Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Recebimento de itens pelo Sistema de Bibliotecas da UNIRIO para publicação no Hórus

O Repositório Institucional Hórus recebe, atualmente, os seguintes trabalhos acadêmicos: trabalhos de conclusão de curso (TCCs), teses e dissertações.

Para depósito de outros itens, que não os especificados, favor entrar em contato com a equipe do Hórus (biblioteca.sid@unirio.br).

Informações importantes:

• Todos os trabalhos acadêmicos aprovados pela banca do curso/escola poderão ser incluídos no repositório mediante encaminhamento para a Biblioteca Setorial do respectivo curso.
  • É de responsabilidade da escola/curso a omissão de dados sensíveis do autor ou terceiros (por exemplo: endereço, celular, documentos de identificação) do texto completo do trabalho antes de enviá-lo.
  • A Biblioteca somente aceita o envio de TCCs, teses e dissertações e de termo da Escola/Curso de Graduação. Não receberemos arquivos diretamente do discente. Também não serão aceitos links para drives.
  • A Biblioteca não fará alterações nos arquivos ou documentação no ato do recebimento.

Clique aqui para ter acesso aos contatos das Bibliotecas Setoriais do Sistema de Bibliotecas.

Como ocorre o envio dos trabalhos (TCCs, teses e dissertações) para publicação (depósito) no repositório:

1) Escola/Curso de Graduação ou Pós-Graduação seleciona os trabalhos aprovados pela banca, e recebe do depositante:

- Texto completo do trabalho em formato PDF/A
- Arquivo digital (PDF/A) do Termo de Autorização preenchido e assinado.

2) Secretaria de Graduação ou Pós-Graduação envia por e-mail para a Biblioteca Setorial do respectivo curso o texto completo do trabalho e o termo de autorização, devidamente listados na mensagem.

3) A Biblioteca Setorial verifica a documentação e se os arquivos estão íntegros.

Se sim, publica (deposita) o trabalho no Hórus, de acordo com a liberação assinalada pelo autor, e disponibiliza-o para consulta.

Se não, entra em contato com a Secretaria de Graduação ou Pós-Graduação para solicitar adequações e aguarda novo envio (com as adequações necessárias).

Seguem links para o Termo de Autorização e o tutorial:

- Termo de Autorização para Publicação Eletrônica no Repositório Institucional Hórus

- Formato PDF/A: salve ou converta seus arquivos

Atenção: A partir de 14/08/2023 (início das atividades acadêmicas 2023/2º), apenas serão aceitos trabalhos para depósito acompanhados do termo atualizado, disponível para download acima.