento da evasão escolar do discente trabalhador(a), nos cursos de Licenciatura da UNIRIO.

Resumo: O Projeto visa o fomento das discussões, a proposição e sistematização de ações, no enfrentamento dos desafios, vivenciados pelo(a) aluno(a) trabalhador(a), nos cursos de Licenciatura da UNIRIO, no sentido de otimizar recursos e esforços de: docentes, discentes e equipe técnico-administrativa, promovendo a convergência de atitudes e decisões afirmativas, da presença e permanência do(a) aluno(a) trabalhador(a) na UNIRIO.

Perfil: bolsistas do 4º período em diante, inscritos em Licenciatura, com boa redação acadêmica, comunicabilidade e interesse em pesquisa de campo.

Local: UNIRIO/DID-CCH -sala:403 (encontros quinzenais).

Vagas: 02

Contato: masribeiro97@gmail.com 

 

Profº Dr. Fernando Porto

Projeto 1: Laboratório de pesquisa História do cuidado e imagem: práticas, saberes e Instituições.

Projeto 2: Gerenciamento de fontes documentais e assuntos correlatos do LACUIDEN.

Resumo: Projeto organizacional de documentos históricos e do LACUIDEN, para finalidade de pesquisa. Objetivo geral: organizar documentos, localizados no laboratório. Específicos: submeter artigos em periódicos, colaborar na confecção de trabalhos científicos. 

Perfil: estudantes que sejam organizados, tenham conhecimento de informática e disponibilidade de horário, especialmente, às sextas-feiras (das 14 às 17h).

Local: Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) - sala: 502.

Vagas: 05.

Contato: ramosporto@openlink.com.br

 

Profª Ana Carolina Carpintéro 

Projeto: Produção e organização artística e cultural.

Resumo: produzir e estimular as atividades artísticas, culturais, sociais, de lazer e de esporte, para toda a comunidade acadêmica, assim como apoiar a divulgação de atividades culturais produzidas pelos projetos inscritos na coordenadoria de cultura.

Perfil: bolsistas de todos os cursos, que se interessem pela área de cultura, produção cultural, incentivo à leitura, organização de atividades esportivas, sociais e de lazer, conhecimento de informática (word, power point, excel), organização, interesse em colaborar com o departamento de cultura da UNIRIO, com disponibilidade para desempenhar atividades e preparar de relatórios.

Local: Sala de Cultura (dentro da Biblioteca Central).

Vagas: 01.

Contato: cultura.proexc@unirio.br (Coordenadora de Cultura).

 

Profª Eliane Dantas Rocha

Projeto 1: Sono e climatério.

Resumo: o projeto pretende discutir climatério e o sono, esclarecendo as mudanças que ocorrem na fase e como o sono é alterado, além de discutir algumas mudanças em hábitos de vida que podem contribuir para as mulheres vivenciarem essa fase, de forma mais amena.   

Perfil: alunos da área de saúde, com comunicação verbal desenvolvida, conhecimento de programas de computador (Windows).

Local: IB/UNIRIO - Bl. A - sala 301/Hall.

Vagas: não disponíveis no momento.


Projeto 2
: Programa Saúde, Bem-estar e Qualidade de vida - SABEQ.

Resumo: promover ações que levem à saúde, bem-estar e qualidade de vida. O programa integra dois projetos: Anatomia para todos e sono e climatério. O 1º, visa abrir espaços para discussão sobre anatomia humana e o 2º, usando a linguagem do teatro, visa promover esclarecimentos e orientações (para a comunidade) sobre: climatério, sono e saúde feminina. 

Perfil: dinamismo, pró-atividade, disponibilidade para trabalho em grupo e com a população leiga, manuseio de câmera fotográfica digital e uso de recursos de computação (excell, power-point e word).

Local: Instituto Biomédico (IB) e espaços externos à UNIRIO.

Vagas: 01.

Contato: eliane.rocha@unirio.br 

 

Prof. Dr. Allan Paulo Moreira dos Santos

Projeto: Sistemática e biogeografia de tricópteros neotropicais (Insecta: Trichoptera).

Resumo: A ordem trichoptera compreende cerca de 15.000 espécies, para todo o mundo. No Brasil, são conhecidas cerca de 800 espécies. Estudos taxonômicos e filogenéticos, acerca do grupo na região neotropical, ainda são muito escassos. O projeto tenta estudar a diversidade do grupo no Brasil, bem como entender o relacionamento histórico e evolutivo, das linhagens neotropicais, no tempo e no espaço.

Perfil: alunos de Biologia ou de Ciências Ambientais.

Local: LABSIN-IBIO.

Contato: allanpms@gmail.com

 

Luiz Henrique Pereira Alves.

Projeto: Anatomia para todos.

Resumo: Os objetivos principais são: a orientação acadêmica, para alunos de Ensino Médio, a promoção do ensino continuado de Biologia e Anatomia, o incentivo ao jovem, para refletir sobre as questões envolvidas no uso do cadáver, no ensino, a oferta de maiores informações sobre a Universidade aos alunos participantes, além de receber a comunidade, através das Instituições interessadas, nas dependências do laboratório de Anatomia da UNIRIO e outras instalações do IB/CCBS. 

Perfil: alunos dos cursos da área de saúde da UNIRIO, como: Enfermagem, Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas, com  conhecimento de Anatomia humana

Local: Laboratório de Anatomia do Instituto Biomédico (IB/CCBS).

Contato: luiz.alves@unirio.br

 

Profª Drª Laura Johanson da Silva

Projeto 1: Desenvolvimento infantil no contexto do processo saúde-doença - subsídios para o cuidado de Enfermagem à criança e sua família.

Resumo: Projeto de Pesquisa institucional quanti-qualitativo, cujo tema central é o desenvolvimento infantil, em suas diferentes perspectivas e cenários. Conta com cinco objetivos específicos, que confluem para o objetivo geral: compreender o desenvolvimento infantil, na perspectiva de pais, familiares e profissionais de enfermagem, especialmente, diante de situações de risco e vulnerabilidades.

Perfil: gostar da área de saúde da criança e de leituras de materiais científicos sobre o tema, ter compromisso para integrar as atividades, desenvoltura em redação científica, na área de Enfermagem, facilidade para se comunicar, interagir e estabelecer contatos, comprometimento e postura ética.

Local: EEAP (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto), HUGG e outros cenários, a serem pactuados, conforme a expansão do Projeto.

Projeto 2: Promoção da saúde da criança: práticas de cuidar e educar. 

Resumo: Projeto de extensão, que visa estabelecer elos multiprofissionais e acadêmicos, para a promoção de melhores práticas, no cuidado à criança e na educação em saúde, promovendo ações educativas, junto a crianças e/ou familiares; desenvolver ações de cuidado, voltadas para a humanização e qualificação da assistência à saúde da criança e promover ações de sensibilização, atualização ou capacitação, voltadas para estudantes e profissionais de saúde ou de educação, relacionadas à saúde da criança. 

Perfil: alunos com desenvoltura, comprometimentoboa comunicação, para atividades com o público.

Local: Escolas e Instituições como: abrigos, orfanatos.

Vagas: 02 (preenchidas no momento).

Contatolauraenfaunirio@gmail.com ou 98615-0971 ou DEMI/EEAP (Departamento de Enfermagem Materno-Infantil).

 

Profª Rosyane Trotta

Projeto: Intercâmbio UNIRIO de Artes Cênicas.

Resumo: Incubadora de produção cultural, vinculada à Escola de Teatro, o Intercâmbio UNIRIO de Artes Cênicas realiza ações intercambistas, de cunho universitário. Além da produção de mostras dos trabalhos realizados, em âmbito acadêmico, que percorrem o país, é responsável também, por ações de intercâmbio entre Institutos Federais, artistas da cidade do RJ e profissionais das Artes Cênicas.    

Histórico: Desde a sua criação em 2015, o projeto realizou mais de dez mostras pelo país, participando de festivais em São Paulo, Curitiba e Ouro Preto, além de propor atividades inéditas em: Campos dos Goytacazes, Araruama, Mesquita e Sorocaba. A nível acadêmico, estabeleceu parcerias educacionais com: a SP Escola de Teatro, a UFPR, a UFOP, a UFRJ e o IFF de Campos dos Goytacazes, dentro outros institutos públicos.

Perfil: Prioritariamente, para: alunos de todos os cursos da Escola de Teatro da UNIRIO, de Música e de Engenharia de Produção, mas, aberto à toda a comunidade acadêmica. 

Local: Escola de Teatro/CLA (Centro de Letras e Artes). 

Contato
intercambiounirio@gmail.com

 

Profª Geiza Maria Hamazaki da Silva

Projeto: Formalização do domínio de desejos, utilizando ontologias.

Resumo: Visa a especificação formal, do domínio de desejos, com base nas definições presentes na Biblioteca de Filosofia de Standford. Após o estudo, sobre as classificações dos desejos, ações/motivações, para a sua concretização, foram especificadas, em alto nível, as regras a serem utilizadas, na classificação.

Está sendo elaborada uma ontologia e a formalização destas regras, de forma a permitir o raciocínio automático, sobre desejos e suas propriedades, dado um determinado cenário.

Perfil: alunos de Sistema da Informação, com modelagem conceitual avançada, de regras SBVR e SWRL, de processos intensivos em conhecimento e conhecimento em lógica.

Local: EIA/CCET.

Contato: geiza.hamazaki@uniriotec.br

 

Profª Drª Joice Lavandoski

Projeto: Laboratório Multidimensional de Eventos em Turismo -  (LABETUR).

Resumo: O LABETUR é um órgão ligado à Escola de Turismo, pertencente ao CCH/UNIRIO. Visa desenvolver atividades de monitoria, extensão e pesquisa nos eixos propostos e proporcionar aos discentes, uma interface mais próxima do cotidiano da atividade prática do turismo.

Tem como áreas de atuação principal, dois eixos temáticos: - Planejamento, organização e operacionalização de cerimonial e protocolo (C&P) e produção de eventos, de natureza técnico-científica e planejamento de ações/atividades que envolvam alimentos e bebidas (A&B), de natureza técnico-científica.

Perfil: estudante comprometido, que tenha proatividade, que queira atuar em contato com pessoas, na organização de eventos; saber se comunicar e gostar de desafios.

Local: Labetur - sala 06, subsolo do CCH (Centro de Ciências Humanas e Sociais)/UNIRIO e virtualmente.

Vagas:02.

Contatojoice.lavandoski@unirio.br (Orientadora)

 

Prof. Samir Haddad

Projeto: Filosofia na sala de aula

Resumo: analisar e debater a situação da Filosofia e do seu ensino, como disciplina obrigatória, no currículo do Ensino Médio do Brasil, sua história e desafios atuais. Desenvolver eventos, cursos e outras ações extensionistas, contribuindo para o aprofundamento da capacitação teórica didático-filosófica, dos professores de Filosofia, em atividades nas escolas de nível médio. 

Perfil: alunos dos cursos de graduação, interessados em Filosofia e seu Ensino, com conhecimento de informática básico, capacidade de leitura e análise de texto e habilidade de trabalhar em grupo.

Local: sala 219 do Prédio José de Anchieta/UNIRIO.

Vagas: não há limites.

Contato: samir.haddad@unirio.br

 

Profª Andréa Martello

Projeto: Em nome do sujeito: encontros de Psicanálise, Educação, Literatura e Artes.

Resumo: promover encontros periódicos, buscando um diálogo entre as mais diversas formas de arte e literatura, com a psicanálise e a educação; colaborar com o projeto "Eu apoio", da recém criada VEMSE (Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJ do RJ), que objetiva promover uma conversa, sobre temas abordados na visita e, relevantes, para a discussão de questões relativas à cidadania, democracia e justiça.   

Perfil: alunos de diversos cursos, com: comprometimento, boa escrita, pontualidade, assiduidade, responsabilidade com as atividades propostas e disponibilidade para as visitas aos Museus, interesse pelo Projeto  e público alvo, pela Psicanálise e Educação.

Local: UNIRIO/Escolas/ALERJ/TJ/Museus: da Justiça e Histórico Nacional.

Vagas: aberto a toda a comunidade interna e externa à UNIRIO.

Contato: Andréa Martello (deamartello@gmail.com ou 98747-5464) e Lucia Perez (98843-2565).

 

Profª Rinaldini C. Philippo Tancredi

Projeto: Construção de saberes sobre rotulagem de alimentos, como objeto de ensino, intervenção e prevenção.

Resumo: promover futuros disseminadores de conhecimento, repassando essas informações em seus ambientes, sobre as informações nutricionais obrigatórias e complementares que constam nas rotulagens dos alimentos em geral, bem como dados sobre higiene e boas práticas com os produtos alimentícios.

Perfil: alunos do curso de Nutrição.

Local: Laboratório de rotulagem de alimentos - 2º andar da Esc. de Nutrição. 

Contatorinaldini@unirio.br


Profº Júlio Cesar Moretzsohn Rocha

Projeto: Coro juvenil UNIRIO.

Resumo
: estabelecer um espaço para a educação musical, atraindo um novo público, para a experiência de integração universitária. São dois grupos: um coro, em parceria com o Centro Educacional Pequena Cruzada, formado por crianças de 9 a 12 anos e o Coro Juvenil UNIRIO, aberto à comunidade, formado por jovens de 13 a 21 anos e alunos da UNIRIO. 

Perfil: ter uma das habilidades: cantar, tocar piano, violão ou percussão, reger.

Local: IVL (Instituto Villa-Lobos)/CLA/UNIRIO - Av. Pasteur, 436 - fundos (às 4as, das 18h às 20:30) e no Centro Educacional Pequena Cruzada - Rua Vitor Maúrtua, 17 - Lagoa (às 5as, das 09 às 11h).

Vagas: 10.

Contato: julio.moretzsohn@unirio.br ou 99913-8024.

Profª Luciane de Souza Velasque

Projeto: Estatística na Educação Básica: PET-GAE.

Resumo: estreitar laços entre Universidade e Escola, tornar o contato dos licenciandos com a Educação Básica, já nos anos iniciais de sua formação, além de possibilitar aos alunos de Bacharel, o contato com o campo de pesquisa, visto que, mesmo sendo obrigatória nos PCN's, ela é pouco explorada.

Perfil: alunos de Licenciatura em Matemática e Bachareis/Licenciatura em Ciências Ambientais e Biológicas.

Local: na UNIRIO e na Escola Municipal Juan Antônio Samaranchi.

Contato: luciane.velasque@uniriotec.br

Profª Cristiane de Mello

Projeto: Divulgando jogos matemáticos nas mídias digitais.

Resumo: Pesquisar sobre: a aplicação de jogos e atividades lúdicas, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, resultados obtidos na área de Etnomatemática (área que trata de diferentes práticas de ensino da Matemática) e relatos de experiências que envolvam jogos e atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática; novas práticas e saberes docentes para a formação continuada de professores do ensino básico; Procurar informações a respeito de eventos (em escolas, universidades...), que incentivem o uso de jogos e atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática; divulgar toda pesquisa desenvolvida e todas as informações encontradas nas mídias do projeto (Facebook, Instagram).

Perfil: criatividade, responsabilidade, organização, iniciativa, comunicação, disposição, paciência, capacidade de: trabalhar em equipes multi-disciplinares, analisar, selecionar e produzir materiais didáticos e de pesquisar novas práticas docentes.

Local: CCET/UNIRIO.

Vagas: sem limites.

Contato: 96409-6094 (Orientadora).

 

Profº Dr. Daniel Aragão Machado

Projeto: Análise econômica de tecnologias em Enfermagem: dificuldades e oportunidades, nas intervenções do cuidado.

Resumo: identificar tecnologias, utilizadas pela enfermagem, no gerenciamento das doenças crônicas degenerativas, durante o processo de cuidar, dentro do HUGG; valorar itens de custo, associados a uma intervenção e/ou cuidado de enfermagem, utilizados no gerenciamento de doenças e analisar custo-efetividade, das tecnologias utilizadas pela enfermagem, no gerenciamento das doenças, durante o processo de cuidar em saúde.

Perfil: noções de informática e de cálculos matemáticos.

Local: EEAP/HUGG/UNIRIO.

Vagas: 02.

Contato: daniel.aragao@unirio.br


Profº Carlos Magno Carvalho da Silva

Projeto: Assistência de Enfermagem à Pessoa da Terceira Idade (PAEPTI). 

Resumo: identificar os principais problemas de saúde, da população idosa, através de consultas de enfermagem; implementar estratégias, para melhoria da qualidade de vida do idoso e controle das cronicidades, como problemas oriundos da hipertensão arterial, diabetes, disfunções de cognição e memória, osteoporose e outras comorbidades, relacionadas ao envelhecimento e construir, juntamente com o idoso, estratégias educativas, para o estímulo do envelhecimento saudável. 
Está vinculado ao Programa interdisciplinar de promoção à saúde e qualidade de vida do idoso - grupo Renascer".

Perfil: bolsista de qualquer curso de graduação da UNIRIO, relacionamento interpessoal e conduta ética.

Vagas: não há limite.

Local: HUGG/UNIRIO.

Contato: demc_enfermagem@unirio.br


Profª Danielle Galdino de Paula

Projeto 1: Higienização das mãos: práticas efetivas, para o controle de infecções.

Resumo: Buscar desenvolver ações educativas, com profissionais de saúde, relativas à higienização das mãos. Relatar a experiência das autoras, na condução de atividades, em dois serviços de saúde, relativo à higienização das mãos. 

Perfil: alunos de Enfermagem.

Local: Hospital Federal da Lagoa.

Vagas: 02

 

Projeto 2: Incorporação e produção de tecnologias nos serviços de saúde (INPROTSS)

Resumo: proporcionar aos profissionais, gestores e comunidade, o embasamento e transformação de suas práticas, estruturadas a partir da problematização dos processos de saúde e de trabalho.

Perfil: alunos que estejam a partir do 3º ano do curso de graduação da UNIRIO, com interesses em temáticas relacionadas à tecnologia da saúde e do ensino.

Local: curso de graduação da UNIRIO (Enfermagem), HUGG.

Vagas: 01.

Contato: danielle.paula@unirio.br

 

Profª Drª Alcione Abreu 

Projeto: Manejo em feridas: uma integração ensino-serviço.

Resumo: Desenvolver ações de educação em saúde e promoção do auto-cuidado, prestar atendimento integral aos pacientes portadores de lesões crônicas, que são acompanhados no ambulatório de feridas e nas clínicas de internação, pela Comissão Terapêutica de Feridas.

Perfil: acadêmicos em Enfermagem, com conhecimento em informática e interesse na área, em cuidar de pessoas portadoras de lesões e orientação das famílias.

Local: Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e Hospital Universitário Gafreé Guinle (HUGG).

Vagas: 15

Contato: alcione.abreu@unirio.br


Profª Deusana Maria da Costa Machado

Projeto 1: Caracterização sistemática, tafonômica, paleoecológica e biogeográfica das associações faunísticas, betônicas, marinhas, do EO - e mesodevoniano das Bacias, Amazonas, Parnaíba e Paraná. 

Resumo: Caracterizar as várias associações fossilíferas EO a mesodevonianas do Brasil, quanto ao seus aspectos tafonômicos, sedimentológicos, paleoambientais, paleoecológicos e evolutivos, tentando identificar, quais as comunidades bentônicas marinhas, estão presentes nelas. Assim como, tenciona-se mapear no espaço e no tempo, esses eventos biológicos, com a finalidade de elaborar mapas paleogeográficos e de distribuição sedimentar; catálogos de localidades fossilíferas e sistemáticos e de apresentar um modelo evolutivo. 

Perfil: interesse em Geociências, habilidade manual para preparação de fósseis e capacidade de utilizar os programas da Microsoft.

Projeto 2: Geo-oficinas: uma proposta de difusão das Geociências.

Resumo: Elaborar e oferecer Geo-oficinas e eventos para alunos, educadores e instituições educacionais da Educação Básica (rede pública e privada), com o intuito de instigar o interesse pelas Geociências e possibilitar uma compreensão mais integrada da dinâmica do planeta Terra e das transformações por quais passou ao longo da História geológica.

Perfil: conhecimento e interesse na área de Geociências, em trabalhar com escolas de Educação Básica, habilidade em computação e confecção de material didático (atividades práticas).

Local: Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozóicas (LECP), DCN, IBIO.

Contato: deusana@unirio.br ou telefone: 2244-6629.


Paulo Cesar Barbeto Junior

Projeto: Práticas de montagem cenográfica.

Resumo: Estudos da caixa cênica e suas possibilidades de representação, de montagem e dispositivos cenográficos. Objetivos: complementar a formação do/a aluno/a, interessado/a na área de cenografia, elaborar métodos de pesquisa, pertinentes ao estudo da caixa cênica, desenvolver atividades formativas, no campo da cenografia, abrindo caminhos para que outros/as alunos/as possam se aproximar do projeto.

Local: CLA - Escola de Teatro.

Contato: 97142-7193.


Profº Fábio Veríssimo Correia

Projeto: Grupo de intervenção sintrópica.

Resumo: O tema do projeto é a conservação ambiental, visando desenvolver a consciência, através das práticas associadas à permacultura. Além, revitalizar o espaço do prédio anexo ao IBIO.

Justificativa: ampliar a percepção do cuidado, com zonas de amortecimento de unidades de conservação ambiental.

Perfil: interesse em botânica geral, sistemática, geologia, ecologia, manejo de resíduos orgânicos.

Local: sala-mestre do prédio anexo ao IBIO. Horário: 2ª/4ª/6ª, das 15 às 18h (mais 03h, para atividades complementares, como: pesquisa, levantamento de dados ou coleta de material).

Vagas: 04.

Contato: fabio.correia@unirio.br


Profª Maria Lúcia de Paula Oliveira 

Projeto: Grupo de pesquisa de filosofia do direito.

Resumo: A pesquisa objetiva discutir, a partir de um paradigma dos julgamentos da justiça política, a necessidade de avanços com novas formas de institucionalização democrática e numa rediscussão, acerca de políticas públicas, avançando-se no experimentalismo, comprometido com a efetivação  dos direitos humanos. 

Perfil: alunos de graduação e pós-graduação do CCJP.

Local: CCJP.

Vagas: 10.

Contato: malup@hotmail.com ou 99944-2554.


Profª Drª Adriana Ferreira Bonfatti

Projeto: Oficina de Teatro Circulando: ateliê de teatro para jovens com transtornos mentais.

Resumo: Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais (autistas e psicóticos), vem crescendo no meio acadêmico, tanto pela demanda da comunidade beneficiada, quanto pela manifestação, pelo interesse cada vez maior pela acessibilidade. Tem parceria com o Departamento de Psicologia da UFRJ.    

Perfil: alunos comprometidos e capazes de trabalhar a relação da arte, com saúde mental. 

Local: Desenvolvido na sala Nelly Laport, na Escola de Teatro.

Contato
: adribonfatti@gmail.com ou 99918-7118


Profª Drª Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano

Projeto 1: Geopoética do Orun do Aiyê:  a Terra que atravessa o tempo.

