Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial

Página da Comissão de Operacionalização do processo de consulta para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) 2023/2027

Esta página tem por objetivo divulgar informações e resultados do processo de consulta para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UNIRIO para gestão 2023-2027.

Sobre o processo

Esse é um período muito importante para a Instituição de afirmação (1) do devido processo democrático para a escolha de uma nova direção para a Universidade, (2) de uma concepção qualitativa de participação política, na qual a comunidade universitária se envolve amplamente nas diversas ações, e (3) de autonomia universitária.

e-mail da Comissão de Operacionalização é consulta.reitor@unirio.br

Resultado Consulta

Arquivo com a homologação do resultado da consulta: clique aqui.

Arquivo com a apuração das urnas e o resultado da consulta: clique aqui.

Ata da Apuração das Urnas: clique aqui.

A apuração das urnas foi realizada às 9 horas do dia 28/04/2023 no Auditório Vera Janacópulos.

O acesso ao palco do auditório, onde foi realizada a contagem, foi restrito aos membros da Comissão de Operacionalização e aos fiscais das chapas (até três fiscais por chapa).

Sobre a votação

Ata do primeiro dia de consulta: clique aqui.

Ata do segundo dia de consulta: clique aqui.

Ata do terceiro dia de consulta: clique aqui.

Ata da reunião da Comissão do dia 27/04/2023: clique aqui.

Faltou adicionar à Ata do dia 27/04/2023 o número do lacre da porta principal da Sala dos Eméritos que é 4238.

Documento em Excel de APURAÇÃO DAS URNAS: clique aqui.

Lista de Fiscais Homologados Atualizada: clique aqui.

Procedimentos de Segurança da Votação: clique aqui.

Onde Votar?

 DOCENTES:

VOTAM EM SEUS LOCAIS DE EXERCÍCIO.

Arquivo dos locais de votação por SIAPE (docentes): clique aqui.

TÉCNICOS:

VOTAM EM SEUS LOCAIS DE EXERCÍCIO.

TÉCNICOS LOTADOS NA BIBLIOTECA VOTAM NA REITORIA.

Arquivo dos locais de votação por SIAPE (técnicos-administrativos): clique aqui.

DISCENTES

DISCENTES DOS CURSOS PRESENCIAIS VOTAM NAS URNAS MAIS PRÓXIMAS AOS SEUS CENTROS COM AS OBSERVAÇÕES A SEGUIR:

Os cursos de Nutrição, Medicina e Enfermagem terão a seguinte separação diferenciada, dependendo do período:

  • Nutrição 1º ao 2º período = IB
  • Maior ou igual a 3º período  = Reitoria
  • Medicina 1º ao 4º período = IB
  • Maior ou igual a 5º período = HUGG
  • Enfermagem 1º ao 2º período = IB
  • Maior ou igual 3º período = Reitoria

Arquivo dos locais de votação por MATRÍCULA (discentes presenciais): clique aqui.

Arquivo dos locais de votação por CURSO: clique aqui.

RESIDENTES VOTAM NO HUGG. Arquivo dos residentes por SIAPE: clique aqui.

DISCENTES DOS CURSOS EAD VOTAM EM SEUS RESPECTIVOS POLOS. 

Arquivo dos locais de votação por MATRÍCULA (discentes EAD): clique aqui.

Observações:

  1. Caso um membro da comunidade universitária (docente, discente ou técnico-administrativo), que não estiver com seu nome na lista no seu local de votação, poderá votar em separado. O votante deve preencher sua cédula de votação de acordo com a categoria que pertence, colocá-la em envelope a ser fechado com cola e este envelope deve ser colocado dentro de outro envelope com nome, siape/matrícula do votante.
  2. Todos os votos em separado devem constar na ata do dia de consulta.
  3. Não será permitido o voto em trânsito excetuando os seguintes casos: (a) membro da Comissão de Operacionalização ou membro da comunidade universitária indicado pela Comissão que estejam atuando como mesários nos polos EAD e (b) fiscais das chapas devidamente registrados pela Comissão de Operacionalização e que estejam atuando em polos EAD.

A Comissão vai avaliar cada um dos casos dos votos em separado e, caso o votante esteja apto a votar, seu envelope, não identificado, será depositado em urna vazia dedicada a este fim na sala de trabalho da Comissão de Operacionalização.

Documentos importantes

Calendário da consulta

Calendário

Homologação das chapas

Nomes das chapas, nomes dos candidatos, nomes que vão aparecer nas cédulas da consulta (entre parênteses) e planos de gestão.

