código do Google analytics UNIRIO registra evolução na qualidade dos cursos de pós-graduação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO registra evolução na qualidade dos cursos de pós-graduação

UNIRIO registra evolução na qualidade dos cursos de pós-graduação

por Comunicação publicado 14/09/2022 12h45, última modificação 05/10/2022 13h58
De acordo com a Avaliação Quadrienal 2021 da Capes, 33% dos Programas da Universidade subiram de nota em relação à avaliação anterior

A UNIRIO teve uma expressiva evolução na qualidade de seus cursos de pós-graduação, de acordo com os resultados da Avaliação Quadrienal 2021 promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dos 27 Programas avaliados, nove (33%) subiram de nota em relação à avaliação referente a 2017; 16 mantiveram a nota; e apenas dois tiveram nota menor do que a obtida na avaliação anterior. Os resultados são preliminares e ainda cabe recurso por parte da Universidade.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) alcançou a nota 6 na avaliação da Capes e se tornou o primeiro programa da UNIRIO a obter o conceito, que indica desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência acadêmica. Além disso, 20 Programas obtiveram nota 4 (bom) ou 5 (muito bom), e seis foram avaliados com nota 3 (regular). Nenhum curso teve proposta de descredenciamento.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIRIO, Evelyn Orrico, os resultados evidenciam o excelente trabalho das equipes dos Programas de Pós-Graduação, incluindo docentes, servidores, discentes e coordenações.

"A avaliação também permite reconhecer o trabalho consistente que vem sendo realizado por esta Pró-Reitoria na implantação de uma política de sedimentação da nossa pós-graduação, pelo lançamento de editais internos de fomento, auxílio e estímulo à participação em diversos editais, apoio no trâmite administrativo em diversas dimensões no âmbito da PROPGPI etc. Nesse sentido, parabenizo a toda a nossa incansável equipe de servidores", observa Evelyn.

Avaliação Quadrienal

A cada período de quatro anos, a Capes promove uma avaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu existentes no país. São utilizados critérios relacionados à produção intelectual, estrutura e planejamento dos programas, qualidade dos recursos humanos formados, entre outros.

Os avaliadores atribuem conceitos, de 1 a 7, sendo necessária a nota mínima 3 (regular) para a manutenção do curso. As notas 4 e 5 representam cursos com desempenho bom ou muito bom, e as notas 6 e 7 destacam programas de reconhecida excelência acadêmica, seguindo padrões internacionais de qualidade.

Gráfico notas avaliações quadrienais 2017 e 2021

registrado em: Ciência na UNIRIO