Info
Corpo Docente
Ana Bernstein
E-mail: ana.bernstein@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7537528020648098
Doutorado em Performance Studies (New York University, 2005)
Mestrado em História Social da Cultura (PUC Rio, 1993)
Linha de Pesquisa 1: Arte e Feminismos – AF
Linha de Pesquisa 2: Processos e Métodos da Criação Cênica – PMC
Projeto de Pesquisa 1: Arte e Transformação Social: Feminismo, Antirracismo e Decolonialidade nas Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisuais Contemporâneas no Brasil
Projeto de Pesquisa 2: Pensar a fotografia
Áreas de interesse: Estudos feministas, Performance, Artes Visuais, Cultura Visual, Teoria e Crítica da arte
Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar)
E-mail: ana.soares@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9889709625136959
Doutorado em Artes Cênicas - UNIRIO, 2007
Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Educacionais – PFE
Projeto de Pesquisa 1: Pedagogias de ator: exercícios de si e da cena nas tradições da máscara e da palhaçaria
Projeto de Pesquisa 2: Pedagogia da cópia e outras notas para o ator ( pesquisa finalizada no recente pós doutoramento)
Áreas de interesse: Formação e treinamento do ator, pedagogias para criação e encenação, palhaçaria, máscara teatral
Andr é Gardel
Angela Materno de Carvalho
E-mail: angela.carvalho@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7795166914614617
Doutorado em Ciência da Literatura - Literatura Comparada (UFRJ,1997)
Mestrado em Ciência da Literatura - Teoria Literária (UFRJ,1989)
Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT
Projeto de Pesquisa: Figuras sonoras e ressonâncias visuais: voz, imagem e escuta na escrita teatral dos séculos XX e XXI
Áreas de interesse: Teatro e outras artes, Teatro moderno e contemporâneo, Estudos da imagem, Estudos de dramaturgia, Teorias e concepções teatrais
Angie Donini
E-mail: angela.donini@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3697002730147261
Doutorado em Psicologia Clínica - Estudos da Subjetividade Contemporânea (PUC/SP, 2010)
Mestrado em Psicologia Clínica - Estudos da Subjetividade Contemporânea (PUC/SP, 2004)
Linha de Pesquisa 1: Arte e Feminismos – AF
Linha de Pesquisa 2: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas - PCI
Projeto de Pesquisa: Fabulação especulativa e perspectivas descoloniais nas artes da cena
Áreas de interesse: feminismo descolonial; arte e política; movimentos sociais; cinema documental; cultura brasileira; estudos da performance; relações entre arte, clínica e política; estudos das relações étnico-raciais; arquivo e memória
Charles Feitosa
Christina Carneiro Streva (Docente Colaboradora)
Denise Mancebo Zenicola
E-mail: denise.zenicola@edu.unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0615254611679551
Doutorado em Artes Cênicas (Unirio, 2005)
Mestrado em Teatro (Unirio, 2002)
Linha de Pesquisa: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas – PCI
Projeto de Pesquisa 1: Máscaras Decoloniais nas Danças Contemporâneas em Tambores
Projeto de Pesquisa 2: Muanes Dança,Teatro e Performances Afro Ameríndias Brasileira
Áreas de interesse: Dança, Corpo, Performances Afro Ameríndias, Estudos Decoloniais, Antropologia da Dança
Elza de Andrade (Docente Colaboradora)
Enamar Ramos
Evelyn Furquim Werneck Lima
E-mail: evelynfwlima.unirio@gmail.com
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7357324433079681
Doutorado em História Social. UFRJ / EHESS, 1997
Mestrado em Artes Visuais, UFRJ, 1988.
Linha de Pesquisa 1: Processos e Métodos da Criação Cênica – PMC
Linha de Pesquisa 2: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA
Projeto de Pesquisa 1: Estudos do Espaço Teatral. Arquitetura, Teatro e Cultura
Projeto de Pesquisa 2: Espaço, Memória e Projeto Urbano
Áreas de interesse: Espaço Teatral, Cenografia, Visualidade da Cena, História do Espetáculo, Cidade, Patrimônio Cultural
Flora Sussekind (Docente Colaboradora)
E-mail: flora.sussekind@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7163151183156576
Doutorado em Letras, PUC-Rio — Ano: 1989
Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT
Projeto de Pesquisa: Processos de Seriação, Repetição e Sequência na produção artístico-teatral contemporânea
Áreas de interesse: teoria, critica e historiografia da arte; cultura literária brasileira; cena contemporânea; estética, política e sociedade; arte e técnica.
Henrique Buarque de Gusmão
E-mail: henriquebgusmao@gmail.com
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8821514606183469
Doutorado em História Social (UFRJ, 2011)
Linha de Pesquisa: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA
Projeto de Pesquisa 1: Estrelas e malditos: “sucessos de escândalo” e lutas de concorrência na crise do teatro brasileiro moderno dos anos 1960
Projeto de Pesquisa 2: A consagração da obra teatral de Nelson Rodrigues através da seriação e da análise crítica de suas montagens (1942-1980)
Áreas de interesse: Sócio-História das práticas teatrais, História do teatro brasileiro, História da atuação teatral
Inês Cardoso Martins Moreira
Isabel Penoni
E-mail: isabel.penoni@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5629483943820999
Doutorado em Antropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ - 2015)
Mestrado em Antropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ - 2010)
Linha de Pesquisa 1: Arte e Feminismos – AF
Linha de Pesquisa 2: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas - PCI
Projeto de Pesquisa: Pedagogia da presença situada - representatividade, emancipação e aliança na cena contemporânea
Áreas de interesse: cena contemporânea; teatralidades dissidentes; encenação e processos colaborativos; teatro performativo e saberes situados; antropologia da arte e da performance; arte e política; arte e memória.
Joana Ribeiro da Silva Tavares
Jos é Da Costa
E-mail: dacosta@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6737702893357412
Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003)
Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT
Projeto de Pesquisa: Subjetividade e políticas da cena – 5ª etapa: o real e a comunidade como inquietações contemporâneas
Áreas de interesse: Dramaturgia e cena contemporâneas, teatro brasileiro, arte e política, teatro e subjetividades
Jos é Dias
Jos é Luiz Ligi è ro Coelho (Zeca Ligi èro)
Juliana Bittencourt Manh ães
E-mail: juliana.manhaes@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1245531347144983
Doutorado em Artes Cênicas - PPGAC - UNIRIO - 2014;
Estágio doutoral de PDEE/ CAPES - Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique).
Linha de Pesquisa: Performances: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas – PCI
Projeto de Pesquisa: Pedagogias Brincantes: Corpo, dança e fundamentos de performances culturais afro e de povos originários
Áreas de interesse: Performance, Dança, tradições afro diaspóricas e de povos originários.
Leonardo Munk
Lidia Kosovski
Marcio Augusto Ribeiro Freitas
Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)
E-mail: beti.rabetti@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8036385831406537
Doutorado em Ciências Humanas - área História Social – USP - 1989
Linha de Pesquisa: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA
Projeto de Pesquisa: Tradução em cena: contribuição para uma história da tradução teatral no Brasil - confrontos e experimentações Parte 2: Traduções, tradutores: invisibilidade e anonimato na história do teatro
Áreas de interesse:História do espetáculo, Teatro popular, Tradução teatral
Maria Helena Werneck
Marina Henriques Coutinho
E-mail: marina.coutinho@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0828711184646721
Pós-Doutorado no Centre for Performance Practice and Research, Faculty of Arts (University of Winchester, Reino Unido, 2019)
Doutorado em Artes Cênicas (PPGAC - UNIRIO, 2010)
Mestrado em Teatro (PPGAC - Unirio, 2005)
Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Educacionais – PFE
Projeto de Pesquisa: Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um território em expansão.
Áreas de interesse: Teatro, Pedagogia, Applied Theatre, Teatro em comunidades
Miguel Vellinho
Nara Waldemar Keiserman
Paulo Merí sio
Ricardo Kosovski
Rosyane Trotta
Tania Brandão
E-mail: tabrasil@uol.com.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6160793117168659
Doutorado em História Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998)
Linha de Pesquisa: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA
Projeto de Pesquisa 1: Teatro musical carioca - uma história em três tempos
Projeto de Pesquisa 2: Itália Fausta: a atriz e a história – a musa moderna de um palco híbrido
Áreas de interesse: História do Teatro Brasileiro, História do Ator, Teatro Musical, Teatro Luso-brasileiro, Teatro do Século XIX
Tatiana Motta Lima
E-mail: mottalima.tatiana@gmail,com
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6549122750769528
Doutorado em Artes Cênicas (Unirio, 2008)
Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Educacionais – PFE
Linha de Pesquisa 2: Processos e Métodos da Criação Cênica - PMC
Projeto de Pesquisa 1: Ator: presença e vacância
Projeto de Pesquisa 2: Grotowski pós-teatral: parateatro, teatro das fontes, objective drama e arte como veículo
Áreas de interesse: Atuação, cena e modos de subjetivação; criação, percepção e modos de convivência; Formação do ator/atriz/performer/dançarino/a; Processos criativos; Stanislavski; Grotowski
Vanessa Teixeira de Oliveira
E-mail: vanessa.t.oliveira@unirio.br
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9117409747184660
Pós-doutorado em História (UNSAM, 2019)
Doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO, 2010)
Linha de Pesquisa 1: Poéticas da Cena e do Texto Teatral – PCT
Linha de Pesquisa 2: História e Historiografia do Teatro e das Artes – HTA
Projeto de pesquisa 1: A Cena Paralela: imagens cênicas entre o teatro e outras artes
Projeto de pesquisa 2: Strindberg - os segredos da tribo (FAPERJ)
Projeto de pesquisa 3: Uma história do pensamento teatral entre Brasil, Argentina e Rússia/URSS (pós-doc 2019)
Áreas de interesse: Estética e teoria do teatro, Teoria e história do cinema, Teatro e artes visuais, História do teatro brasileiro, Dramaturgia
PPGAC UNIRIO
Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery