Passe Livre Universitário
O que é o passe livre universitário?
É a concessão de créditos de viagens em transportes públicos municipais (ônibus municipais, VLT e BRT) para estudantes de graduação. São concedidos créditos mensais correspondentes a 76 viagens, sendo permitido realizar até 4 viagens diárias, incluindo finais de semana e feriados.
Quem tem direito ao passe livre?
- Estudantes de graduação que ingressaram em vagas reservadas (cotistas);
- Estudantes de graduação que tenham renda familiar até 1 salário mínimo per capita (hipossuficientes), mesmo que não tenham ingressado em vagas reservadas (cotas).
Como adquirir o cartão de gratuidade?
É necessário realizar pré-cadastro no site da empresa, em seguida agendar atendimento e comparecer na data e horário agendados levando a documentação exigida, de acordo com o seu perfil.
Documentos exigidos para estudantes cotistas:
1. Documento de identificação oficial com foto e CPF originais;
2. Declaração por escrito da instituição, com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:
- Identificação do aluno na condição de bolsista ProUni ou cotista;
- Endereço residencial;
- Nome do curso de graduação;
- Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;
- Data prevista para conclusão;
- Modalidade de ensino.
3. Comprovante de residência original, com data de emissão inferior a 90 dias, em nome do universitário. Caso não possua, é aceito o comprovante em nome de um dos componentes da unidade familiar, que deve ser apresentado junto com a declaração de residência conjunta e o documento oficial com foto do titular do comprovante de residência.
A declaração (item 2 do rol de documentos) deve ser solicitada à Secretaria da Escola, Faculdade ou Instituto à qual a/o estudante está vinculada/o.
Clique aqui e leia as orientações detalhadas para adquirir o cartão.
Atenção! Não empreste o seu cartão de gratuidade, pois ele deve ser utilizado somente por você.
A empresa responsável pela bilhetagem eletrônica nos transportes públicos realiza controle biométrico por reconhecimento facial das/os usuárias/os com direito à gratuidade.
Caso o sistema não reconheça a/o usuária/o, aparecerá no validador a mensagem "recadastre-se". A partir desse aviso, é concedido o prazo de um dia útil para que a/o estudante compareça até uma loja RioCard Mais para se recadastrar. Caso contrário, o cartão poderá ser bloqueado.
Renovação automática para cotistas:
A universidade, semestralmente, envia à empresa responsável pela bilhetagem eletrônica os dados das/os estudantes cotistas que estão com a matrícula regular para renovação do direito à gratuidade.
A partir de março de 2024, a Coordenadoria de Políticas Estudantis/PRAE ficará responsável pelo envio dos dados dos discentes cotistas à empresa para renovação do benefício.
Renovação da gratuidade para hipossuficientes:
Estudantes que não ingressaram em vagas reservadas (cotas) e obtiveram a gratuidade por hipossuficiência devem comparecer a uma loja RioCard Mais periodicamente para solicitar a renovação do benefício.
Consulta de benefício:
Cartão bloqueado ou cancelado:
O motivo mais comum para bloqueios ou cancelamentos do cartão é o não reconhecimento da/o usuária/o pelo sistema de controle biométrico. Veja, abaixo, quais as medidas tomadas pela empresa caso a/o usuária/o não seja reconhecida/o:
Ordem da Ocorrência | Sanções |
1ª ocorrência | Notificação através do validador: "recadastre-se". A partir desse aviso, é concedido o prazo de um dia útil para que a/o estudante compareça até uma loja RioCard Mais para se recadastrar. Caso contrário, o cartão poderá ser bloqueado. |
2ª ocorrência |
Suspensão imediata de até 30 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: (21) 2127-4000 ou pelo site. |
3ª ocorrência |
Suspensão imediata de até 90 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: (21) 2127-4000 ou pelo site. |
4ª ocorrência |
Suspensão imediata de até 180 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: (21) 2127-4000 ou pelo site. |
5ª ocorrência |
A Riocard Mais abrirá um processo administrativo junto ao concessor do beneficio, que julgará a viabilidade da reativação do cartão. |
Para outros esclarecimentos, entre em contato: passelivre.prae@unirio.br