  • Chapa 1: Supera Unirio

Candidato a Reitor: Benedito Fonseca e Souza Adeodato (Prof. Bené)

Candidato a Vice-Reitor: César Luis Siqueira Júnior (Prof. César)

Plano de gestão

  • Chapa 2: Reconstrução Democrática

Candidato a Reitor: José da Costa Filho (Prof. José Da Costa)

Candidata a Vice-Reitora: Bruna Silva do Nascimento (Profa. Bruna Nascimento)

Plano de gestão

  • Chapa 3: Ação e Compromisso

Candidato a Reitor: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (Marcos Miranda)

Candidato a Vice-Reitor: Francisco José de Freitas (Francisco Freitas)

Plano de gestão

  • Chapa 4: Resiliência

Candidato a Reitor: Luiz Pedro San Gil Jutuca (Jutuca)

Candidato a Vice-Reitor: Agostinho Manuel da Silva Ascenção (Agostinho)

Plano de gestão

Debates

A Comissão disponibiliza o Formulário Google para receber perguntas para serem selecionadas para os debates: clique aqui.

O objetivo dessa ferramenta é auxiliar a Comissão na escolha das perguntas e temas que farão parte do segundo bloco dos debates. Apenas a Comissão terá acesso ao banco de dados das perguntas, não sendo divulgado de forma prévia.

Todos os debates serão transmitidos ao vivo no Canal da UNIRIO no YouTube: clique aqui.

  • Dia 11/04/2023, 17 às 19 horas, Auditório no CCJP. 

Mediação: Ricardo Sichel do CCJP (docente) , Paulo Mendonça (docente) e Marcelo Rainha (docente).

  • Dia 13/04/2023, 14 às 16 horas, Auditório Soares de Meirelles (IB).

Mediação: Giovanna Arêas do CCBS (discente), Allan Matheus (discente) e Maria Luisa (discente).

  • Dia 14/04/2023, 17 às 19 horas, Auditório no HUGG.

Mediação: Paulão do IB (técnico), Vinicius Israel (docente), Lucas Ximenes (discente).

  • Dia 18/04/2023, 18 às 20 horas, Auditório Tércio Pacitti (CCET). 

Mediação: Vinicius Israel do CCET (docente), Marcelo Rainha (docente) e Nina Musse (discente).

  • Dia 20/04/2023, 18 às 20 horas, Auditório Vera Janacópulos. 

Mediação: Marcelo Rainha do CCET (docente), Paulão (docente) e Nina Musse (discente),

Locais, dias e horários da consulta

Formulário Google para seleção de voluntários para compor as mesas de consulta: clique aqui.
É fundamental que toda a comunidade universitária se comprometa a participar do
processo eleitoral.