Resumo: O objetivo é promover uma transformação das metodologias de divulgação das Geociências da Terra, por meio da criação e apresentação das performances, baseadas nas poéticas de mitologia afro-brasileira, no empoderamento feminino e na valorização da cultura negra..

Perfil: interesse na interface entre as Artes e Ciências.

Local: IBIO (Instituto de Biociências) / UNIRIO.

 

Projeto 2: GEOTALES - Conservação do patrimônio natural por meio dos repentes da Terra.

Resumo: contribuir para a produção de diversidade e riqueza em prol do desenvolvimento sustentável, por meio de oficinas que promovem a reformulação de conceitos, revendo posturas, a fim de superar uma visão restrita de mundo e ampliar a conscientização sobre a necessidade do uso racional dos recursos naturais e da preservação do patrimônio Natural e Cultural brasileiro, de forma ampla, incluindo as manifestações culturais nordestinas.

 

Projeto 3: Geomitologia da América do Sul: as rochas contam a nossa história.

Resumo: divulgar as rochas e fósseis da América do Sul, por meio da análise e recriação de histórias, em prosa e verso, que estejam relacionadas à geodiversidade local, devido aos seus valores científico, didático, estético, cultural, turístico e histórico, divulgando conceitos das Geociências associados com a Geomitologia e a Paleontologia Cultural, por meio de performances geopoéticas, possibilitando uma vivência dos conteúdos científicos, por meio de atividades práticas, multissensoriais, interativas e lúdicas, a fim de promover a conservação do Patrimônio Natural e Cultural da América do Sul.

Vagas: 03.

Contato: luiza.ponciano@unirio.br ou 2244-6629.

Profº Domingos Sávio Ferreira de Oliveira 

Projeto: PratiCanto 1.0: Laboratório de voz, fala e canto - estudos de entoação e descrições articulatórias e acústicas da voz do ator/cantor.

Resumo: O Projeto objetiva as descrições articulatórias e acústicas da fala do ator/cantor, além de estudos da entoação e interpretação cênica. As pesquisas com laboratório de voz, fala e canto e em fonética experimental repercutirão, naturalmente, na preparação e direção vocal, de atores e cantores. 

Perfil: disponibilidade para se dedicar às tarefas, direcionadas à pesquisa, interesse sobre o tema e gostar de ler. Departamento de interpretação, Laboratório de Voz ... (LEV), disciplina voz e movimento I.

Local: CLA/UNIRIO.

Vagas: 03 alunos.

Contato: dsavio@unirio.br ou 99510-4800.


Prof. Vincenzo Cambria 

Projeto: Cultura popular e Universidade: saberes em diálogo.

Resumo: o Projeto tem por objetivo fortalecer a interação da Universidade, com os saberes da cultura popular brasileira (especialmente, mas não exclusivamente, das culturas tradicionais de matrizes afro-ameríndias), que historicamente tem sido inviabilizada, no contexto do ensino superior do país, que continua sendo fortemente eurocêntrico. No intuito de promover um diálogo, entre esses universos (que apresentam conhecimentos, práticas, formas de transmissão e epistemologias distintas), este Projeto propõe a realização de vivências (encontros, oficinas, palestras, debates, apresentações, etc), com mestres e grupos pertencentes a essas culturas (que muitas vezes, estão em situação de vulnerabilidade social) e, também, com outros pesquisadores (acadêmicos e extra acadêmicos). Essas vivências se darão, tanto no ambiente da Universidade, quanto em ambientes externos. Fio-condutor dessas vivências, será uma disciplina (teórico/prática), que reunirá um grupo de alunos e pessoas da comunidade, mais ampla, interessados em estudar essas culturas, os contextos em que estão inseridas (com suas questões históricas, sociais e econômicas), seus diversos significados e formas de transmissão. 

Perfil: boa comunicação, capacidade de manusear equipamentos de gravação (áudio e vídeo), interesse em pesquisa e prática em cultura popular.

Local: CLA/IVL/UNIRIO.

Contato: v.cambria@hotmail.com ou 2548-1584 / 98620-0642.


Profª Drª Tania Alice

Projeto: Poéticas do Cuidado: ações artísticas dos Performers sem Fronteiras.

Resumocolaborar em diversos projetos artísticos dos Performers sem Fronteiras que investigam arte/saúde, poéticas do cuidado e afeto como método, como a Fábrica de Sonhos, a Fábrica de Felicidade, entre outros. 

Perfildesejo e facilidade de trabalho em grupo, empatia e capacidade de escuta, comprometimento e responsabilidade, assiduidade e pontualidade. 

Local: UNIRIO/CLA / Cidade do RJ / meios virtuais.

Vagas: 04.

Contato: tania.alice@unirio.br
Artista-pesquisadora da Escola de Teatro, performer e terapeuta do trauma.
Coordenação geral e acadêmica.

 

Profª Simone Augusta Ribas

Projeto 1: Assistência nutricional e inserção de práticas educativas direcionadas a pacientes pediátricos e gestantes.

Resumo: Investigar a evolução nutricional e a qualidade da alimentação ofertada para prematuros até 2 anos de idade, sob a ótica do novo guia alimentar proposto pelo Ministério da Saúde.
Espera-se que se possa elucidar lacunas quanto à autorregulação da alimentação nesta fase e identificar possíveis determinantes de erros alimentares, que interfiram diretamente ou indiretamente, no estado nutricional de crianças nesta faixa etária.

Perfil: preferencialmente estudantes de Nutrição ou Enfermagem, a partir do período, com iniciativa, assiduidade e conhecimentos de informática, língua inglesa e práticas educativas.

Projeto 2Atenção integral e humanizada ao recém-nascido.

Resumo: investigar a qualidade da alimentação, ofertada para menores de 2 anos, sob a ótica do novo Guia Alimentar, proposto pelo Ministério da Saúde.

Será aplicado um questionário pré-validado, direcionado às mães, que apresentem filhos, menores de 2 anos e que não tenham passado ainda, por um serviço especializado de nutrição. Serão investigados: dados relacionados ao comportamento alimentar, nível de processamento dos alimentos, presentes na dieta da criança, como também, coletadas informações sociais e nutricionais.

Espera-se que se possa elucidar lacunas, quanto à autorregulação da alimentação, nesta fase e identificar possíveis determinantes de erros alimentares, que interfiram diretamente ou indiretamente, no estado nutricional de crianças, nesta faixa etária.

Perfil: preferencialmente estudantes de Nutrição ou Enfermagem, a partir do  período e com noções de informática.

Localsalas de espera do ambulatório de pediatria, de pelo menos 2 Hospitais Universitários (Pedro Ernesto e Gafrée Guinle).

Vagas: no máximo 02.

Contatosimone.ribas@unirio.br
Professora Adjunta Materno-Infantil
Departamento de Nutrição em Saúde Pública-DNSP


Profª
 Drª Elaine Cristina Lima

Projeto: Vegetarianismo: formando uma rede de diálogo.

Resumo: avaliar as práticas alimentares de vegetarianos; comparar os guias vegetarianos nacionais e internacionais; analisar produtos e  cardápios vegetarianos, ofertados por restaurantes comerciais, no município do RJ, visando à promoção da alimentação saudável, capaz de estimular uma alimentação vegetariana, que se baseie em alimentos in natura e, minimamente processados, locais e da época, contribuindo não só para a saúde dos consumidores, mas também, para as economias locais e para a proteção do meio ambiente.

Pré-requisito: cursar  a partir do 3º período e ter noção de informática. 

Perfil: O projeto é multiprofissional, mas a preferência são: estudantes de Nutrição e Ciências Biológicas.

Vagas: Não disponíveis no momento. 

Contatoelaine.lima@unirio.br
Coordenadora do Projeto de extensão.


Profª Drª Maria Jaqueline Elicher 

Projetos relacionados ao Grupo de Pesquisa que coordena: Turismo, Espaço e Urbanidades (GPET):

1) Turismo e as novas tecnologias da comunicação e informação - NTICs, no contexto da produção do espaço urbano

2) A produção científica em turismo e literatura no Brasil: análise das representações socioespaciais.

Resumo: investigar o estado da arte da produção científica, em Turismo e Literatura e as representações sócio-espaciais e sua inter-relação com a produção do espaço urbano, para o Turismo no Brasil. A relevância da pesquisa se dá, pelo notório crescimento da área de Turismo literário no Brasil e no mundo e sua importância no debate, sobre o fenômeno turístico e a relação com outras áreas do conhecimento. 

Perfil: interesse por Literatura e Turismo, envolvimento e iniciativa.

Local: CCH/UNIRIO - curso de Turismo.

3) Turismo científico e aos caminhos de Darwin na cidade do Rio de Janeiro.

Resumo: aprofundar um novo campo de discussão do turismo na cidade, o turismo científico e sua aplicação no estudo e planejamento de roteiros turísticos, com base nos "caminhos de Darwin", na cidade do RJ. 

Perfil: bolsistas interessados na temática do turismo, ciências e da educação.

Local: na UNIRIO, em escolas públicas do Município e em áreas atrativas da cidade, relacionadas à presença de Darwin.

Vagas: 05.

Contato: maria.elicher@unirio.br ou telefone: 2542-1050.
Diretora da Escola de Turismo da UNIRIO.
Docente e Pesquisadora do curso de Turismo da UNIRIO.

 

Profª Drª Renata Flávia Abreu da Silva 

Projetos de Extensão: (indisponíveis no momento)

1. Simulação em Saúde para o Aprimoramento Profissional de Socorristas Leigos e Profissionais de Saúde 

Resumo: Destina-se ao treinamento teórico-prático, por meio de simulação referente à parada cardíaca ,em ambientes pré e intra-unidades de saúde.

Perfil: Acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Teatro.

Local: variados.


2. Fomento à Segurança do Paciente na Atenção Primária e Hospitalar 

Resumo: Privilegia orientar pacientes e profissionais sobre as questões relacionadas aos incidentes em saúde, que gerem danos ou não e formas de minimizar os riscos. 

PerfilAcadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Locala combinar.

 

Projetos de Pesquisa: (indisponíveis no momento)

1. Qualidade, Segurança do Paciente e Gerenciamento dos Riscos Relacionados à Assistência à Saúde. 
 

ResumoAnalisar o contexto da Segurança do Paciente em instituições de saúde e como tem sido o Gerenciamento de Risco nestas unidades.

PerfilAcadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Locala combinar.


2. Simulação em saúde como metodologia ativa no Ensino e no Aprimoramento Profissional.


ResumoAnalisar o uso da simulação realística como metodologia ativa no ensino da graduação e pós-graduação na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

Perfil: Acadêmicos de Artes, Biomedicina, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Locala combinar.


3. Enfermagem em Cardiologia Clínica, Cirúrgica e de Alta Complexidade

Resumorealizar diagnósticos situacionais sobre a ocorrência da Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente cardiopata; analisar e gerar estudos, na área clínica-cirúrgica de cardiologia, com foco na segurança do paciente, de forma a contribuir na geração de evidências científicas, para a assistência de enfermagem e discutir a Segurança do Paciente ao paciente cardiopata e descrever suas implicações, para a assistência de enfermagem. 

Perfil: discentes de Enfermagem e Medicina.

LocalA coleta de dados associada ao projeto se dará de forma presencial no ambulatório de cardiologia do HUGG.

Contatorenata.f.silva@unirio.br

Profª Adjunta do DEMC/EEAP/UNIRIO.

 
Profª Drª Luciana R. T. Manhães

Projeto 1: NutriAção – Projeto de incentivo à Nutrição e Alimentação Saudável nas Comunidades.

Resumo: O projeto objetiva tratar a temática "educação nutricional e alimentar" para crianças na idade pré-escolar e com responsáveis pelas escolhas e ofertas alimentares, dessas crianças, a fim de se obter promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Perfil
: Bolsistas de Nutrição, a partir do 3º período.

Local: zona oeste e on-line .

Vagas: indefinidas.

Projeto 2: Desenvolvimento de preparações dietéticas aplicadas a dietas para fins especiais

Perfil: ter cursado a disciplina de Técnica dietética II, noção de informática e língua inglesa.

Local: Unirio - Campus Urca.

Vagas: 02.



Profª Drª Giane Moliari Amaral Serra
 
Projeto: Criação da "Sala de memória e história da Escola de Nutrição"
 
DescriçãoFazer desse espaço, um Centro de Referência para pesquisadores da área de História, especificamente os que pesquisam a História da alimentação e Nutrição no Brasil.
O objetivo não é somente ser um espaço de exposição do acervo histórico, de mobiliário, de utensílios, etc, que possuímos, mas tornar este acervo disponível para consultas internas e externas a UNIRIO.

Perfil: Bolsistas BIA que tenham perfil para trabalhar neste projeto, dos cursos de: Museologia, História e Arquivologia.

Local: Escola de Nutrição.
ContatoProfessora Giane Moliari - Diretora da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).


Profº Rossandro Ramos


Projeto: Em busca do Sentido do Trabalho: Identificando a Racionalidade Substantiva em setores da UNIRIO. 

Resumo: Desenvolver análise e apresentar propostas de melhorias, visando o aumento do sentido do trabalho.

Perfil: preferencialmente alunos do curso de Administração, com conhecimento de ferramentas Office e que tenham sido aprovados em Teoria Geral da Administração.

Local: CCJP/EAP/Dept° de Estratégia da Gestão. 
Vagas: 02 (duas). 

 

Profª Helena Cunha de Uzeda  

Projeto: Design de exposições: suas relações de influência na percepção do acervo pelo público e na comunicação do discurso expositivo.

Resumo: desenvolver uma pesquisa sobre os critérios técnicos específicos à comunicação nas exposições, verificando sua eficácia na percepção do público, inicialmente analisando: design de iluminação, disposição dos objetos no espaço e uso de mídias eletrônicas e dar sequência à pesquisa "determinação das densidades adequadas dos objetos expostos nas exposições Museológicas"; analisar e sistematizar informações dos manuais sobre  desenvolvimento de exposições museológicas, especialmente no uso de elementos constitutivos da exposição.

Perfil: habilidade com informática, organização, compromisso e capacidade de se expressar com o público.

Local: desenvolvido nas exposições curriculares da UNIRIO.

Contatohelenauzeda@terra.com.br ou 99925-2228.

 

Profª Marilia Amaral Mendes Alves

1) Projeto de Extensão: Biblioterapia em Estudo.
Perfil: alunos com experiência em Blog e que queiram participar na divulgação e formação de uma rede nacional, dando seguimento ao Biblioterapia em Rede. 

2) Disciplina Organização e Administração de Bibliotecas
Objetivos: apoio na organização e preparo das aulas, acompanhamento da disciplina.

Local: Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos (DEPB) da Escola de Biblioteconomia.

Contato: (21) 2542-1118 / marilia.alves@unirio.br



Profª Drª Adriana Lemos

Projeto 1: Alimentação de bancos de dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Enfermagem.
 
Perfil: preferencialmente estudantes do curso de Enfermagem, com conhecimento de Windows, Excel e Power point.

 

Projeto 2: Estudo dos egressos no Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem.

Perfil: iniciativa, compromisso, pensamento crítico, conhecimento de Excel. 

Projeto 3: Práticas educativas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva na Estratégia Saúde da Família.

