Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO participa do Dia de Mobilização Nacional da Educação contra o Zika

UNIRIO participa do Dia de Mobilização Nacional da Educação contra o Zika

por Comunicacao UNIRIO publicado 19/02/2016 20h40, última modificação 23/02/2016 06h59

Em um trabalho conjunto entre UNIRIO, UFRJ e Uerj, alunos do ensino médio do Colégio Estadual André Maurois (CEAM), no Leblon, tiveram na sexta-feira, 19 de fevereiro, aulas especiais sobre o mosquito Aedes aegypti e seus riscos. A ação, que faz parte da campanha do Governo Federal no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, contou também com uma palestra da Marinha do Brasil e com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Representando a UNIRIO, o vice-reitor Ricardo Cardoso reforçou a importância da integração entre as universidades do Rio de Janeiro e dos militares, sob a orientação do governo federal. “Na batalha contra o zika, é essencial juntar esforços para vencer o Aedes aegypti no Brasil e também no mundo”. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Aiub, que vem coordenando o trabalho pela UNIRIO, falou da parceria com a Uerj e a UFRJ, que tem como proposta criar grupos de trabalho em cada uma das universidades, formados por alunos de graduação e liderados por um coordenador-docente. “Nosso objetivo é trabalhar, por um período de três anos, os projetos de extensão nas escolas e nos municípios do Estado com a atenção primária à saúde”, informou.

O ministro Cardozo enfatizou que a questão do zika vírus deve ser combatida com vigor: “é preciso conscientizar todos de que nós devemos atuar juntos, destruindo os focos do mosquito, e de que esta é uma ação dos brasileiros defendendo a saúde pública”. Cardozo percorreu as salas do CEAM e falou diretamente com os estudantes sobre a importância de multiplicar as informações recebidas nesta sexta-feira para seus familiares e amigos.

Palestras realizadas no CEAM

As aulas, que foram ministradas por professores da UNIRIO, UFRJ e Uerj, compõem um projeto-piloto das três universidades para a sensibilização, ação e avaliação de atividades ação e avaliação de atividades contra a proliferação e as doenças induzidas pelo vetor Aedes aegypti. A proposta é alertar, nas escolas, para a necessidade de combater o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika, com destaque para a relação deste último com o aumento de casos de microcefalia no país. Essa ação preliminar foi ao encontro da chamada do Ministério da Educação, em reunião realizada no início do mês com reitores de instituições federais de ensino superior, representantes estaduais e municipais das áreas de Educação e Saúde, membros das Forças Armadas, entre outros.

No evento desta sexta-feira, o professor de Biologia Vegetal da UNIRIO e pesquisador de alternativas socioambientais de controle do Aedes aegypti, César Luis Siqueira Jr., palestrou sobre a “Biologia do Inseto” em três turmas do Ensino Médio. César, que também é coordenador do Núcleo de Pesquisas em Biocontrole de Doenças e Proteção em Sistemas Agrícolas (Nupsa), do Instituto de Biociências (Ibio), realiza uma pesquisa científica sobre o uso de plantas com ação repelente ou larvicida. O docente se mostrou feliz de participar do projeto e disse acreditar que as ações serão efetivas “porque os alunos poderão aplicar e multiplicar em suas casas e na vida”. Pela UFRJ, a professora da Escola de Enfermagem, Maria Helena Souza, realizou a oficina “Armadilha para o inseto” e, pela Uerj, a professora do Departamento de Pediatria, Heloísa Viscaino, palestrou sobre a “Microcefalia e os riscos numa gravidez precoce”.

O diretor do CEAM, Paulo de Menezes, deu ênfase à importância de o aluno sair um pouco do dia a dia da sala de aula e vivenciar contatos diferentes e de órgãos diferentes. “Essa experiência só enriquece e dá a chance para o estudante ampliar o seu leque de conhecimento”, concluiu. (Letícia Hermont/Comso)

O professor da UNIRIO, César Luis Siqueira Jr., dá aula sobre a Biologia do Inseto (Foto:Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