código do Google analytics UNIRIO se torna membro da rede de Impacto Acadêmico da ONU — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO se torna membro da rede de Impacto Acadêmico da ONU

UNIRIO se torna membro da rede de Impacto Acadêmico da ONU

por Comunicação publicado 01/06/2021 10h13, última modificação 18/10/2022 19h12
A iniciativa tem por objetivo alinhar instituições de Ensino Superior e de pesquisa com os princípios das Nações Unidas

A UNIRIO se tornou, no mês de maio, um membro oficial do Impacto Acadêmico das Nações Unidas (United Nations Academic Impact). Conhecida também pela sigla Unai, a iniciativa tem por objetivo alinhar instituições de Ensino Superior e de pesquisa com os princípios das Nações Unidas. 

Por meio desta iniciativa, será possível que as atividades da UNIRIO ganhem maior visibilidade e a comunidade acadêmica poderá ter acesso às publicações, recursos e bolsas de estudo e intercâmbio promovidas pelo Unai em seu seu site institucional.

Os três grupos focais da iniciativa na UNIRIO serão coordenados pelas professoras María Villarreal e Enara Echart Muñoz, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul), e pelo professor Celso Sánchez, da Escola de Educação e do Grupo de Estudos Ambientais desde el Sur (Geasur)

"A participação da UNIRIO nesta importante rede internacional potenciará a internacionalização da nossa Universidade, ao passo que permitirá aumentar o impacto social da UNIRIO e melhorar os seus esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", explica a professora Villarreal.

O Unai conta mais de 1.300 membros, representando 135 países, que trabalham de forma conjunta para promover ações de paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. O Impacto Acadêmico atua como uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialogam com os valores da ONU.

Como membro do Unai, a UNIRIO deverá realizar a cada ano ao menos uma ação em apoio aos dez princípios do órgão: compromisso com a carta das Nações Unidas; Direitos Humanos; erradicação da pobreza; construção de capacidades; educação para todas e todos; cidadania global; acesso à educação superior; diálogo intercultural; paz e resolução de conflitos; e sustentabilidade.

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio