Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sela acordo de cooperação com Fundação Índex, entidade da área de Ciências da Saúde

UNIRIO sela acordo de cooperação com Fundação Índex, entidade da área de Ciências da Saúde

por Comunicacao UNIRIO publicado 29/10/2012 00h00, última modificação 09/07/2015 13h48

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) firmou um acordo com a Fundação Índex, de Granada, na Espanha, que é uma das entidades científicas de maior renome na Enfermagem nacional e internacional. O acordo visa ao estabelecimento de intercâmbio de informações sobre recursos acadêmicos, programas de formação e projetos de pesquisa na área da saúde, principalmente em Cuidados e História das Ciências da Saúde. O termo foi assinado no dia 8 de outubro pelo Presidente da Fundação Índex, Prof. Manuel Amezcua Martínez, e pelo Reitor da UNIRIO, Prof. Luiz Pedro San Gil Jutuca.

Os objetivos das ações são divulgar o conhecimento produzido na área de saúde da UNIRIO no âmbito ibero-americano, através das revistas indexadas nas bases Index; e estabelecer a UNIRIO como um centro colaborador da Fundação Índex em Pesquisa Qualitativa, Saúde Pública, Evidências Científicas e História da Enfermagem. Entre outros pontos, o documento prevê que a Fundação Índex ofereça aos pesquisadores da UNIRIO descontos e condições especiais para o acesso aos serviços e atividades de informação científica e aquisição de publicações da Fundação, e que a UNIRIO entregue à Fundação Índex exemplares das publicações que produza, a fim de que sejam incluídas em sua base de dados CUIDEN. O acordo também abre possibilidades de realização de eventos conjuntos (cursos, mesas-redondas, seminários), de oferta de bolsas dentro do Programa Minerva de Jovens Pesquisadores e de mobilidade do responsável pela Revista de Enfermagem “Cuidado é Fundamental” para aprendizado da plataforma Index. A Profa. Teresa Tonini, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, foi designada pelo Reitor para ser a representante da UNIRIO na comissão que acompanhará a execução do acordo.


Acesso a Informação Capes CNPQ