Biblioteca Central
A Biblioteca Central é um espaço aberto ao público em geral. Seu acervo é representado por obras da literatura brasileira e estrangeira, psicologia, legislação, história e teses. Parte destas obras compõe a Biblioteca Infanto-Juvenil (BIJU), organizada para atender ao público em geral. Possui ainda uma coleção de obras raras e especiais, onde se destaca a Coleção Shakespeariana.
A Biblioteca do Instituto de Biociências, a Biblioteca do Centro de Ciências Humanas e Sociais, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e a Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes encontram-se instaladas nas dependências da Biblioteca Central.
A partir de 2006, é Biblioteca Depositária da Organização Mundial do Turismo - OMT, para toda a América Latina, e portanto, disponibiliza o acervo atualizado de livros e periódicos produzidos por essa Instituição.
A Biblioteca Central conta, também, com acervo museológico de grande importância para a memória cultural brasileira, representada em quadros e peças de artesanato, arte popular e folclore. Além disso, oferece ao público espaços para leitura de jornais diários, exposições técnicas, artísticas e culturais e uma sala multimídia para cursos, palestras, lançamento de livros e eventos.
A Biblioteca Central compreende: