PDI 2027-2031
Esta página registra o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2027-2031
O PDI é documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.
Documento obrigatório para todas as instituições de ensino superior, o PDI materializa o planejamento estratégico da Universidade, de forma que se tem, com tal instrumento, um mecanismo de gestão, que busca engendrar, a partir da conjuntura ambiental, perspectivas estratégicas, objetivos, iniciativas, ações de longo prazo e processos gerenciais que propiciem ganhos de eficiência, de eficácia e de efetividade para o desenvolvimento e para a concretização da visão de futuro, dos princípios e dos valores da Universidade.
O PDI 2027-2031 está em construção, a partir de 5 Eixos Temáticos:
1. Formação Acadêmica e Científica
2. Integração Universidade e Sociedade
3. Responsabilidade Social e inclusão
4. Infraestrutura e tecnologias de apoio
5. Governança, gestão e integridade
Comissão de Elaboração
Portaria GR nº 442, de 1º de setembro de 2025
Designa membros da Comissão Coordenadora do planejamento do PDI 2027-2031
Portaria GR nº 276, de 26 de junho de 2026
Designa membros do Grupos de Trabalho Temáticos.
Reuniões de construção do PDI
Reunião 1 - 04/09/2025
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI
- Instauração da comissão coordenadora (Portaria GR nº 442/2025)
- Introdução ao planejamento estratégico, importância do PDI e histórico de PDIs na UNIRIO
- Apresentação da proposta de construção do novo PDI
Reunião 2 - 18/09/2025
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI
- Legislação e documentos orientadores do PDI
- Análise do PDI 2022-2026: sumário, pontos positivos e negativos
- Resultados parciais do PDI atual
Reunião 3 - 15/10/2025
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI e Decanos
- Contextualização da proposta de construção do PDI
- Benchmarking: apresentação de boas práticas e metodologias de planejamento adotadas por outras IFES
Reunião 4 - 31/10/2025
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI e Decanos
- Benchmarking: apresentação de boas práticas e metodologias de planejamento adotadas por outras IFES
Reunião 5 - 28/11/2025
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI e Decanos
- Metodologia de elaboração
- Apresentação e discussão sobre o atual referencial estratégico (missão, visão, princípios)
- Apresentação e discussão sobre a atual cadeia de valor
Reunião 6 - 13/03/2026
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI e Decanos
- Aprovação de revisão do referencial estratégico
- Proposta de revisão da cadeia de valor
- Aprovação da divisão de responsabilidades entre comissão coordenadora e Grupos Temáticos
- Discussão dos Eixos Temáticos e Subtemas
Reunião 7 - 17/04/2026
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI, Decanos, Pró-Reitores e Diretores
- Aprovação de revisão da cadeia de valor
- Aprovação dos Eixos Temáticos e Subtemas
Reunião 8 - 08/05/2026
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI, Decanos, Pró-Reitores e Diretores
- Apresentação de dados de avaliação da UNIRIO (avaliação institucional e avaliação de cursos de graduação)
- Elaboração e aprovação do formato de análise interna (pesquisa diagnóstico)
Reunião 9 - 15/05/2026
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI, Decanos, Pró-Reitores e Diretores
- Discussão e brainstorming dos itens da análise externa
- Plano de divulgação do PDI 2027-2031
Reunião 10 - 02/06/2026
Participantes: Comissão coordenadora de planejamento do PDI, Decanos, Pró-Reitores e Diretores
- Instruções para priorização dos itens da análise externa
- Apresentação de metodologia da fase 2
- Apresentação da proposta de sumário e estrutura do texto do PDI 2027-2031
CONTATO COM A COMISSÃO DE PLANEJAMENTO
Contato com a comissão de planejamento do PDI:
pdi2027-2031@unirio.br
Legislação em vigor
Autorização do MEC para funcionamento de curso fora da sede
Dispõe sobre o credenciamento, transferência de mantença, estatutos e regimentos de instituições de ensino superior, autorização de cursos de graduação, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, normas e critérios para supervisão do ensino superior do Sistema Federal de Educação Superior.
Regulamenta os aditamentos por modificações no PDI
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - e dá outras providências
Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004.
Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições.
Regulamenta o Art. 52 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dispõe sobre normas e procedimentos para credenciamento e recredenciamento de universidades do Sistema Federal de Ensino
Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância
Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino
Manual de conceitos para as Bases de Dados do MEC
Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3o, da Lei no 9.394/1996, e dá outras providências
Dispõe sobre a elaboração, avaliação e revisão do planejamento estratégico institucional dos órgãos e das entidades da administração pública federal integrantes do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG, estruturado nos termos do art. 21 do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019.
Institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031.
Avaliação de Propostas de Cursos Novos - APCN - de Pós-Graduação stricto sensu.
Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2024 a 2027
Dispõe sobre a oferta de educação a distância por instituições de educação superior em cursos de graduação e altera o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino
Orienta o Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG, estabelecendo diretrizes, objetivos e recomendações para os diversos atores envolvidos — como instituições de ensino, programas de pós-graduação (PG) e agências de fomento — com o objetivo de promover o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa no Brasil diante dos desafios contemporâneos
Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE)
Material de Apoio