Resumo: estimular a integração ensino, serviço, comunidade, com enfoque na interdisciplinaridade; promover reflexão sobre educação e promoção da saúde, como elemento essencial para a prática profissional e elemento essencial de construção da cidadania e transformação social; realizar práticas educativas em saúde, para a promoção dos direitos humanos sexuais e reprodutivos e seus temas afins. 

Perfil: alunos da Enfermagem, Medicina ou Nutrição, proativos e criativos, para planejamento e desenvolvimento de atividades educativas em saúde.

Local: CMS/Est. Manoel José Ferreira.   

Vagas: 02 (Enfermagem, Teatro), preferencialmente.

Contatoadrianalemos@unirio.br ou sala 201 da Escola de Enfermagem.

 

Prof. Dr. Fernando Ariani

Projeto de extensão: Canto Com-Junto e seus Piqueniques Musicais.

Resumo: uma prática interdisciplinar acolhedora, inclusiva e aberta a qualquer pessoa, com interesse em descobrir e desenvolver seus potenciais musicais, artísticos e socioafetivos em um ambiente acolhedor, sem qualquer tipo de seleção além do simples desejo de OBSERVAR, IMITAR ou CRIAR ALGO em COM-JUNTO. De viés transdisciplinar – a depender apenas do interesse de pesquisadores de quaisquer áreas em dialogar com o projeto – a proposta se baseia na metodologia participativa dos “Piqueniques Musicais em Com-Junto” proposta por seu coordenador (mais detalhes em: https://www.facebook.com/canto.com.junto).

Objetivosestimular e realizar os potenciais musicais, artísticos, expressivas e socioafetivos dos participantes mediante encontros semanais regulares, oficinas e eventos públicos – "Piqueniques Musicais" – envolvendo como força motriz a prática musical, independentemente de sua experiência anterior. Por seu caráter transdisciplinar, o projeto está sempre aberto a contribuições de qualquer espécie, tendo construído seus resultados – já há mais de 12 anos – justamente a partir dessas contribuições, incorporando-as sempre que possível em seu repertório, como por exemplo: novas melodias, textos, cenografia, programação visual, adereços, figurinos, movimentações cênicas, piqueniques [literalmente] gastronômicos etc…

Perfil: gostar de gente, de música, de arte e ter espírito colaborativo! Embora não seja imprescindível, alunos que já possuam alguma experiência prática no campo da música, tecnologia audiovisual (gravação, edição e finalização) e/ou na produção de eventos, poderão ser aceitos como bolsistas.

Mais detalhes sobre o projeto também podem ser verificados em: https://www.facebook.com/canto.com.junto http://www.artes.uff.br/uso-improprio/publicacoes/territorios-hibridos-2.pdf ("Territórios Híbridos" publicado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/UFF, págs. 39-56) 

Profª Drª Alessandra da Silva Pereira
Projeto 1: Ensino em Nutrição e Dietética II.
Projeto 2: Caracterização do perfil dos usuários e consumo de suplementos entre os praticantes de atividade física em academias de ginástica no município do Rio de Janeiro. 
Resumocaracterizar o perfil de consumidores de suplementos nas academias do município do Rio de Janeiro. 

Materiais e métodos: estudo de campo, transversal, observacional a ser realizado em academias, localizadas em diferentes bairros do município do Rio de Janeiro, com indivíduos acima de 18 anos, praticantes de atividade física regular.

Perfil: estudantes de Nutrição, com disponibilidade, pró-atividade e habilidade para trabalhar em grupo.

Local: Durante a pandemia, será remoto (revisão de literatura, coleta de dados, construção e análise de banco de dados e escrita de resumos científicos). Após, nas academias e na Escola de Nutrição.

Vagas
: disponíveis.

Contato
aspnutri@gmail.com
 

Regiane Cristina Lopes da Silva (Bibliotecária)
Projeto 1: UNIRIO de leitores.

Resumo: Incentivar a leitura, como uma atividade prazerosa, entre os jovens leitores, através de ações expositivas e lúdicas, que atinjam tanto à comunidade acadêmica, quanto o público externo.

O programa “Incentivo ao Hábito de Leitura entre Jovens Leitores” recebeu novas práticas, que dinamizaram as atividades de leitura, bem antes da pandemia. Além da Hora do Conto, há outros encontros narrativos como: os Clubes de Leitura, Rodas de Conversa, Rodas de Leitura, Leituras Dramatizadas, Saraus Poéticos, Tertúlias Literárias, além das oficinas literárias de dobraduras de papel, pintura, etc.

Perfil: estudantes de Artes Cênicas, Biblioteconomia ou Pedagogia, que gostem de trabalhar com o público infantojuvenil, sejam leitores,  criativos, proativos, automotivados e tenham espírito de equipe. 

Local: Biblioteca Infantojuvenil da UNIRIO.

Vagas: 04, sendo 02 (turno manhã) e 02 (turno da tarde).
 
Projeto 2: Contação de Histórias, Círculo de Leitura, Rodas de Leitura, Rodas de Conversa na Biblioteca Infantojuvenil da UNIRIO.


Perfil
: estudantes de Licenciatura em Artes Cênicas, que gostem de trabalhar com público infantojuvenil, sejam leitores, tenham espírito de equipe, proatividade, criatividade e automotivação.

Vagas: 1 (uma) para turno da manhã (9-12h), segunda, terça, quinta e sexta e 2 (duas) para turno da tarde (13-16h), segunda, terça, quarta e sexta.

Contato: 2542-1586.

Profº Antonio Rodrigues de Andrade

Projeto 1: Análise Organizacional no HUGG.

Resumo: Desenvolver análise e apresentar propostas de melhorias, visando o aumento da qualidade e da produtividade dos serviços do HUGG.

Perfil: preferencialmente alunos do curso de Administração, com conhecimento de ferramentas Office.

Local: HUGG.
Vagas: 02 (duas).

Projeto 2: Análise Organizacional na PROGEPE.

Resumo: Desenvolver análise e apresentar propostas de melhorias, visando o aumento da qualidade e da produtividade dos serviços da PROGEPE.

Perfil: preferencialmente alunos do curso de Administração, com conhecimento de ferramentas Office.

Local: PROGEPE.

Vagas: 03 (três).

Projeto 3: Escritório de Processos.

Resumo: Identificar, mapear e redigir os procedimentos desenvolvidos no Órgão e ter como resultado, um Manual de Procedimentos. A primeira ação/projeto a ser desenvolvida é na própria UNIRIO, realizada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 


Projeto 4
: Empresa Júnior - estratégia para a qualificação profissional e desenvolvimento da cidadania.

Resumo: identificar, descrever e desenvolver processos de capacitação do jovem empreendedor (Empresa Júnior/estágiários/empreendedor universitário) e a efetividade dos resultados dos mestrados para a sociedade fluminense.

Local: RJ.

Contato: antonio.andrade@unirio.br

 

Profª Tania Valente

Projeto: Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Saúde.

Descrição: apoio nas atividades realizadas por este grupo de pesquisa.

Perfil: estudante de qualquer curso, com domínio do pacote office, leitura em inglês nível intermediário ou avançado, compromisso real de dedicar 12 horas semanais às atividades.

Local: IB/Departamento de Saúde Coletiva.

Contatovalenteunirio@gmail.com

 

Profª Almerinda Moreira

Projeto: Divulgação e memória da EEAP.

Perfil: preferencialmente estudantes dos cursos de informática.

Contatoccbs_enfermagem@unirio.br  ou 2542-6404 .

 

Profº Jair Martins de Miranda

Projeto 1: Apoteose 40 anos.

Resumo: criar um grande acervo de fotos digitais, que retratem a memória afetiva e coletiva dos 40 anos do sambódromo, para as futuras gerações, pesquisas e exposições.

Perfil: bolsistas para redação de textos e impulsionamento de postagens em redes sociais, criação de artes para instagram, registro de entrevistas em vídeos, gestão de repositório digital e apoio à organização de eventos.

Local: LABOCAD - CCH/Unirio.

Projeto 2: Portal do Carnaval.

Descrição:  pesquisa de campo e produção de conteúdo.

Perfil: estudantes dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, História, Música, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, serão priorizados.

Vagas: não informadas.

Contatojairmm@unirio.br .


Profª Roberta Lourenço Ziolli

Projeto: Espaço Semear Biblioteca

Resumo: um projeto transdisciplinar, que estudantes de qualquer curso podem participar.

Perfil: bolsistas com comprometimento, assiduidade, pontualidade e pró-atividade.

Local: Ilha Primeira, Itanhangá.

Contato:  robertaziolli@gmail.com

 

Projeto “Trabalhador em Foco”.

Descrição: construir estratégias que propiciem espaços nos quais os servidores da instituição possam discutir e refletir sobre seus próprios processos de trabalho, incentivando-os a construir ferramentas autônomas de melhorias. Para tanto as frentes de trabalho do projeto preveem a realização de esquetes teatrais e outras atividades lúdicas e pedagógicas.

Perfil: estudantes dos cursos  de Pedagogia (a partir do 4º período)  Licenciatura em Teatro.

Contato:  drh_servicosocial@unirio.br ou 2542-5523.
Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho -(SAAPT/PROGEPE).

Profº Celso Sanchez 

Projeto: Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR).

Descrição:  pesquisar a importância e as especificidades da educação ambiental, no contexto latino-americano, articulando pesquisa, ensino e extensão em torno da temática. Atualmente, o projeto promove periodicamente dois eventos: "Diálogos desde el Sur" e o " Fórum de Pesquisa em Educação Ambiental Crítica".

Perfil: estudantes de qualquer área de formação.

Vagas: 02.

Contato: celsosanchez@unirio.br (Orientador)


Profº Carlos Roberto Lyra da Silva

Projeto: Revista de Pesquisa Cuidado é fundamental (Online)

Resumo: Revista editada pelos três programas Stricto Senso da Escola de Enfermagem, cujo objetivo é a publicação de resultados de pesquisa, na área de saúde e áreas afins.

Perfil: bolsistas com conhecimento básico em informática, interesse em aprender coisas novas, organização, compromisso e bom relacionamento pessoal. 

Local: EEAP (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto)/UNIRIO.

Contatocarlos.lyra@unirio.br

Prof.ª Ana Maria da Silva Vasconcelos

Projeto 1: Juntos contra a hipertensão. 

Resumo: alertar sobre as consequências da hipertensão arterial e orientar sobre as medidas preventivas, necessárias para combatê-la, bem como, incentivar as mudanças no estilo de vida.

Projeto 2Educar para prevenir.

Resumo: orientar a população infantil, a adotar hábitos de vida saudáveis (alimentação, exercícios, não utilização de bebidas alcoólicas em excesso, de fumo etc), a fim de se tornarem adultos mais saudáveis.

Perfil: preferencialmente discentes da área de Saúde, com noções básicas de informática e apto a verificar a pressão arterial.

Local: Instituto Biomédico e redes sociais.

Vagas: variáveis, em função das atividades a serem realizadas no ano em curso.

Contato:  anamariavasconcelos@uol.com.br (Orientadora).

 

Profª Marília Amaral

Atualmente possui dois projetos relacionados com as disciplinas:

- A teoria e a prática de Estudos de usuários e A Ética e os dilemas profissionais dos profissionais da Informação

Requisitos: saber lidar com o Office, Facebook, e outros recursos online; gostar de ler, fichar, resumir e apresentar textos (Power Point).

Contato:  cesbib@unirio.br


Listamos ainda, alguns professores e técnicos administrativos, que possuem bolsistas de incentivo acadêmico, em seus quadros: 

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ROSSANDRO RAMOS


ARQUIVOLOGIA

JOÃO MARCUS FIGUEIREDO ASSIS

ANGELA MARIA SOUZA MARTINS

 

ARTES CÊNICAS

ANA LÚCIA MARTINS SOARES (ANA ACHCAR)

CHRISTINA STREVA

HELENA CUNHA DE LIZEDA

JANE CELESTE GUBERFAIN

JOANA RIBEIRO DA SILVA TAVARES

LAURA OLIVEIRA MOREIRA

MARIA ENAMAR RAMOS

MARINA HENRIQUES COUTINHO

PAULO RICARDO

RUBENS LIMA JÚNIOR

TERESA CRISTINA PAMPLONA

VIVIANE BECKER

ZECA LIGIÉRO

 

BIBLIOTECONOMIA

ANA CAROLINA COSTA DE CARVALHO PETRONE

CARMEN IRENE CORREIA DE OLIVEIRA

CARLOS ROBERTO L. DA SILVA

DENISE TELLES NASCIMENTO HOFSTRA

GUSTAVO SILVA SALDANHA

LAFFAYETE DE S. ALVARES JR.

LUÍSA FONTES STAIB

MARCOS LUIZ CAVALCANTI DE MIRANDA

MARILIA AMARAL MENDES ALVES

SIMONE DA ROCHA WEITZEL

TERESA CRISTINA

 

BIOMEDICINA

ANA PAULA MACHADO DA  ROCHA

CARMEN LUCIA ANTÃO PAIVA

EDWIN GONZALO AZERO ROJAS

FABIANO SALGUEIRO

JAIME SILVA DE LIMA

VALÉRIA MAGALHÃES AGUIAR

 

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

MARIA LÚCIA LORINI

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANNA CRISTINA NEVES BORGES

CARLOS HENRIQUE SOARES CAETANO

CELSO SANCHEZ

CHRISTINA WYSS CASTELO BRANCO

LAZARO LAUT

MARIA CÉLIA ELIAS SENRA

RODRIGO RIBEIRO TARJANO LEO

VALÉRIA MAGALHÃES AGUIAR

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA            

CAMILA MAISTRO PATREZE

 

CIÊNCIA POLÍTICA
ENARA ECHART MUÑOZ

 

CIÊNCIAS SOCIAIS (Administração)
ANTÔNIO RODRIGUES DE ANDRADE

 

DIREITO 

JADIR ANUNCIAÇÃO DE BRITO

 

ENFERMAGEM

ANA TERESA NOGUEIRA DUMANS

ANGELA MARIA LA CAVA

FERNANDO PORTO

LUIZ HENRIQUE PEREIRA ALVES

MARIA DO CARMO FERREIRA

RENATA FLÁVIA ABREU DA SILVA

ROSANE MELLO

SONIA REGINA DE SOUZA MIDDLETON

TÂNIA CRISTINA DE OLIVEIRA VALENTE

WELLINGTON MENDONÇA DE AMORIM

 

FILOSOFIA

PAULA FERNANDES LOPES

PEDRO ROCHA DE OLIVEIRA

ROSANA SUAREZ

VALÉRIA CRISTINA WILKE

 

HISTÓRIA

ANITA CORREIA LIMA DE ALMEIDA

CARLO MAURIZIO ROMANI

EDGARD LEITE FERREIRA NETO

JULIANA BASTOS MARQUES

LÚCIA GRINBERG

MARCELO DE SOUZA MAGALHÃES

PAULO ANDRÉ LEIKA PARENTE

PEDRO ROCHA DE OLIVEIRA

 

LETRAS

MANOEL RICARDO DE LIMA

 

MATEMÁTICA

LEONARDO TADEU S MARTINS

 

MEDICINA

ANA MARIA DA SILVA VASCONCELOS

CLÁUDIA SOARES S. LESSA

HELIOMAR DE AZEVEDO VALLE

LUIZ HENRIQUE PEREIRA ALVES

MARCELO COSTA VELHO

MARIA LÚCIA ELIAS PIRES

SONIA REGINA DE SOUZA MIDDLETON

TÂNIA CRISTINA DE OLIVEIRA VALENTE

 