Locais de consulta

Local Endereço Horário Presidente da Seção
Prédio da Reitoria Av. Pasteur, 296 10 às 20 horas (todos os dias) Cristiane Rocha (diretora EEAP)
Prédio do IB Rua Frei Caneca, 94 10 às 20 horas (todos os dias) Pedro (diretor IB)
HUGG Rua Mariz e Barros, 775 10 às 20 horas (todos os dias) Andrea EMC
Prédio do CCH Av. Pasteur, 458 10 às 20 horas (todos os dias) Nilton (decano CCH)
Prédio do CCET/IBIO Av. Pasteur, 458 10 às 20 horas (todos os dias) Gladson Antunes (diretor EMAT)
Prédio do CLA Av. Pasteur, 436 10 às 20 horas (todos os dias) Waleska Beltrami (docente CLA)
Prédio do CCJP Rua Voluntários da Pátria, 107 10 às 20 horas (todos os dias) Rosalina Araújo (docente CCJP)
PROGEPE Av. Presidente Vargas, 446 - 21º andar 10 às 16 horas (todos os dias) Eduardo DGPA (Progepe)
Engenharia/Procuradoria Av. Rio Branco 135, 13º andar 10 às 16 horas (todos os dias) Maria Auxiliador (Cead)
Polo Barra do Piraí Rua Antônio da Silva Brinco 1068 – Oficinas Velhas 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Eveliane S. Teixeira
Polo Belford Roxo Rua Mauá, s/n – São Bernardo 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Deiseli Silva
Polo Bom Jesus de Itabapoana Av. Governador Roberto Silveira 578 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Edma A Figueiredo
Polo Campo Grande Av. Manoel Caldeira de Alvarenga, 1203 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Ana Maria
Polo Cantagalo Rua Coronel Manoel Marcelino de Paula 208 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Geane Carvalho Siqueira
Polo Duque de Caxias Rua Souza Renha 9 (Parque Santa Marta) 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Marcus Vinicius
Polo Itaocara Rua Nilo Peçanha 471 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Ancelmo Biasse
Polo Macaé Av. Aluizio da Silva Gomes 50 – Granja dos Cavaleiros 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Cristina Melo
Polo Magé Av. Padre Anchieta 163 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Alba Valéria Baensi
Polo Miguel Pereira Rua Luis Eugênio 61 – Governador Portela 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Rosa Cristina
Polo Natividade Rua Vigário João Batista 3 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Marina Badaró Damasceno
Polo Niterói Rua Soares Miranda 77/5º andar – Fonseca 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Rinaldo
Polo Petrópolis Est. Machado Fagundes 326 – Cascatinha 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Rejana Meirelles Guerra
Polo Piraí Rua Roberto Silveira 86 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Wesley
Polo Resende Av. Ten Cel Adalberto Mendes 1920 – Bairro Vila Santa Isabel 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Tânia
Polo Rio Bonito Rua Luís Nunes do Rosa - Mangueirinha 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Charlles
Polo Rio das Flores Rua Nestor de oliveira Barbosa CIEP298- Centro, Rio das Flores 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Margarete de Barros
Polo Santa Maria Madalena Rua Onório Dubois s/n – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Mauricio Nicolau
Polo São Gonçalo Rua Visconde de Itaúna s/n – Gradim 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Elaine Maldonado
Polo Saquarema Rua Capitão Núnes – Faetec s/n – Bacaxá 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Mauro Santos
Polo Três Rios Rua Marechal Deodoro 117 – Centro 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Ana Paula
Polo Volta Redonda Rua 539 s/n – Jardim Paraíba 17 às 20 horas (dias 25 e 26) Neuza

Membros da comissão

A Comissão de Operacionalização foi composta por membros dos Centros e Associações da UNIRIO para representar a comunidade universitária na coordenação do processo eleitoral que envolve toda a Universidade, de forma imparcial, garantindo igualdade de condições a todos(as) os(as) candidatos(as) e seguindo as regras aprovadas em Sessão dos Conselhos Superiores realizada em dezembro e corroborada por esses em março.

  •  Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Docentes: Maria Célia Elias Senra (titular) e Thaiana da Cunha Ferreiro (suplente) 

Técnico-Administrativo: Adailton Mendes de Melo (titular) e Paulo Henrique Ferreira (suplente) 

Discente: Giovanna Arêas de Sá Mendes (titular) e Allan Matheus Sobres da Silva (suplente)

  • Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS)

Docente: Sérgio Luiz Pereira da Silva (titular) e Vago (suplente)

Técnico-Administrativo: Nuno Roberto Lisboa (titular) e Vago (suplente)

Discente: Nina Musse Moreira (titular) e Maria Luisa Couto de Figueiredo (suplente)

  • Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP)

Docente: Ricardo Luiz Sichel (titular) e Paulo Roberto Soares Mendonça (suplente)

Técnico-Administrativo: Patrick Evangelista de Azevedo e Barbara Ribeiro Mamede Rocha

Discente: Maria Inês Lopa Ruivo (titular) e Vago (suplente)

  • Centro de Letras e Artes (CLA)

Docente: Fernando José Silva Rodrigues da Silveira (titular) e Adriana Milhomem (suplente)

Técnico-Administrativo: Clarisse Terra Oliveira (titular) e William Garcia dos Santos (suplente) 

Discente: Talos Borgas do Nascimento (titular) e Fredima Fiamma Maria da Silva Arruda (suplente)

  • Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)

Docente: Cristina Levina Marquês (titular) e Alexandre Albino Andreatta (suplente)

Técnico-Administrativo: Douglas Dutra de Brito (titular) e Vago (suplente)

Discente: Jonathan Rodrigues de Souza (titular) e Paulo Henrique Marques Madeira (suplente)

  • Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE)

Miguel Luiz Hauer Celestino (titular) e Lucas Ventura Ximenes (suplente)

  • Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ASUNIRIO)

Antonio Luiz Mendonça Correia (titular) e Wilson Ferreira Mendes (suplente)

  • Associação dos Docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ADUNIRIO)

Marcelo Leonardo dos Santos Rainha (COORDENADOR) e Vinícius Pinheiro lsrael (suplente)