código do Google analytics Vice-reitor Ricardo Cardoso lança livro infantil sobre a vida dos tatuís — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Vice-reitor Ricardo Cardoso lança livro infantil sobre a vida dos tatuís

Vice-reitor Ricardo Cardoso lança livro infantil sobre a vida dos tatuís

por comunicacao — publicado 13/10/2016 10h30, última modificação 14/10/2016 14h01
Obra do professor do Instituto de Biociências e especialista em ecologia marinha é o primeiro volume da coleção ‘Bichos da praia’, editada pelo Instituto Ciência Hoje. Lançamento acontecerá neste fim de semana e durante a 14ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO

A paixão pelos bichos que frequentam as praias cariocas, em especial os tatuís, levou Ricardo Silva Cardoso para o caminho da pesquisa nas áreas de biologia, zoologia e ecologia marinha. Professor do Instituto de Biociências (Ibio) e atual vice-reitor da UNIRIO, ele lançará neste fim de semana o livro A vida secreta dos tatuís, destinado ao público infantil.

A ideia é mostrar para a garotada a importância da preservação desses animais, que refletem o nível de conservação ambiental das praias – quanto mais limpas, maior a concentração de tatuís em suas areias.

O livro é o primeiro volume da coleção Bichos da praia, editada pelo Instituto Ciência Hoje. Com ilustrações de Marcelo Badari, a publicação conta a história do tatuí Rico, que sai da água para a areia e, para sobreviver no novo ambiente, precisa aprender a se enterrar, buscar alimento e driblar seus predadores.

A coleção integra o projeto Praias Cariocas, coordenado por Ricardo Cardoso e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O objetivo do projeto é promover a conscientização ambiental no ensino, com a visitação de alunos de escolas do Rio de Janeiro a praias da cidade e a promoção de ações de limpeza e conservação.

No sábado, 15 de outubro, o lançamento de A vida secreta dos tatuís acontecerá às 15h, na Livraria Malasartes, no 3ª piso do Shopping da Gávea.

No domingo, dia 16, das 14h às 18h, Ricardo Cardoso participará da Festa da Criança e da Natureza, promovida pela Associação de Moradores da Lauro Muller em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO. O evento acontecerá no Parque General Leandro, em Botafogo.

Além disso, haverá um lançamento também durante a 14ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO, em parceria com a Biblioteca Central. O evento contará com a presença do autor e atividades de contação de histórias, pintura, jogos e exposição de tatuís em aquário.

As sessões acontecerão no dia 17, às 15h; dia 19, às 10h30; e dia 20 de outubro, às 15h30, sempre na Biblioteca Infanto-Juvenil, na Av. Pasteur, 436, Urca.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio