Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / VI EIA debate sobre Iniciativas Ambientais, Mudanças Climáticas e Gerenciamentos do Uso de Recursos

VI EIA debate sobre Iniciativas Ambientais, Mudanças Climáticas e Gerenciamentos do Uso de Recursos

por Comunicacao UNIRIO publicado 09/10/2015 08h40, última modificação 15/10/2015 08h32

Nos dias 07 e 08 de outubro, aconteceu na UNIRIO o  VI Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas (VI EIA). Durante a programação, ocorreram  painéis, debates, exposições e apresentação de trabalhos.

O tema escolhido para o Painel de abertura foi  “Iniciativas socioambientais com foco na sustentabilidade em Organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor”.  O Painel foi presidido pelo escritor e produtor cultural, Binho Cultura, e pela coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis do CEFET-RJ, Inessa Salomão. A mediação foi realizada pela Analista Ambiental do IBAMA, Illona Sá.

Binho explicou que educação ambiental é bem trabalhada na infância, mas que precisa ser enfatizada na adolescência e na fase adulta. “As crianças aprendem sobre educação ambiental na escola. Já na adolescência, muitas vezes, esse assunto é considerado chato. É preciso haver o exemplo da família também”, enfatizou.

O escritor também falou de seus projetos com o coco verde. Segundo Binho, hoje, 70% do lixo no litoral brasileiro é formado por coco verde. O coco verde ocupa lugar no aterro sanitário e demora para se decompor. Baseado nisso, Binho começou a criar projetos artísticos tendo o Coco verde como matéria- prima.

A coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis do CEFET-RJ, Inessa Salomão, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Incubadora. De acordo com a coordenadora, um dos objetivos do projeto é buscar o desenvolvimento territorial sustentável e a superação da extrema pobreza. “Nos projetos que desenvolvemos procuramos estimular o desenvolvimento sustentável  e ensinar as vantagens da economia solidária entre os agricultores  familiares e pescadores na região do Rio de Janeiro” , explicou.

Outros assuntos abordados durante o VI EIA foram: Mudanças Climáticas, Gerenciamento do Uso de Recursos e Ética, Direito e Justiça.

O Encontro anual de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO (EIA)  tem como objetivo motivar as boas práticas de enredamento de políticas socioambientais em instituições públicas, do terceiro setor e privadas e, também, a conscientização da educação ambiental dentro e fora do contexto acadêmico.

 (Liliana Glanzmann Vallejo/Comso)

 

 


Acesso a Informação Capes CNPQ