código do Google analytics Websérie ‘UNIRIO de Sons’ mostra produção musical do Instituto Villa-Lobos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Websérie ‘UNIRIO de Sons’ mostra produção musical do Instituto Villa-Lobos

Websérie ‘UNIRIO de Sons’ mostra produção musical do Instituto Villa-Lobos

por comunicacao — publicado 18/09/2018 14h30, última modificação 19/09/2018 09h41
Episódios terão apresentações musicais e entrevistas com professores e alunos da Universidade e convidados externos

Levar ao conhecimento da comunidade parte da produção musical dos cursos do Instituto Villa-Lobos (IVL). É assim que o professor Almir Côrtes, do Departamento de Educação Musical, define a proposta da websérie UNIRIO de Sons, projeto que ele coordena e que teve o primeiro programa lançado nesta terça-feira, 18 de setembro.

Em episódios mensais, divididos em duas partes e veiculados pelo canal do projeto YouTube, a websérie reunirá apresentações musicais e entrevistas com professores e alunos da Universidade e convidados externos. “A intenção é fazer um registro do que acontece no IVL e apresentar o que estamos produzindo”, observa Côrtes. Para o docente, a divulgação dos vídeos em plataformas virtuais e nas redes sociais pode contribuir para ampliar o alcance dessa produção musical.

A websérie faz parte do projeto de extensão UNIRIO de Sons: produção artística audiovisual no ciberespaço, vinculado ao Programa de extensão Música Popular na UNIRIO: criatividade e cultura além das paredes e ao Laboratório Estúdio Radamés Gnattali. É no laboratório que são gravadas as entrevistas e alguns dos números musicais, mas há também tomadas externas e imagens de arquivo.

Além de Almir Côrtes, que coordena as atividades, o projeto conta com a participação de dois bolsistas, Bernardo Brandão e Maria Laura Abreu, e dos colaboradores Darlene Maravilha, Filipe Cruz, Matthaeus Braga, Paulo Delorenci, Paloma Dantas, Pedro Ivo e Pedro Valverde. A equipe é responsável por todas as etapas de produção da websérie, desde a gravação das imagens até a edição final dos programas.

Os vídeos poderão ser assistidos pelo canal do YouTube UNIRIO de Sons. Lá já está o primeiro episódio (parte 1), que conta com a participação do bandolinista e professor do IVL Pedro Aragão. No programa, o músico interpreta algumas canções e fala sobre a Orquestra Dedilhadas da UNIRIO, projeto que reúne professores e estudantes de instrumentos de corda.

Confira a seguir o episódio de estreia da websérie.