Escola de Educação
Instruções Atividades Complementares Periodo Emergencial Final.pdf
—
Documento PDF,
514 KB (526622 bytes)
Cronograma - 2020.2 - Pedagogia Vespertino - 10.03.2021.docx.pdf
—
Documento PDF,
179 KB (184066 bytes)
Cronograma - 2020.2 - Pedagogia Noturno - 10.03.2021.docx.pdf
—
Documento PDF,
154 KB (158097 bytes)
Ficha de Aproveitamento de Disciplina_preenchidas.doc
—
Documento do Microsoft Word,
163 KB (167424 bytes)
PORTARIA PROGEPE Nº 355 DE 16 DE ABRIL DE 2021
SUSPENSÃO do Concurso Portaria 355.pdf
—
Documento PDF,
44 KB (45831 bytes)
Galeria das direções
Nossas diretoras e diretores
[em construção]
Rosa Maria Niderauer Tavares Cavalcanti
Malvina Tania Tuttman
Janete de Oliveira Elias
Dayse Martins Hora (2000-2002)
Luiz Eduardo Marques da Silva (2002-2003)
Maria Amélia Gomes de Souza Reis (2003-2004)
Maria Elena Viana Souza (2004-2005)
Nilci da Silva Guimarães (2005)
Mônica de Almeida Duarte (2005)
Janaína Specht da Silva Menezes (2005-2013)
Sandra Albernaz de Medeiros (2013-2017)
José Damiro de Moraes (2017-2021)
Andréa Rosana Fetzner (atual)
Horários de Disciplinas - 2022.1
ATENÇÃO CALOUROS: os estudantes ingressantes são matriculados diretamente pela secretaria em todas as 6 disciplinas do 1º período.
Estudantes,
A seguir nossa previsão de oferta em 2022.1.
Bem-vindos ao retorno presencial, que consigamos encaminhar este semestre com prudência, cuidados com a vida, retomada das turmas presenciais e diálogos presenciais! Aos que ficaram afastados durante a pandemia, bom retorno! Aos que nos acompanharam por meio virtual, participando das aulas remotas, aprendendo a trabalhar com as tecnologias na educação, realizando estudos individuais e em grupo por meio virtual, finalmente, agora vamos para uma nova etapa, retornando à presencialidade, mas sem perder o que aprendemos a um custo tão dolorido decorrente da Covid-19 e de tantas carências (de ações e de juízo) que levaram a morte tantas pessoas em nosso país.
Considerando o retorno à presencialidade na Unirio, estamos organizando o semestre de forma que possamos incorporar as aprendizagens que realizamos durante a pandemia, com as experiências que romperam com a “disciplinaridade” e, também, com as experiências que provocaram o convívio das tecnologias relacionadas à educação.
No retorno à presencialidade, em que pese as especificidades, que serão divulgadas pelo conjunto da Universidade (vacinação, uso de máscaras etc.), e os cuidados para que a Covid-19 não saia do controle, nossa oferta de componentes curriculares apresenta:
a. A manutenção de alguns seminários, com ações interdisciplinares e trabalho coletivo entre docentes:
Seminário 1 – Introdução aos Estudos Científicos em Educação e Educação e Saúde
Seminário 2 – Fundamentos da Educação
Seminário 3 – Educação e Sociologia, EJA e Educação Popular
Seminário 4 – Educação a Distância, Informática e Educação e Ciências Sociais na Educação
b. O respeito à Instrução Normativa 90, do Ministério da Economia e, com isso, o oferecimento de alguns componentes curriculares de forma remota. Na educação, este percentual de professores não aptos está em torno de 18%. É importante destacar que, entre estes 18%, caso o controle da pandemia se apresente eficiente e duradouro, poderemos ter a migração de professores que hoje estão entre os “não aptos” para “aptos” ainda durante o semestre, fazendo com que as aulas previstas como remotas passem a ser presenciais.
O retorno à presencialidade incorpora, de acordo com a possibilidade de cada componente curricular, atividades de estudo a serem realizadas sem que o estudante precise estar diariamente na Universidade, todos os dias da semana. Especialmente nos semestres em que a carga horária fica em torno das 300h semestrais.
Com estes cuidados, para evitar que o estudante precise ter tempos de aula on line (professores não aptos ao retorno presencial, neste momento) e tempos presenciais num mesmo turno de estudos, a oferta aparecerá no SIE, em algumas vezes, com o horário partido (1h ou 2h para algum componente), mas será, na prática, oferecido como sempre fizemos, em turnos de 4h ou 2h (ora semanais, ora quinzenais).
A seguir apresentamos a oferta de componentes com o código, nome do componente, docente ministrante, dia da semana que será ofertado, horário que aparece no SIE (apenas para efeito de matrícula), horário em que as aulas presenciais ou remotas acontecerão e a periodicidade (semanal ou quinzenal). Apenas os componentes curriculares em amarelo serão ministrados por professores não aptos ao retorno presencial, portanto, de maneira remota.
Recomendamos que todos os estudantes aproveitem este semestre de 2022.1 (que ainda não está contando no seu tempo máximo para integralização do curso), para que fechem seu semestre pendente mais “atrasado” em seu histórico, tentando se manter o mais possível sua matrícula em um mesmo semestre. A realização da matrícula com este cuidado ajudará que você não precise vir todos os dias da semana na Unirio, colaborando com a economia de passagens e tempo no transporte público. Fechando seu semestre letivo mais “atrasado”, caso algum dia da semana apareça como liberado no horário deste referido semestre, lembre-se que você ainda terá estudos a realizar individualmente, muita coisa para ler e assistir, além de exercícios em casa, melhor deixar o horário livre para isto. Todavia, você não será impedido de se matricular em componentes que, estando ofertados para semestres mais adiantados, não tenham pré-requisitos e estejam sendo oferecidos em dias da semana não ocupados pelo semestre que você está priorizando concluir.
As datas dos primeiros encontros ainda estão em processo de organização. Consulte novamente a tabela em 19 de abril para confirmar a data prevista ou não definida até agora.
Em síntese:
1. Estamos retornando às aulas presenciais.
2. Ao fazer sua inscrição nos componentes curriculares, priorize inscrição no período mais inicial do curso, período ainda não completamente cursado por você, e faça suas inscrições nos componentes que faltam. Não se preocupe, dentro da oferta para um mesmo período, você não terá aulas on line e aulas presenciais no mesmo dia.
3. O horário do SIE não corresponde ao horário da oferta na prática (observe as colunas da oferta), é isto que permite que alguns seminários ocorram e que não tenhamos concomitância entre aulas on line (professores não aptos) e aulas presenciais (professores aptos) num mesmo turno.
4. Você terá estudos a realizar em casa, portanto, não ocupe todos os turnos da semana com aulas.
5. Caso precise muito inscrever-se em algum componente oferecido para outro semestre, escolha aquele que está sendo oferecido em dia da semana em que você não tem aulas no semestre priorizado (semestre priorizado é o orientado no item 2, aquele mais antigo, que você até agora não completou).
Bom planejamento de seu semestre! Dele também depende sua formação (e vida) com qualidade.
Rio de Janeiro 14 de março de 2022.
Gestão da Escola de Educação.
Oferta de componentes curriculares para 2022.1 CURSO NOTURNO:
Oferta de componentes curriculares para 2022.1 CURSO VESPERTINO:
Oferta de componentes curriculares para 2022.1 LICENCIATURAS E OUTROS CURSOS:
Prévia da Oferta de Componentes Curriculares - 2021.1 - Pedagogia NOTURNO.docx (2).pdf
—
Documento PDF,
97 KB (99607 bytes)
Prévia da Oferta de Componentes Curriculares - 2021.1 - Pedagogia VESPERTINO .docx (3).pdf
—
Documento PDF,
98 KB (100801 bytes)
Prévia da Oferta de Componentes Curriculares - 2021.1 LICENCIATURAS.docx (2).pdf
—
Documento PDF,
64 KB (65614 bytes)
Cronograma GERAL- Atividades Síncronas - 2021.1 - Pedagogia Vespertino_Noturno e Licenciaturas - VERSÃO 18.06.2021.pdf
—
Documento PDF,
425 KB (436106 bytes)
Maria Auxiliadora Delgado Machado
e-mail:dora.dm@gmail.com
Formação:
-
Doutorado em Astronomia (1998)
Áreas de atuação e pesquisa:
- Educação em Ciências, Formação de Professores de Ciências, Relação Ciência e Arte
Principais publicações:
-
Pynock, P., MACHADO, M. A. D., Fotografando a Ciência: A Escola e a relação Ciência e Arte. Revista de Educação Pública. , v.1, p.01 - 16, 2022.
-
Pontual, P. C., MACHADO, M.A.D., A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as praticas de formação politica no âmbito da educação popular. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO). , v.16, p.1 - 20, 2021.
-
MIGLIORA, R., MACHADO, M.A.D., Análise fílmica de A Livraria ou o fogo que arde. Daniel Maciel. (Org.). Encontros de Cinema: 8a. Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo - 2019. 6ed.Porto: p.112, 2019
-
MACHADO, M. A. D.. LOVING VINCENT. In: José da Silva Ribeiro; Carlos Eduardo Viana; Luiza Pereira Monteiro; Daniel Maciel. (Org.). Encontros de Cinema: 6a. Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo - 2017. 6ed.Porto:p. 56, 2017
-
MACHADO, M.A.D; CORREIA DE OLIVEIRA, C.I ; DE SOUSA, G.G . PARA Além da fixação dos conteúdos: uma proposta de historicidade como estratégia de transposição didática no estudo de física e na formação docente na licenciatura em ciências biológicas. Inter-ação (UFG. Online), v. 41, p. 671, 2016
Comissão de Atividades Complementares
- Composição
Profª Eliane Ribeiro Andrade
Profª Cláudia Miranda
-Regimento
O.S. PROGRAD Nº 004, de 15 de junho de 2018 - Normatizar os procedimentos para acompanhamento e registro das Atividades Complementares
Área do Docente
Calendário atual
Encontre aqui o calendário acadêmico de atividades da UNIRIO e da Escola de Educação.
Formulários
Encontre aqui os formulários para realizar solicitações (Carta de aceite, solicitação de afastamento, etc)
Reuniões de Colegiado
Saiba mais sobre as atividades e deliberações do colegiado da Escola, bem como o calendário com a data das próximas reuniões do colegiado.
Normatização Acadêmica
Saiba mais sobre as normas que regulam a atividade acadêmica.
Inscrição em Monografias I e II
Encontrei aqui as orientações pertinentes à inscrição de seus orientandos em Mono I e II, bem como o formulário de inscrição.acadêmica.
Comunicado sobre assassinato de AYEND CRISTINE NASCIMENTO HAMMAD. Atualizado com dados do sepultamento
A Escola de Educação UNIRIO comunica à comunidade acadêmica o assassinado da estudante de Pedagogia AYEND CRISTINE NASCIMENTO HAMMAD, que foi encontrada morta ontem, 29 de abril de 2022, pela Polícia, em sua residência em Vila Isabel. A se confirmar as informações divulgadas pela imprensa, trata-se de mais um caso brutal e inaceitável de feminicídio. Consternados, expressamos nossa solidariedade aos filhos, parentes, amigos, colegas, professores e funcionários que tinham na estudante uma referência de engajamento, luta e solidariedade. Enquanto Escola de Educação, propomos intensificar os trabalhos contra todas as formas de violência e, em especial, a violência contra mulheres. Exigimos JUSTIÇA, JUSTIÇA POR AYEND E JUSTIÇA POR TODAS! O Brasil é o 5º país no ranking de assassinatos de mulheres (*), a Escola de Educação se compromete a intensificar atividades formativas que combatam esta realidade.
Atualização: o velório será hoje, a partir das 14h30, na Capela 8 do Cemitério da Penitência, no Caju. O sepultamento 17h30.
Notícias sobre o assassinato podem ser encontradas nos links:
As mãos que mataram Ayend
As mãos que mataram Ayend
foram muitas!
As que teclam discursos de ódio
que tornam rijos papéis rosa e azul
que fazem armas frente ao povo
que determinam, dos púlpitos, opressões às mulheres
que invadem terras coletivas
que ignoram saberes diversos
que mitificam as trevas
que controlam as mídias sangrentas
que pregam o uno destruindo o plural
que nos fazem chorar sua partida precoce!
Aos filhos amados nosso carinho na tentativa de consolar essa dor que será eterna nos seus corações.
Quantas Ayend iremos chorar até findar a prepotência de todas essas mãos?
Professor Leonardo Castro, Escola de Educação UNIRIO. 30 de abril de 2022.
Obrigatoriedade do Uso de Máscara no CCH
Por meio do Ofício Conjunto Circular nº 001/2022/CCET/IBIO/CCH/CLA os referidos Centros Acadêmicos tornam obrigatório o uso de máscara em espaços abertos e fechados dos respectivos Centros, buscando proteger a comunidade acadêmica. Leia o ofício na íntegra aqui
Aviso da Semana de Educação UNIRIO

Imagem no tamanho completo: 85 KB |


Horários de Disciplinas 2022/2
ATENÇÃO CALOUROS: os estudantes ingressantes são matriculados diretamente pela secretaria em todas as 6 disciplinas do 1º período.
Nestes arquivos, estudantes que compartilham com docentes da Escola de Educação sua formação profissional, podem visualizar a oferta para 2022.2.
Os arquivos demonstram que estamos retornando a presencialidade, sem esquecer o que aprendemos durante a pandemia: uma educação onde a pessoa estudante tem um espaço de estudo e auto organização significativo, que acreditamos importante, a partir da ampla escuta aos estudantes e docentes. Assim, a incorporação de estudos em bibliotecas, em casa e outros espaços, continuam fazendo parte da formação, em especial nos componentes em que a presencialidade será quinzenal. Também alguns seminários, que prezam pela articulação de conhecimento entre componentes curriculares diferentes permanecem:
- Seminário 1: Educação e Saúde e IECE
- Seminário 2: Fundamentos da Educação
- Seminário 3: EaD, Ciências Naturais II, EAD e Informática e Educação
Orientações fundamentais:
- tente seguir a matrícula em seu período. Se você está em períodos diferentes, priorize fechar o mais antigo, ainda em aberto para você;
- aproveite, quando os encontros forem quinzenais, para poder estudar mais perto ou no seu local de moradia (quando o espaço for apropriado), faça grupos de estudos on line e procure tirar suas dúvidas não apenas nas aulas, mas nas ferramentas virtuais que cada componente lhe oferece;
- a Universidade não é um lugar que frequentamos apenas para ter aulas, participe das atividades gratuitas oferecidas: shows, teatros, projetos de extensão e pesquisa, frequente a biblioteca, exercite a ideia de que estudamos e ampliamos nossos referenciais de trabalho não apenas em aulas.
Acesso à oferta para Pedagogia Noturno:
Acesso à oferta para Pedagogia Vespertino:
Acesso à oferta para as Licenciaturas e outros cursos:
Estágios 2022/2 (inscrições de 18 a 30 de agosto de 2022)
Verifique neste link (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tQXlVH5U7qIrDnxE0Nkf8TgUJwAhco4t/edit#gid=1859520721) as orientações de cada docente para o respectivo Estágio.
Produções Docentes recentes
- Violência e agressividade à serviço da necropolítica ou até quando a ganância capitalista nos roubará nossas crianças? - Lucia Maria de Freitas Perez e Rita Maria Manso de Barros
Horários de Disciplinas 2023/1
CALOURO: você não precisa solicitar matricula em disciplinas. A Direção matricula todos os ingressantes nas 6 disciplinas do primeiro período!
Neste semestre estamos voltando a presencialidade e não teremos componentes dividindo o mesmo espaço físico com aulas quinzenais, ou seja, as aulas serão semanais, exceto os componentes oferecidos em EAD. Para facilitar os estudos e as dificuldades de espaço físico que ainda atingem o nosso Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH, alguns componentes continuarão on line (aulas semanais ao vivo, por meio das tecnologias) e outros em EAD (aulas assíncronas, com 20% da carga horária presencial, dedicada aos processos avaliativos).
O retorno à presencialidade em 100% da carga horária impede que dois componentes possam ser realizados no mesmo dia de aula (exceto quando os componentes são de 30h e este compartilhamento já aparece na proposta de horário).
Nossa orientação continua a mesma: matricule-se nos componentes que faltam ao seu período ainda não fechado, caso sobrem dias, matricule-se no período subsequente ao que estás fechando. A organização dos componentes por semestre não foi feita de forma aleatória, há uma complementariedade em cada período. Nosso planejamento considera a possibilidade de que a pessoa que estuda faça todos os componentes de um mesmo período, num mesmo semestre, o que facilita o entendimento das propostas de estudo.
Ainda temos 3 Seminários: é importante que, ao matricular-se em um seminário o estudante faça a matrícula nos 2 ou 3 componentes que compõem o Seminário.
A seguir a prévia dos horários:
Direção e Secretaria da Escola de Educação
17 de fevereiro de 2023.
XXVII Feira de Estudantes, Graduação e Pós-Graduação e Feira de Esportes 2023, da Universidade de Sevilha
A Feira virtual será realizada entre 17 e 22 de abril. Ela estará disponível 24 horas por dia em:
https://bit.ly/feira-estudantes-universidade-sevilha
A Feira virtual é dividida em dois pavilhões, um para os Centros e outro para os Serviços, onde os estudantes encontrarão conteúdos e atividades que lhes permitirão escolher a melhor opção para eles. De segunda-feira, 17 de abril, a sexta-feira, 21 de abril, oferecemos serviço de chat das 9h às 14h e das 16h às 18h (horário de Madri). No sábado, 22 de abril, o horário do chat será das 10h às 13h (horário de Madri).
Para melhor atendimento, a Feira virtual permanecerá disponível, sem chat, até 21 de maio.
No entanto, consultas podem ser feitas a qualquer momento no Centro de Atendimento ao Estudante: https://servicio.us.es/catdes/contacto
Nova base de livros é contratada pela Biblioteca do CCH
A Taylor & Francis eBooks é uma plataforma digital online que oferece uma coleção abrangente de eBooks, permitindo acesso a uma rede renomada de editores e autores. Nessa assinatura teremos acesso aos títulos de eBooks abaixo:
Clique aqui para ter acesso aos títulos da coleção Art & Visual Culture (2017-2021) = 3.064 títulos
Clique aqui para ter acesso aos títulos da coleção Cultural Studies (2017-2021) = 2.709 títulos
Clique aqui para ter acesso aos títulos da coleção History (2017-2021) = 3.374 títulos
Clique aqui para ter acesso aos títulos da coleção Social Science (2018-2021) = 10.110 títulos
III Seminário de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo
O Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER e a Associação de Pós-graduandos em História da Universidade de Passo Fundo - APGH tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do III Seminário de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo, que será realizado entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, de formato online.
O evento tem como objetivo central debater os desafios da produção do conhecimento em Educação e História com o avanço do neoconservadorismo. Sendo assim, ao longo dos três dias o evento se propõe a realizar apresentações de trabalhos, minicursos, palestras e mesas de debate que tenham como centralidade pensar novas possibilidades para o fortalecimento da democracia, da cidadania, da ciência e da instituição escolar no atual contexto. Permitindo assim, o intercâmbio de diferentes pesquisadores (as), estabelecendo o aprofundamento das temáticas de estudos e trocas de experiências, metodológicas e teóricas utilizadas, de forma a enriquecer e criar novas possibilidades de pesquisas.
Link do site: https://doity.com.br/iii-seminario-internacional-de-historia-e-educacao-democracia-e-cidadania-em-tempos-de-neoconservado/informacoes
Instagram: @ceeinter
Facebook: https://www.facebook.com/seminariohistoriaeeducacao
Mobilidade Acadêmica - Vale do São Francisco
Processo seletivo para participação de discentes vinculados a outras Instituições Federais de Ensino Superior no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica na UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Inscrições de 10 a 20 de junho.
QUESTIONÁRIO DE OPINIÃO COM UNIVERSITÁRIOS/AS SOBRE OS ESTUDOS SUPERIORES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA
Divulgamos pesquisa da Faculdade de Engenharia da UnB:
Prezados estudantes universitários de graduação e pós-graduação,
Contamos com sua participação no preenchimento do questionário QSTEMHE:
https://forms.office.com/r/C34rgeK9sS
Este questionário faz parte do projeto de pesquisa de programa de pós-doutorado: “A engenharia e a educação superior no desenvolvimento de estratégias para a promoção da equidade de gênero em STEM” que envolve a Universidade de Brasília-BR e a Universidade de Salamanca-ES.
Este instrumento se apoia na resolução n.510 de 07 de abril de 2016, Art. 1, parágrafo único, Inciso I e V. Através dele objetiva-se analisar a opinião/percepção da comunidade discente a respeito das áreas STEM (do inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), detectar os problemas e planejar estratégias para a promoção da equidade de gênero nestas áreas.
O questionário é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, maiores de 18 anos, de qualquer área do conhecimento. Não há a possibilidade de identificação dos participantes.
O interesse pela equidade de gênero nas áreas STEM é mundial e se alinha com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e justiça social.
Monografia
Orientações sobre Monografia
Conheça as orientações sobre o trabalho de conclusão de curso.
Repositório de Monografia
Preencha o formulário para entrega da Monografia.
Manual para elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de curso
GERAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA
https://www.unirio.br/bibliotecacentral/arquivos/ficha-catalografica-correcao
Horários de Disciplinas 2024/1
A Escola de Educação disponibiliza os horários previstos para 2024.1
CALOURO: você não precisa solicitar matricula em disciplinas. A Direção matricula todos os ingressantes nas 6 disciplinas do primeiro período!
As mudanças:
Em 2024.1, por solicitação do Diretório Central dos Estudantes da Unirio junto à Reitoria, não teremos mais aulas on-line (exceto em emergências que impeçam a presença física no CCH).
As modalidades da oferta, portanto, apresentam apenas:
- componentes curriculares presenciais, com aulas semanais de 2h (componentes de 30h semestrais) ou 4h (componentes de 60h semestrais);
- componentes curriculares em EAd, marcados em verde no horário, com aulas/atividades assíncronas, a serem realizadas pelos estudantes conforme cronograma disponibilizado pelos professores no início do semestre e com atividades obrigatórias presenciais com caráter avaliativo (provas, seminários etc.) em 20% da carga horária. Ou seja, componentes com 30h exigirão 6h presenciais, nas datas já informadas no horário, e componentes com 60h com 12h de frequência obrigatória. As datas dos encontros com frequência obrigatória estão divulgadas na coluna da oferta em “observações”.
Destaques:
- os estágios curriculares são presenciais, no campo de trabalho (60h no semestre) e as 15h de orientações, em atendimento ao solicitado pela maioria dos estudantes, em Ead, incluindo encontros virtuais on line e 3h de encontros presenciais obrigatórios com caráter avaliativo;
- continuamos oferecendo em forma de Seminário os componentes Educação a Distância, Ciências Naturais na Educação II e Informática e Educação, o Seminário é oferecido presencialmente.
Recomendamos que todos os estudantes fechem seu semestre pendente mais “atrasado” em seu histórico, tentando manter o mais possível sua matrícula no conjunto de componentes oferecidos de um mesmo semestre. A disposição dos componentes curriculares entre os semestres não é aleatória. A realização da matrícula com este cuidado colabora com as aprendizagens, pois o conteúdo tem mais integração/complementariedade.
Observem a oferta de seu curso e retornem a este mesmo arquivo, em março, para saber as salas onde as aulas serão oferecidas.
Rio de Janeiro 18 de janeiro de 2024.
Gestão da Escola de Educação.
UM MUSEU PARA UNIRIO?
Unirio inaugura Página de Egressos
A UNIRIO inaugurou página voltada exclusivamente aos egressos.
Visite a página: Página de Egressos da UNIRIO — Egressos
Disciplina Processos de Musicalização
Dia e horário: Quinta-feira, 17h-19h
Local: Sala II-301 do IVL
Profa responsável Cibeli Reynaud e Prof. convidado Abrahão F. Baptista
(UFABC)
E-mail de contato: reynaud@unirio.br
CHAMADA MOBILIDADE ACADÊMICA 2024.1
Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2024
Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2024
O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU REMOTE Academic Internships, em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. As atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
O Programa UNIGOU REMOTE é desempenhado com o apoio da Embaixada da República Tcheca em Brasília e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.
Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU Remote terão a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas em suas áreas de formação junto aos pesquisadores das instituições parceiras da República Tcheca. Além disso, serão orientados a produzirem e publicarem artigo científico aderindo aos padrões internacionais, de modo a ampliarem suas possibilidades de engajamento na comunidade científica internacional.
O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2024).
Período: Janeiro a Março de 2024
Período de Inscrição: até 5 de Novembro de 2023
Duração: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação
Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem se inscrever através do endereço www.incbac.org
Já ouviu falar do NAPE?
O QUE FAZ O NAPE?
Fazemos orientação sobre os variados procedimentos acadêmicos e atendemos discentes do CCH e do CCET que estejam com dificuldades em alguma disciplina ou em permanecer e concluir o curso de graduação.
COMO FAZER PARA CONTACTAR O NAPE?
É só enviar e-mail ou nos procurar em nossa sala.
Onde estamos? Nossa sala fica no andar térreo do CCET, em frente aos elevadores.
Nosso horário de atendimento presencial é: Segunda, quarta e sexta, das 10h às 16h;
Terça e quinta, das 14h às 19h.
E-mail de contato: nape@uniriotec.br
Instagram: @nape.unirio
Se quiser adiantar e marcar um atendimento, acesse o link: https://forms.gle/MTLqMagF9JwwW9G69
NOSSAS AÇÕES COM VOCÊ, DISCENTE, SÃO:
● Atendimento individual a partir das suas necessidades;
● Mediação pedagógica;
● Construção de plano de integralização;
● Orientação e encaminhamento para os setores da Universidade que poderão atender às demandas apresentadas, caso a questão não seja de competência do NAPE.