Requerimentos e normativas
- Regimento interno -UniRio
- Solicitação de alteração de médias e frequências-UniRio
- Jubilamento
Resolução N° 2650, de 07.12.05
LEI Nº 12.089 DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009.
- Frequência dos estudantes
- Quebra de pré-requisito:
Encaminhar, por e-mail (cch_museologia@unirio.br), à Direção da Escola de Museologia, os seguintes documentos:
- Requerimento
- Histórico escolar completo ( para obter o histórico, acesse o espaço do estudante no 'Portal do Aluno' em https://sistemas.unirio.br).
- Trancamento
1.Formulário de requerimento de trancamento
- Diploma do Curso; aproveitamento de disciplina; Carteira Estudantil; Certidão; Certificado do Curso; Declaração de Comparecimento / Atividade discente; Declaração de Conclusão do Curso; Declaração de estar regularmente Matriculado(a); Diploma do Curso; Diploma do Curso (2/Via); Histórico Escolar com CR; Inserção/inclusão de disciplinas; Matrícula no curso; Pedido de 2°Chamada de Prova; Programa(s) da(s) Disciplina(s) do Curso; Reabertura de Matrícula no Curso; Reabertura de Inscrição na(s) Disciplina(s); Revisão de Prova; Trancamento de Inscrição na(s) Disciplina(s); Trancamento de Matrícula no Curso; Transferência para a UNIRIO; Transferência para outra Instituição; Outros:
Encaminhar, por e-mail (cch_museologia@unirio.br), à Direção da Escola de Museologia, o seguinte documento:
- Res. nº 4.983, de 26/04/2018 ( Resolução para solicitação de mudança de curso)
-
I.N. Prograd nº 002, de 05/03/2021 - Regulamenta critérios para os processos seletivos discentes para acesso aos cursos de graduação da UNIRIO por meio de transferência externa e reingresso.
- Resolução. nº 4.978, de 26 de abril de 2018 (os pedidos de prorrogação de prazo para integralização curricular deverão seguir as normas estabelecidas na resolução)
- Res. nº 2.661, de 29/12/2005 - Reintegração de alunos desligados de cursos de graduação da UNIRIO.
Art.1° Considera-se reintegração a concessão de reabertura de matrícula/vaga na UniRio para alunos que tenham sido desligados de Cursos de Graduação nas seguintes situações:
a) não realizar matrícula em um período letivo;
b) Ultrapassar o prazo máximo permitido para trancamento geral de matrícula, de 04 períodos letivos;
c) Não renovar a solicitação de trancamento geral de matrícula, quando requerido em prazo inferior a 4(quatro)períodos letivos;
d) ultrapassar o prazo máximo de integralização curricular.
Parágrafo único- No caso do aluno cuja matrícula seja decorrente de acordo internacional, deverá ser verificada a sua situação[...]
Art.2° O requerente só poderá solicitar a reintegração nos caos em que apresentar justificativas documentais quanto à sua impossibilidade de ter concluído o Curso.
Art. 3º Os pedidos de reintegração de ex-alunos da UNIRIO só serão considerados quando, após a realização do processo seletivo de transferência e reingresso, ainda haja disponibilidade de vagas no curso pleiteado.
Art. 4º O ex-aluno, para pleitear a sua reintegração na UNIRIO, não pode apresentar um período de afastamento da instituição superior a 3 (três) anos, computado entre a data de cancelamento de sua matrícula e a de solicitação de reintegração.
[...] Parágrafo Único – Não será permitida a prerrogativa da “mudança de curso”, nesse novo momento de sua vida acadêmica."
- Res. nº 3.211, de 29/10/2009 - Revinculação
"A Revinculação é o procedimento pelo qual o egresso dos Cursos de Graduação da UNIRio pode solicitar novo vínculo com a Universidade, dando continuidade aos estudos e obtendo nova titulação.
§ 2° - A Revinculação será permitida ao egresso que tenha concluído a Graduação num prazo não superior a 4(quatro) anos.
§ 3° - A Revinculação será concedida até duas vezes ao egresso de Curso de Graduação da UNIRia.
§ 4° - o período estabelecido para solicitação da revinculação constará do calendário acadêmico."
O egresso interessado deverá apresentar seu requerimento junto à Coordenação de Seleção e Acesso - COSEA, no período discriminado no calendário acadêmico, anexando o Histórico Escolar Final e a cópia autenticada do Diploma ou a Declaração de conclusão de Curso ou, ainda, a cópia da ata de colação de grau onde conste a conclusão desse Curso no UNIRio.
Outras normativas e documentos: