Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura Teatral | Neoclássico

Arquitetura Teatral | Neoclássico

Voltar ao menu anterior

....................................................................................................................................................................

Teatro Artur Azevedo

Local: São Luiz do Maranhão, Brasil
Data: Inaugurado em 1º de junho de 1817. Reconstruído parcialmente em 1989 pelo IPHAN. 
Foto: Foto Raylson da Conceição, 2023.

Obs - Com características neoclássicas, colunas coríntias e balcões em formato de ferradura, inicialmente teve o nome de Teatro União e capacidade para 756 espectadores. Em 1852 passou a se chamar Teatro São Luiz e, na década de 1920, ganhou o nome de Artur Azevedo, dramaturgo maranhense. Adaptado como cinema, sofreu muitas descaracterizações exceto quanto à fachada original, tendo sido reconstruído de acordo como o projeto do IPHAN, em 1989, tendo sido realizada pesquisa histórica para reconstruir os detalhes originais.

Disponíveis 7 fotos do teatro.

....................................................................................................................................................................

Teatro de Solis

Local: Montevideo, Uruguai
Data: Projeto de 1840, inaugurado em 1856. Corpos laterais construídos entre 1869 e 1874.
Arquiteto: Carlo Zucchi (corpos laterais projetados por Victor Rabu)

Obs - Capacidade da sala: 1200 lugares.
Platéia em ferradura com 5 níveis: palco bajo, tertúlia baja, tertúlia alta, casuela e paraíso.

Disponíveis 8 fotos do teatro.

....................................................................................................................................................................

Fig 1 - Opera do Estado_ Praga_20230616_125606.jpg

Ópera Estatal de Praga

Local: Praga (República Tcheca)
Data: 1888
Arquiteto: Ferdinand Fellner

Obs - Era originalmente chamada de Teatro Alemão. O Deutscher Theatreverein foi inaugurado em 1888 com projeto foi elaborado pela empresa vienense Fellner & Helmer, com a colaboração de Karl Hasenaue e do tcheco Alfons Wertmuller. O interior é neorrococó. 

Disponíveis 2 fotos do teatro.

....................................................................................................................................................................

Fig 01- La Fenice- outra imagem boca de cena.png

Teatro La Fenice

Local: Veneza (Itália)
Data: 1792
Arquitetos: Giannantonio Selva (1792), Tommaso e Gian Battista Meduna (1837), Aldo Rossi (2003)

Obs - Inaugurado em 1792 com projeto de Giannantonio Selva, foi destruído por um incêndio e reconstruído por Tommaso e Gian Battista Meduna em 1837, segundo o projeto original. Em 1996, o teatro foi destruído por uma pane elétrica, tendo sido reinaugurado em 2003, com projeto de restauro de Aldo Rossi. 

Disponíveis 2 fotos do teatro.

....................................................................................................................................................................

 

1

Théâtre de l'Odéon (Théâtre de l'Europe)

Local: Paris (França)
Data: 1782
Autores: Charles de Wailly e Marie-Joseph Peyre
Obs - Construído originalmente para abrigar a Comédie-Française, é hoje um dos seis teatros nacionais da França.
Disponíveis 2 fotos do teatro.

....................................................................................................................................................................

Konserthaus Berlin (antigo Schauspielhaus)

Local: Berlin (Alemanha)
Data: 1819-1821
Autor: Karl Friedrich Shinkel
Obs - A Casa de Ópera de Berlin é o edifício central da famosa Gendarmenmarkt, conjunto arquitetônico neoclássico da capital alemã.

....................................................................................................................................................................

1

Teatro da Paz

Local: Belém / PA
Data: 1868-1874
Autor: Tibúrcio Pereira Magalhães
Disponíveis 10 fotos do teatro.                                                                                                                                                             .

....................................................................................................................................................................