MUSEOLOGIA

IVAN COELHO DE SÁ

JOSÉ MAURO MATHEUS LOUREIRO

JÚNIA G. C. GUIMARÃES E SILVA

LUDMILA MOREIRA LIMA

MARIO DE SOUZA CHAGAS

VIVIANE BECKER

 

MÚSICA

CANDIDA BORGES

ELIANE ALVES DE MEDEIROS

HAROLDO MAURO JUNIOR

LUIS CARLOS JUSTI

NICOLAU BARROS

PEDRO DE MOURA ARAGÃO

ROBERTO JOSÉ GNATTALI

SAMMY FUKS

SERGIO AZRA BARREMECHEA

SILVIA GARCIA SOBREIRA

 

NUTRIÇÃO

ALESSANDRA DA SILVA PEREIRA

ALEXANDRE GONÇALVES SOARES

ANA MARIA DA SILVA VASCONCELOS

ANA PAULA FERNANDES GOMES

ANDERSON JUNGER TEODORO

CARMEN SOARES DE MEIRELLES SARAMAGO

CRISTIANE DE OLIVEIRA NOVAES

ELKA CARVALHO

ELLEN MAYRA DA SILVA MENEZES

JÚNIA G. C. GUIMARÃES E SILVA

LUCÍLIA DA GLÓRIA AFONSO CALDAS

LUIZ HENRIQUE PEREIRA ALVES

MARCELO CASTANHEIRA FERREIRA

MARCUS VINICIUS MINUCCI

MARIA LÚCIA TEIXEIRA POLÔNIO

PAULO AZIZI

PAULO SÉRGIO MARCELLINI

RINALDINI C. PHIILIPPO TANCREDI

SANDRA MARIA MENDES RODRIGUES PEREIRA

ULISSES CERQUEIRA

 

PEDAGOGIA

ADRIANNE OGÊDA GUEDES

ALEXANDRE CARVALHO

ANGELA MARIA SOUZA MARTINS

BAPTISTE NOEL AUGUSTE GRASSET

CLAUDIA MIRANDA

DALTON JOSÉ ALVES

ELISANGELA DA SILVA BERNARDO

GUARACIRA GOUVÊA DE SOUSA

JANAINA BILATE

JANE CELESTE GUBERFAIN

LÉA TIRIBA

LUCIA HELENA PRALON DE SOUZA

MÁRCIO BERBAT

NAILDA MARINHO BONATO

SANDRA ALBERNAZ DE MEDEIROS

VERA REGINA LOUREIRO SILVA

 

SERVIÇO SOCIAL

ALEXANDRE MAGNO

JANAINA BILATE MARTINS

LOBELIA DA SILVA FACEIRA

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ALMERINDA MOREIRA

ANDERSON TEODORO

HELOISA HELENA B. Q. GONÇALVES

MORGANA CARMEM DINIZ

 

TURISMO

CAMILA MORAES

LUDMILA MOREIRA LIMA

MARIA ANITA BUTHOD

MARIA JAQUELINE ELICHER

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
Quantitativo de Bolsas

> Quantidade total de bolsas/auxílios 2024:

Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA): 422

Auxílio Alimentação (AA): 750

Auxílio Moradia (AM): 100

> Vagas ocupadas na folha de pagamento referente a MAIO/2024:

Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA): 412

Auxílio Alimentação (AA): 915

Auxílio Moradia (AM): 77

* Vagas disponíveis serão preenchidas nas próximas seleções.

_____________________

Atenção:

* Os créditos de bolsa ocorrem por mês vencido (exemplo: abril é pago em maio, agosto é pago em setembro, etc.).

* Excepcionalmente, o crédito de dezembro é antecipado para o próprio mês.

* Em janeiro não há pagamento de bolsa.

* O crédito de janeiro ocorre em fevereiro, seguindo-se a regra do mês vencido (mês seguinte).

Notícias
CARDÁPIO DO RESTAURANTE ESCOLA: 15/07 a 19/07/2024 12/07/2024
PRAE DIVULGA O RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2024.1 12/07/2024
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção do Auxílio-moradia 2024.1 27/06/2024
PRAE informa abertura do Edital do Auxílio Moradia 2024.1 23/05/2024
PRAE divulga o Resultado Final da seleção para o Auxílio-Alimentação 2024.1 15/05/2024
Restaurante Escola terá seus horários alterados durante a greve docente, a partir de 06/05/24. Confira! 06/05/2024
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção do Auxílio-Alimentação 2024.1 26/04/2024
PRAE anuncia edital para o Auxílio Alimentação 2024.1 25/03/2024
PRAE divulga o Resultado Final da seleção para a Bolsa de Incentivo Acadêmico 2024.1 20/03/2024
Resultado Final do Edital Bia 2024.1 Adiado 15/03/2024
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção para Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) 2024.1 29/02/2024
PRAE divulga edital para Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) 2024.1 01/02/2024
PRAE comunica Lista Extraordinária de estudantes convocados para o AA 2023.2 27/11/2023
PRAE comunica novo prazo para assinatura do termo de compromisso do Edital AA 2023.2 23/11/2023
PRAE divulga o Resultado Final da seleção para o Auxílio Alimentação 2023.2 14/11/2023
PRAE INFORMA PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA OS PEDIDOS DE RECURSO DO EDITAL DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO 2023.2 03/11/2023
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção do Auxílio Alimentação 2023.2 30/10/2023
PRAE DIVULGA O RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO MORADIA 2023.2 11/10/2023
PRAE anuncia edital para o Auxílio Alimentação 2023.2 05/10/2023
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção do Auxílio Moradia 2023.2 27/09/2023
PRAE divulga o Resultado Final da seleção para a Bolsa de Incentivo Acadêmico 2023.2 11/09/2023
PRAE informa abertura do Edital do Auxílio Moradia 2023.2 06/09/2023
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção da Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) 2023.2 24/08/2023
PRAE divulga resultado da Bolsa Permanência do MEC 2023 15/08/2023
Participe da Pesquisa de Satisfação do serviço do Restaurante Escola (RE) 14/08/2023
SEPSI e SEPED convidam para Encontro Mensal remoto - 15/08/23 09/08/2023
Inscrições abertas para a 4ª. edição do Conversas Nutritivas: de 28 a 31/07/23 28/07/2023
Restaurante Escola suspenderá seus serviços de 31/07 a 11/08/2023 para manutenções 26/07/2023
PRAE divulga edital para a Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) 2023.2 24/07/2023
SEPED convida para a Oficina Pedagógica: "Escrita Acadêmica em Foco: Desenvolvendo a comunicação científica" 21/07/2023
Atenção: funcionamento do RE - 24/07/23 - Copa do mundo de futebol feminino 20/07/2023
PRAE DIVULGA O RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO MORADIA 2023.1 13/07/2023
PRAE divulga o Resultado Preliminar da seleção do Auxílio Moradia 2023.1 29/06/2023
PRAE informa prorrogação do período de inscrição do Programa Bolsa Permanência 27/06/2023
PRAE informa: Inscrições para cadastramento no Programa Bolsa Permanência do MEC 02/06/2023
PRAE publica Relatório de Gestão referente ao período de 2019/Junho a 2023/Maio 02/06/2023
ATENÇÃO: O FUNCIONAMENTO DO JANTAR NO RE SERÁ NORMAL - 26/05/23 26/05/2023
ATENÇÃO: ALMOÇO TERÁ INÍCIO ÀS 12H, por problemas no abastecimento de água, dia 26/05 26/05/2023
PRAE informa abertura do Edital do Auxílio Moradia 2023.1 24/05/2023
SEPED convida para a oficina pedagógica: Ligado na Biblioteca Central da UNIRIO 24/05/2023