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Projetos de Ensino

PROJETOS DE ENSINO EM ANDAMENTO

 

Arquivologia e análise social: categorias, conceitos e classificações em processos sociais e documentos.

Descrição: O presente Projeto de Ensino encontra-se vinculado ao componente curricular "Construção do Pensamento Arquivístico", do Curso de Arquivologia. Trata-se de uma disciplina carregada de conteúdo teórico que se baseia na interdisciplinaridade dos campos de conhecimentos da Filosofia, Sociologia, Antropologia, História e Arquivologia. Por tratar-se de uma disciplina com um conteúdo teórico bastante complexo, buscamos no trabalho de monitoria um apoio pedagógico para o desenvolvimento das discussões propostas em sala a partir do contato com os monitores. Dessa forma pretendemos adequar o estudo do conteúdo da disciplina às expectativas e necessidades dos alunos.

 

Divulgação da produção científica discente: experiências com a disciplina Pesquisa em Arquivística

Descrição: Projeto de Ensino que tem por objetivo ser um suporte à disciplina “Pesquisa em Arquivística”, do curso de Arquivologia, ministrada pelo Prof. Bruno Ferreira Leite. Trata-se de uma disciplina voltada à instrução de conteúdos relativos aos procedimentos de pesquisa (elaboração de projeto de pesquisa e artigo científico) e de experimentação, ou seja, tem por objetivo a elaboração de projetos de pesquisa e artigos por parte dos discentes. A partir de experiências anteriores junto aos discentes desta disciplina, percebeu-se o interesse em divulgar os trabalhos produzidos pelos estudantes, o que resultará tanto como uma forma de incentivá-los à carreira docente e/ou da pesquisa, quanto para fomentar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. Desta forma, o presente Projeto de Ensino servirá como um suporte a esta disciplina, no intuito de possibilitar a divulgação dos artigos científicos desenvolvidos nesta disciplina.

 

Projeto de ensino: Orientação de Bolsista de Monitoria

Descrição: A Disciplina Gestão da Informação Arquivística visa oferecer aos alunos embasamento teórico no que tange o tratamento dos documentos de arquivo. Nesse sentido, destacam- se os temas que envolvem metodologias e práticas no que tange a organização documental desde a fase corrente, até a destinação final dos documentos. Os alunos, nesse contexto, são convidados a entender a dinâmica dos arquivos, o papel do profissional da informação e o lugar social dos documentos. A disciplina em questão, a partir do ano de 2018 passou a trabalhar temas relacionados a extensão universitária, em especial a acessibilidade nos arquivos. A proposta consiste em discutir o acesso aos arquivos de forma ampla e universal, de maneira a atender cada vez mais, a sociedade como um todo.

 

Teoria e Prática Arquivística: duas dimensões de uma Ciência

Descrição: Como área de conhecimento, a Arquivologia se desenvolveu, e ainda se desenvolve por meio da constante interação entre teoria e prática. Enquanto uma ciência social aplicada, categoria a qual pertence a Arquivologia no Brasil, esta pauta-se em conhecimentos desenvolvidos com o objetivo de sanar aspectos práticos e sociais. As ciências sociais aplicadas conjugam, portanto, dimensões de reflexão e empiria, com cruzamentos interdisciplinares e níveis de valoração profissional que atingem a comunicação, a informação e a memória. Nesse sentido, a Disciplina Organização Prática em Arquivos visa oferecer aos alunos um embasamento prático no que tange o tratamento dos documentos arquivísticos, no entanto, percebemos como é impossível dissociar a teoria da prática, nesse sentido, o presente projeto de ensino visa atingir a dimensão prática e teórica, no cotidiano da disciplina, pautando-se na elaboração de metodologias que visem a constante reflexão de sua prática.