código do Google analytics Evento on-line aborda a escrita e a criatividade como formas de resistência — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Evento on-line aborda a escrita e a criatividade como formas de resistência

Evento on-line aborda a escrita e a criatividade como formas de resistência

por Comunicação publicado 28/05/2021 20h14, última modificação 31/05/2021 08h49
Atividade, que acontecerá na segunda-feira (31), é promovida no âmbito do projeto 'Dando Voz/ ECCO - Esporte e Cultura em Comunidades'

Nesta segunda-feira (31), será realizado, a partir das 11h, o evento de culminância do projeto interinstitucional "Dando Voz/ ECCO – Esporte e Cultura em Comunidades", parceria entre a UNIRIO e a OS Instituto Carioca.

O tema do evento é "Escrita e Criatividade como Formas de Resistência". Participarão da atividade o professor Rossano Pecoraro, da Faculdade de Filosofia, coordenador do projeto Dando Voz; a professor Simone Mendes Carvalho, coordenadora do Projeto ECCO; os responsáveis do Instituto Carioca, Ricardo Pires e Danielle Sales; o professor e pesquisador Kelvin Falcão Klein, da Escola de Letras; e os bolsistas de graduação Thays Cardia Cea Rey e João Gabriel Cunha.

O evento será transmitido ao vivo no canal audiovisual do Projeto ECCO.

Sobre o projeto Dando Voz/ ECCO

Coordenado pelo professor Rossano Pecoraro, o projeto Dando Voz visa dar visibilidade a produções, experiências e vivências dos participantes do projeto “ECCO – Esporte e Cultura em Comunidades".

Para isso, a equipe do projeto realizou oficinas de capacitação sobre escrita de textos e criatividade literária, e idealizou e organizou a publicação de um livro, prevista para este ano. A obra incluirá resultados das pesquisas e das atividades do projeto; relatos e depoimentos enviados por alunos e instrutores, monitores, agentes e coordenadores dos Núcleos; testemunhos fotográficos dessas experiências e vivências.

Atividades do ECCO foram realizadas em mais de 100 Núcleos do projeto localizados em todo o Estado do Rio Janeiro, que ofereceram gratuitamente aulas de capoeira, dança de salão, jiu-jítsu, ginástica, música, zumba, futebol, artesanato, muay thai, teatro, balé, entre outras.

O projeto busca resgatar a autoestima e autonomia do sujeito como ator social, visando à criação de valores relacionados à ética e à cidadania. Ao fazer isso, em territórios de vulnerabilidade social, percebe-se a importância das atividades esportivas e culturais para o desenvolvimento de um pensamento crítico, autônomo e racional e de uma consciência cidadã, capazes de estimular a construção de novas e mais justas relações entre indivíduos e grupos sociais.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio