código do Google analytics UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional

UNIRIO inaugura laboratório de bioinformática e biologia computacional

por comunicacao — publicado 07/11/2014 12h25, última modificação 12/11/2014 09h51
Professora do IB que coordenará o laboratório ministrará palestra sobre a simulação de estruturas de proteína

Simular computacionalmente o resultado estrutural de alterações genéticas sobre proteínas envolvidas em moléstias é a função das pesquisas que serão desenvolvidas no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional, que será inaugurado na próxima terça-feira, dia 11, às 18h, no campus da Reitoria.

Após o descerramento da placa, a coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) em Bioinformática e Biologia Computacional, Joelma Mesquita, ministrará na Sala dos Conselhos palestra sobre a simulação de estruturas de proteína. “Com esse espaço vamos poder realizar mais pesquisas e envolver mais alunos, incentivando-os a permanecerem na UNIRIO para cursar também a pós-graduação”, ressalta a professora.

O laboratório terá quatro computadores que farão o acesso dos dados armazenados pelo servidor do GP, que conta com 24 terabytes (o equivalente a 1.024 gigabytes) de memória. Atualmente, o grupo é composto por 12 alunos, de graduação e mestrado, e duas professoras do Instituto Biomédico: Joelma e Ana Teresa Dumans.

O campus da Reitoria se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio