Você está aqui: Página Inicial / Programas e Projetos de Extensão

Programas e Projetos de Extensão

 PROGRAMA EM ANDAMENTO


Memória, Documento e Cidadania: Reflexões sobre direitos humanos e participação popular.

Descrição: O Plano de Ação visa promover discussões sobre as possibilidades de motivação para a cidadania pela organização dos documentos e das memórias das ações políticas, sócio-educativas e populares. Nosso interesse volta-se, em especial para temáticas que nos conduzam à reflexão sobre os processos ditatoriais e democráticos no Brasil e seus efeitos na mobilização social brasileira.

 

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

 

Preservando lembranças, construindo histórias: o arquivo pessoal e seu papel social

Descrição: O presente projeto faz parte do Programa de Extensão: Memória, documento e cidadania: reflexões sobre direitos humanos e participação popular e visa ampliar os debates em torno da Arquivologia e dos arquivos pessoais de forma a articular as duas temáticas no que tange o reconhecimento da importância dos arquivos pessoais para a história coletiva. Nesse sentido, questões relacionadas à temática da democratização dos arquivos e de políticas de acesso serão de vital importância, uma vez que no contexto histórico a organização e formação de nosso patrimônio documental arquivístico não contemplou a diversidade social. A conscientização dos arquivos enquanto parte da memória e em especial os arquivos pessoais, aqui concebidos como representantes da coletividade por meio de perspectivas individuais, será o enfoque deste plano de Ação que visa promover oficinas, debates, material de apoio, convênios e parcerias com o objetivo de conscientizar indivíduos, grupos e instituições de custódia sobre a importância deste tipo acervo.

 

 

Documentos arquivísticos: o que, por que e como preservar?

Descrição: Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Extensão “Memória, documento e cidadania: reflexões sobre direitos humanos e participação popular” e elaborado com a finalidade de estender a movimentos sociais, instituições e pessoas em geral algumas discussões pertinentes à atuação em preservação, a partir de simples perguntas, tais como “o quê?”, “por quê?” e “como?” preservar. Perguntas que desencadeiam discussões de cunho teórico sobre ética, valores, posicionamentos político-ideológicos, cidadania, memória; e técnico, sobre métodos de planejamento e aplicabilidade da conservação preventiva e corretiva (conservação e restauração). Parte-se da premissa de que a conservação preventiva é a opção a ser privilegiada quando da atuação em preservação, no intuito de retardar a necessidade de ações corretivas. Visa-se demonstrar o entrelaçamento das questões teóricas às questões técnicas, explicitando que a atividade de preservação envolve atuação política, conhecimento científico e intervenção técnica. A partir desta perspectiva, visa-se passar por duas etapas para o desenvolvimento deste projeto: 1º) revisão de literatura sobre teoria e prática em preservação; 2º) realização de atividades sobre preservação em articulação com os demais Projetos vinculados ao Programa supracitado. Por fim, objetiva-se capilarizar conhecimentos e discussões travadas no meio acadêmico para serem instrumentalizados fora da universidade.

 

 

Memórias e documentos em perspectiva social

Descrição: Este Projeto vincula-se ao Programa de Extensão "Memória, documento e cidadania: reflexões sobre direitos humanos e participação popular", e parte da reflexão sobre as possibilidades de difusão e apropriação comunitária de métodos de observação de práticas, acontecimentos, locais e pessoas que contribuam para a construção de memórias sobre a localidade. A intenção é a socialização de conhecimento intelectual e técnico sobre metodologias de trato com a coleta de informações orais, organização material de documentos pessoais ou coletivos, tais como entrevista, história oral e etnografia. Nesse sentido serão privilegiadas ações de extensão como Oficinas de Memória. Serão promovidos também debates sobre filmes e documentários, palestras e debates com pesquisadores e agentes sociais envolvidos com contextos de reflexão sobre cidadania e participação social.