Info 
         
                    
                        
                            
                            
                             
                             
                                 
                                 
            
                
                    Corpo Docente
                 
            
            
        
                             
                             
                             
                                 
                                 
            
                
            
            
        
                             
                             
                             
                                 
    
        
        
            Ana  Bernstein 
E-mail: ana.bernstein@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7537528020648098  
Doutorado em Performance Studies (New York University, 2005) 
Mestrado em História Social da Cultura (PUC Rio, 1993) 
Linha de Pesquisa 1:  Arte e Feminismos – AF  
Linha de Pesquisa 2: Processos e Métodos da Criação Cênica – PMC  
Projeto de Pesquisa 1:  Arte e Transformação Social: Feminismo, Antirracismo e Decolonialidade nas Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisuais Contemporâneas no Brasil 
Projeto de Pesquisa 2: Pensar a fotografia 
Áreas de interesse: Estudos feministas, Performance, Artes Visuais, Cultura Visual, Teoria e Crítica da arte  
 
Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar) 
E-mail: ana.soares@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9889709625136959  
Doutorado em Artes Cênicas  - UNIRIO, 2007 
Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Educacionais – PFE  
Projeto de Pesquisa 1: Pedagogias de ator: exercícios de si e da cena nas tradições da máscara e da palhaçaria 
Projeto de Pesquisa 2: Pedagogia da cópia e outras notas para o ator ( pesquisa finalizada no recente pós doutoramento) 
Áreas de interesse: Formação e treinamento do ator, pedagogias para criação e encenação, palhaçaria, máscara teatral                                      
 
Andr é  Gardel  Angela Materno de Carvalho  
E-mail: angela.carvalho@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7795166914614617   
Doutorado em  Ciência da Literatura - Literatura Comparada (UFRJ,1997) 
Mestrado em Ciência da Literatura - Teoria Literária (UFRJ,1989) 
Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT  
Projeto de Pesquisa: Figuras sonoras e ressonâncias visuais: voz, imagem e escuta na escrita teatral dos séculos XX e XXI 
Áreas de interesse: Teatro e outras artes, Teatro moderno e contemporâneo, Estudos da imagem, Estudos de dramaturgia, Teorias e concepções teatrais 
 
Angie Donini 
E-mail: angela.donini@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3697002730147261  
Doutorado em Psicologia Clínica - Estudos da Subjetividade Contemporânea (PUC/SP, 2010) 
Mestrado em Psicologia Clínica - Estudos da Subjetividade Contemporânea (PUC/SP, 2004) 
Linha de Pesquisa 1:  Arte e Feminismos – AF  
Linha de Pesquisa 2: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas - PCI  
Projeto de Pesquisa:  Fabulação especulativa e perspectivas descoloniais nas artes da cena 
Áreas de interesse: feminismo descolonial; arte e política; movimentos sociais; cinema documental; cultura brasileira; estudos da performance; relações entre arte, clínica e política; estudos das relações étnico-raciais; arquivo e memória 
 
Charles Feitosa Christina Carneiro Streva (Docente Colaboradora) Denise Mancebo Zenicola 
E-mail: denise.zenicola@edu.unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0615254611679551  
Doutorado em Artes Cênicas (Unirio, 2005) 
Mestrado em Teatro (Unirio, 2002) 
Linha de Pesquisa: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas – PCI  
Projeto de Pesquisa 1: Máscaras Decoloniais nas Danças Contemporâneas em Tambores 
Projeto de Pesquisa 2: Muanes Dança,Teatro e Performances Afro Ameríndias Brasileira 
Áreas de interesse: Dança, Corpo, Performances Afro Ameríndias, Estudos Decoloniais, Antropologia da Dança 
 
Elza de Andrade (Docente Colaboradora) Enamar Ramos Evelyn Furquim Werneck Lima 
E-mail: evelynfwlima.unirio@gmail.com 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7357324433079681  
Doutorado em História Social. UFRJ / EHESS, 1997 
Mestrado em Artes Visuais, UFRJ, 1988. 
Linha de Pesquisa 1: Processos e Métodos da Criação Cênica – PMC  
Linha de Pesquisa 2: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA   
Projeto de Pesquisa 1: Estudos do Espaço Teatral. Arquitetura, Teatro e Cultura 
Projeto de Pesquisa 2: Espaço, Memória e Projeto Urbano 
Áreas de interesse: Espaço Teatral, Cenografia, Visualidade da Cena, História do Espetáculo, Cidade, Patrimônio Cultural 
 
Flora Sussekind  
E-mail: flora.sussekind@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7163151183156576  
Doutorado em Letras, PUC-Rio  — Ano: 1989 
Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT  
Projeto de Pesquisa: Processos de Seriação, Repetição e Sequência na produção artístico-teatral contemporânea 
Áreas de interesse: teoria, critica e historiografia da arte; cultura literária brasileira; cena contemporânea; estética, política e sociedade; arte e técnica. 
 
Henrique Buarque de Gusmão 
E-mail: henriquebgusmao@gmail.com 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8821514606183469  
Doutorado em História Social (UFRJ, 2011) 
Linha de Pesquisa: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA    
Projeto de Pesquisa 1: Estrelas e malditos: “sucessos de escândalo” e lutas de concorrência na crise do teatro brasileiro moderno dos anos 1960 
Projeto de Pesquisa 2: A consagração da obra teatral de Nelson Rodrigues através da seriação e da análise crítica de suas montagens (1942-1980) 
Áreas de interesse: Sócio-História das práticas teatrais, História do teatro brasileiro, História da atuação teatral 
 
Inês Cardoso Martins Moreira Isabel Penoni 
E-mail: isabel.penoni@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5629483943820999  
Doutorado em Antropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ - 2015) 
Mestrado em Antropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ - 2010) 
Linha de Pesquisa 1:  Arte e Feminismos – AF  
Linha de Pesquisa 2: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas - PCI  
Projeto de Pesquisa:  Pedagogia da presença situada - representatividade, emancipação e aliança na cena contemporânea 
Áreas de interesse: cena contemporânea; teatralidades dissidentes; encenação e processos colaborativos; teatro performativo e saberes situados; antropologia da arte e da performance; arte e política; arte e memória. 
 
Joana Ribeiro da Silva Tavares Jos é  Da Costa 
E-mail: dacosta@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6737702893357412  
Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003) 
Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT  
Projeto de Pesquisa: Subjetividade e políticas da cena – 5ª etapa: o real e a comunidade como inquietações contemporâneas 
Áreas de interesse: Dramaturgia e cena contemporâneas, teatro brasileiro, arte e política, teatro e subjetividades 
 
Jos é  Dias Jos é  Luiz Ligi è ro Coelho (Zeca Ligi èro) Juliana Bittencourt Manh ães 
E-mail: juliana.manhaes@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1245531347144983  
Doutorado em Artes Cênicas - PPGAC - UNIRIO - 2014; 
Estágio doutoral de PDEE/ CAPES - Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique). 
Linha de Pesquisa: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas – PCI  
Projeto de Pesquisa: Pedagogias Brincantes: Corpo, dança e fundamentos de performances culturais afro e de povos originários 
Áreas de interesse: Performance, Dança, tradições afro diaspóricas e de povos originários. 
 
Leonardo Munk Lidia Kosovski Marcio Augusto Ribeiro Freitas Maria Helena Werneck Marina Henriques Coutinho 
E-mail: marina.coutinho@unirio.br  
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0828711184646721  
Pós-Doutorado no Centre for Performance Practice and Research, Faculty of Arts (University of Winchester, Reino Unido, 2019) 
Doutorado em Artes Cênicas (PPGAC - UNIRIO, 2010) 
Mestrado em Teatro (PPGAC - Unirio, 2005) 
Linha de Pesquisa:  Processos Formativos e Educacionais – PFE  
Projeto de Pesquisa: Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um território em expansão. 
Áreas de interesse: Teatro, Pedagogia, Applied Theatre, Teatro em comunidades 
 
Miguel Vellinho Nara Waldemar Keiserman Paulo Merí sio Ricardo Kosovski Rosyane Trotta Tania Brandão 
E-mail: tabrasil@uol.com.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6160793117168659  
Doutorado em História Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) 
Linha de Pesquisa: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA  
Projeto de Pesquisa 1: Teatro musical carioca - uma história em três tempos 
Projeto de Pesquisa 2: Itália Fausta: a atriz e a história – a musa moderna de um palco híbrido 
Áreas de interesse: História do Teatro Brasileiro, História do Ator, Teatro Musical, Teatro Luso-brasileiro, Teatro do Século XIX 
 
Tatiana Motta Lima 
E-mail: mottalima.tatiana@gmail,com 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6549122750769528  
Doutorado em Artes Cênicas (Unirio, 2008) 
Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Educacionais – PFE  
Linha de Pesquisa 2: Processos e Métodos da Criação Cênica - PMC 
Projeto de Pesquisa 1: Ator: presença e vacância 
Projeto de Pesquisa 2: Grotowski pós-teatral: parateatro, teatro das fontes, objective drama e arte como veículo 
Áreas de interesse: Atuação, cena e modos de subjetivação; criação, percepção e modos de convivência; Formação do ator/atriz/performer/dançarino/a; Processos criativos; Stanislavski; Grotowski  
 
Vanessa Teixeira de Oliveira 
E-mail: vanessa.t.oliveira@unirio.br 
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9117409747184660   
Pós-doutorado em História (UNSAM, 2019) 
Doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO, 2010) 
Linha de Pesquisa 1: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT  
Linha de Pesquisa 2: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA  
Projeto de pesquisa 1: A Cena Paralela: imagens cênicas entre o teatro e outras artes 
Projeto de pesquisa 2: Strindberg - os segredos da tribo (FAPERJ) 
Projeto de pesquisa 3: Uma história do pensamento teatral entre Brasil, Argentina e Rússia/URSS (pós-doc 2019) 
Áreas de interesse: Estética e teoria do teatro, Teoria e história do cinema, Teatro e artes visuais, História do teatro brasileiro, Dramaturgia 
 
            
         
    
    
                              
                             
                            
                         
                    
                    
                 
            
            
         
        
        
            
                
UNIRIO  
        
        
     
         
     Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery