código do Google analytics UNIRIO sela acordo de cooperação com Fundação Índex, entidade da área de Ciências da Saúde — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sela acordo de cooperação com Fundação Índex, entidade da área de Ciências da Saúde

por comunicacao — publicado 28/10/2012 23h00, última modificação 09/07/2015 13h48

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) firmou um acordo com a Fundação Índex, de Granada, na Espanha, que é uma das entidades científicas de maior renome na Enfermagem nacional e internacional. O acordo visa ao estabelecimento de intercâmbio de informações sobre recursos acadêmicos, programas de formação e projetos de pesquisa na área da saúde, principalmente em Cuidados e História das Ciências da Saúde. O termo foi assinado no dia 8 de outubro pelo Presidente da Fundação Índex, Prof. Manuel Amezcua Martínez, e pelo Reitor da UNIRIO, Prof. Luiz Pedro San Gil Jutuca.

Os objetivos das ações são divulgar o conhecimento produzido na área de saúde da UNIRIO no âmbito ibero-americano, através das revistas indexadas nas bases Index; e estabelecer a UNIRIO como um centro colaborador da Fundação Índex em Pesquisa Qualitativa, Saúde Pública, Evidências Científicas e História da Enfermagem. Entre outros pontos, o documento prevê que a Fundação Índex ofereça aos pesquisadores da UNIRIO descontos e condições especiais para o acesso aos serviços e atividades de informação científica e aquisição de publicações da Fundação, e que a UNIRIO entregue à Fundação Índex exemplares das publicações que produza, a fim de que sejam incluídas em sua base de dados CUIDEN. O acordo também abre possibilidades de realização de eventos conjuntos (cursos, mesas-redondas, seminários), de oferta de bolsas dentro do Programa Minerva de Jovens Pesquisadores e de mobilidade do responsável pela Revista de Enfermagem “Cuidado é Fundamental” para aprendizado da plataforma Index. A Profa. Teresa Tonini, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, foi designada pelo Reitor para ser a representante da UNIRIO na comissão que acompanhará a execução do acordo.