Você está aqui: Página Inicial / Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa

ATIVIDADES DE PESQUISA EM ANDAMENTO


Arquivos e Políticas de memória sobre a ditadura: Propostas, impasses e desafios

Descrição: Trata de estudo acerca de disputas sociais por políticas de memória sobre a ditadura (1964-1985), implementadas ou propostas em função dos trabalhos e dos relatórios das Comissões da Verdade. Visamos identificar e analisar as proposições ali apresentadas, assim como processos de discussões públicas, consensos e dissensos em torno de sua implementação. Interessa levantar e analisar proposições e estratégias culturais, educativas, políticas, grupos e agentes proponentes. Privilegiaremos a observação de proposições que envolvam os arquivos e diferentes acervos, seus usos e (re)singficações a partir das proposições dos grupos sociais em questão.

 

Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil ("Memórias Reveladas"): (re)construindo parte da memória oficial a partir de documentos arquivísticos.

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal a analise de iniciativas governamentais e civis em torno criação e manutenção do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil ("Memórias Reveladas") a fim de compreender suas implicações na (re)construção de parte da memória oficial brasileira. Será desenvolvido com base em abordagem metodológica de caráter qualitativo, para coleta, organização e analise de dados para posterior discussão teórica com vistas à identificação e compreensão processos sociais relativos à (re)construção de memórias oficiais. Teremos, portanto, como método principal a revisão de literatura. Para analisar a literatura selecionada, partiremos de alguns referenciais teóricos, a saber: Castro (2008), Meneses (1998), Silva (2008a, 2008b), Huyssen (2014) e Pollak (1989).

 

Frei Tito de Alencar Lima: cultura material e articulações entre experiências político-religiosas e santidade

Descrição: Visamos abordar as diferentes formas materiais, rituais e simbólicas da construção de modelos de experiências religiosas e políticas em Frei Tito de Alencar Lima, morto em decorrência das intensas torturas sofridas durante o período ditatorial civil-militar no Brasil. Suas representações transitam pelo heroísmo e pelo martírio. Sua morte é o ponto fundamental da articulação da (re)apresentação de seu projeto político e religioso. Diferentes articulações indicam formas discursivas que pretendem representar Frei Tito para além do estigma moral e religioso do suicídio. Buscamos pela pesquisa qualitativa pautada em pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo para identificar, coletar e analisar esse vasto material. Percebemos que Frei Tito extrapola o tempo e o contexto específico da ditadura no Brasil, para passar a representar formas contemporâneas de crítica e combate a formas cerceadoras de liberdade.

 

Martírio, profetismo e santidade nos documentos e memórias da luta social de Frei Tito de Alencar Lima

Descrição: Buscamos compreender as interseções, aproximações e distanciamentos entre memória e sua produção material a partir de uma diversificada produção memorialística fundada no suicídio do Frei dominicano Tito de Alencar Lima (1945-1974). Propomos diálogos interdisciplinares com a Antropologia, em especial em sua preocupação com a função social dos objetos. Interessa-nos os debates acerca da cultura material no que se aproxima do que propomos conceitualmente como cultura documental. Pelo estudo da produção material dentro e fora do universo religioso católico, visamos compreender o arcabouço discursivo de memórias identitárias de um segmento da Igreja Católica denominado de catolicismo ou cristianismo libertador em torno da figura emblemática de Frei Tito.

 

Produção intelectual sobre os arquivos pessoais

Descrição: Arquivos pessoais e familiares ampliam as opções de pesquisa na medida em que possibilitam aos pesquisadores o reconhecimento do modo de vida individual em sociedade, ao mesmo tempo em subsidiam a construção de uma compreensão da realidade do país. No entanto, as práticas e os estudos dos arquivos pessoais, por muito tempo ocuparam uma posição periférica e pouco priorizada no campo dos estudos teóricos arquivísticos, influenciados, em grande parte, pela própria preocupação tardia com estes acervos e pela falta de visibilidade dos arquivos pessoais no âmbito da própria Arquivologia. Por isso, esta pesquisa visa realizar um levantamento bibliográfico da produção intelectual brasileira, teórica e metodológica, nos mais variados âmbitos de divulgação científica, com vistas a oferecer uma análise bibliométrica sobre o assunto arquivos pessoais. O projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Cultura Documental Religião e Movimentos Sociais.

 

Repressão e memória: análise das políticas de aquisição para arquivos pessoais

Descrição: Após a vigência de longos períodos de ditaduras militares, iniciam-se, em diversos países processos de justiça transicional e de implementação de políticas de memória. A criação de arquivos e o recolhimento de fundos provenientes de instituições que formavam os aparatos repressivos e de organizações de resistência à repressão são práticas fundamentais para subsidiar a justiça transicional e as políticas de memória na região. Nesse contexto, destacam-se também os arquivos provenientes de indivíduos que vivenciaram esse processo. A capacidade dos arquivos pessoais revelarem contextos sociais mais amplos a partir da consciência de que um documento individual não é somente portador de conteúdo privado, mas também, um reflexo histórico e coletivo é parte deste projeto que visa identificar as instituições que possuem arquivos pessoais de contexto ditatoriais. Nosso objetivo nesta pesquisa é analisar e compreender as políticas de aquisição de instituições públicas para arquivos pessoais, de forma a afirmar a importância desses instrumentos para a existência de acervos mais democráticos e que sirvam como ferramenta de entendimento do passado e interpretação do presente.