Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO tem mais um membro na Academia Nacional de Medicina

UNIRIO tem mais um membro na Academia Nacional de Medicina

por Comunicacao UNIRIO publicado 28/08/2015 12h15, última modificação 28/08/2015 14h59

O professor Carlos Eduardo Brandão Mello foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) nesta última quinta-feira, dia 27 de agosto. Livre docente pela UNIRIO em Clínica Médica e Gastroenterologia, Brandão vai ocupar a cadeira número 10 da secção de Medicina. A previsão é que a posse solene aconteça dentro de dois meses.

Brandão se junta a outros oito professores da UNIRIO que são membros da ANM: Azor José de Lima, Carlos Alberto Basílio de Oliveira, Hélcio Alvarenga, Mário Barreto Correa Lima,Omar da Rosa Santos, Omar Lupi da Rosa Santos, Carlos Giesta  e Pietro Novellino, este último ex-Reitor da UNIRIO e ex-Presidente da Academia Nacional de Medicina.

“É uma alegria muito grande estar entre esses nove expoentes da medicina brasileira e representar a nossa Universidade”, declarou.

Formado pela Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO em 1979, Brandão fez mestrado em Gastroenterologia na UFRJ e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo. Também realizou Fellowship na Universitá Degli Studio di Milano (Itália), na Unidade de Doenças do Fígado, e cursou pós-doutorado e aperfeiçoamento nas universidades de Harvard (2006-2007), Paris (2008) e Mount Sinai School of Medicine (2010). Atualmente, é responsável pelas disciplinas de Clínica Médica e de Gastroenterologia na EMC e Chefe do Ambulatório de Gastroenterologia e Doenças do Fígado do Hospital Universitário Gaffrée e Güinle (HUGG).

A Academia Nacional de Medicina é uma das instituições mais antigas do Brasil, fundada em 1829. É composta por cem membros titulares, divididos em 40 na secção de Medicina, 40 na de Cirurgia e 20, na de Ciências Aplicadas.