Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas Frequentes (FAQ)

1. O que é o Hórus?

É o Repositório Institucional da UNIRIO, uma base de dados on-line de acesso livre e aberto, desenvolvida para hospedar e disponibilizar ao público usuário, de forma organizada e permanente, a produção científica, acadêmica, intelectual, artística e cultural da universidade.

 

2. Por que é importante o depósito da produção da UNIRIO em um repositório?

O repositório possibilita a gestão e difusão da produção da instituição, além de contribuir para iniciativas de preservação digital e ser uma ferramenta importante de divulgação científica para a sociedade.

 

3. Qual é a política de acesso do Hórus?

O Repositório está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, e segue sua Política de Acesso Aberto à Informação Técnico-Científica e aos Dados de Pesquisa.

 

4. Qual o software utilizado?

O software Dspace, na versão 5.6.

 

5. Quem pode depositar documentos no Hórus?

Discentes e servidores docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIRIO. Se não encontrar seu curso/comunidade no Hórus, entre em contato com a nossa equipe via e-mail: horus@unirio.br.

 

6. Que documentos encontro no Hórus?

Atualmente, o Hórus abriga teses e dissertações, além de TCCs de alguns cursos de graduação.

 

7. Como é a estrutura das comunidades, subcomunidades e coleções no Hórus?


A estrutura do Hórus reflete a estrutura organizacional da UNIRIO, e é atualizada quando necessário.

  • Comunidades: são organizadas por centros de ensino e unidades suplementares;
  • Subcomunidades: são definidas com base na tabela de áreas do conhecimento da CAPES e CNPQ, relacionando-a com os programas de pós-graduação e cursos de graduação ofertados pela UNIRIO;
  • Coleções: são divididas em tipologias (por exemplo, teses e dissertações e trabalhos de conclusão de curso).

 

8. Como posso depositar um documento no Hórus?

  • Discentes: a versão final de seu trabalho será encaminhada à Biblioteca pela Secretaria de seu curso, em formato PDF/A e acompanhada dos termos de autorização para publicação no Hórus, preenchidos pelo autor;
  • Servidores: por gentileza, entrar em contato com a nossa equipe via e-mail (horus@unirio.br).

Leia mais informações em Recebimento de TCCs, teses e dissertações pela Biblioteca da UNIRIO para publicação no Hórus.

 

9. O que é embargo?

É um período determinado de tempo em que o autor pode optar por não disponibilizar publicamente o texto completo de seu trabalho (tese, dissertação etc).

O embargo não afeta os metadados (informações sobre o trabalho, como nome de autor e título) e o resumo, que serão disponibilizados no Repositório assim que recebidos na Biblioteca.

 

10. Quais os termos de autorização necessários para o depósito no Hórus?

O Termo de Autorização para Publicação Eletrônica no Repositório Institucional Hórus que deve ser preenchidos pelo autor e serão encaminhados à Biblioteca pela Secretaria do curso, acompanhando o texto completo.

 

11. O que é formato PDF/A?

É um formato de documento que facilita a preservação de objetos digitais. Para saber mais, consulte nosso tutorial sobre o Formato PDF/A.

 

12. Como entrar em contato com a equipe do Hórus?

Envie um e-mail para horus@unirio.br.