Petrópolis recebe a próxima oficina regional da agricultura familiar
As oficinas regionais para o fortalecimento da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar têm como foco possibilitar o encontro da demanda da alimentação escolar com a oferta da produção da agricultura familiar, visando o bom atendimento da resolução do PNAE.
Este produto foi executado em 2022 e 2023, onde 8 oficinas foram realizadas com 48 municípios e entidades parceiras envolvidas no processo de produção, organização, venda e compra dos gêneros alimentícios da AF. Para este ano foram selecionados 26 municípios, divididos em 04 polos levando em consideração a proximidade com os demais municípios e a estrutura física da cidade para receber a oficina presencial.
A primeira oficina de 2024 será realizada em Petrópolis no dia 11/06. Os municípios contemplados serão: Petrópolis, Paty de Alferes, Miguel Pereira, Vassouras, Valença, Teresópolis, Cachoeira de Macacu.
Local do Evento: Casa Educação - Avenida Barão do Rio Branco, 03 - Centro - Petrópolis
Horário: 8:30 às 16 horas
Público Alvo: gestores municipais da educação e da agricultura, nutricionistas Responsável Técnico (RT) pelo PNAE, assistência técnica e extensão agrícola local (EMATER, SEBRAE), Vigilância Sanitária (VISA), organizações (cooperativas e associações) da agricultura familiar e agricultores individuais, Sindicatos Rurais e CAE dos municípios.
OBJETIVO:
Fazer o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção agrícola familiar para a boa execução do PNAE nos municípios selecionados; Buscar soluções para os entraves do processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar para o PNAE, na relação gestor-agricultor; Estabelecer parcerias com órgãos oficiais, assistências técnicas rurais, cooperativas e demais coletivos para otimizar o processo de aquisição de gêneros alimentícios para o PNAE; Qualificar os agricultores familiares para o fornecimento de produtos para a alimentação escolar; Qualificar os gestores municipais para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar; Promover a reflexão e avaliação dos gestores quanto ao próprio processo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar implementado em seu município.