Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes
BSCLA
A Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO homenageia Pernambuco de Oliveira e é uma biblioteca universitária setorial de médio porte, especializada na área de Artes, com foco em Música, Teatro (incluindo dança) e Letras. Possui também um bom conteúdo sobre arte em geral, Filosofia, Belas-Artes, Folclore e Cinema.
O acervo é composto por materiais de diversos tipos, como livros e periódicos (revistas) gerais e principalmente especializados, peças de teatro, partituras, folhetos, discos, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Artes da UNIRIO. O conteúdo está em diversas línguas. Esse acervo é parte essencial das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade e representa um apoio substancial para os pesquisadores da área de artes. A Biblioteca atende usuários internos e externos à UNIRIO.´
A história da BSCLA se confunde com a da Escola de Teatro da UNIRIO, oriunda do Serviço Nacional de Teatro e a do Instituto de Música Villa-Lobos, fundado pelo próprio maestro, ou seja, com a própria história do teatro e da música no Rio de Janeiro, e está estreitamente ligada à história política e cultural da sociedade brasileira.
A fim de melhor atender seu público e ampliar sua participação no cenário de sistemas de informação em artes, a BSCLA participa da REDARTE/RJ (Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro). É também a biblioteca depositária nacional da CAPES para a área de Artes (Programa Artes CAPES/Qualis).
A biblioteca está localizada nas dependências da Biblioteca Central, na Urca.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 09h às 19h.
Espaço Mário de Andrade (Acervos de partituras, peças teatrais e programas de teatro): segunda a sexta-feira, das 09h às 19h.
Av. Pasteur 436 Urca - Rio de Janeiro
CEP: 22290-240
Tel: (0xx21) 2542-1462
Espaço Mário de Andrade: (0xx21) 2542-1580
E-mail: bibliartes@unirio.br / fonoteca@unirio.br
Equipe:
Bárbara Alessandra Ribeiro de Miranda Lima
Miguel Luiz de Araujo Ferreira
Fontes de informação da área:
- Acesso à Coleção The Latin American Eletroacoustic Music, formada pelo Professor Ricardo Dal Farra, na Fundação Daniel Langlois.
- Lista completa de fontes de informação
- Catálogo Compositores Brasileiros Nascidos na Primeira Metade do Século XX - Vol. I
- Catálogo Círculo de Arte Vera Janacópulos
- Audio Vox
- Nelson Rodrigues no chão do palco
- Daniel Schenker: crítica de teatro
- Folias Teatrais: letras, cenas, imagens e carioquices