código do Google analytics UNIRIO firma convênios com universidades da Itália — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO firma convênios com universidades da Itália

UNIRIO firma convênios com universidades da Itália

por comunicacao — publicado 25/04/2013 00h00, última modificação 02/06/2015 12h21

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) acaba de consolidar dois Acordos de Mútua Cooperação com universidades da Itália, onde o Reitor, Prof. Luiz Pedro San Gil Jutuca, e a Coordenadora de Relações Internacionais, Profa. Liliana Angel Vargas, cumpriram agenda de compromissos no período de 13 a 20 de abril com vistas a dar continuidade ao processo de internacionalização, uma das metas da atual gestão.

Os convênios foram assinados com a Universidade de La Sapienza e com a Universidade de Pádova, e têm objetivos comuns nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, visando à aproximação e à ampliação do diálogo entre as instituições parceiras. Incluem também a possibilidade de mobilidade de professores, pesquisadores e alunos, além do intercâmbio de informações, estudos e pesquisas.

Durante sua permanência na Itália, o Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca e a Coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Profa. Liliana Angel Vargas, realizaram ainda visitas à Universidade de Roma - Foro Itálico e à Universidade de Bologna, onde foram recebidos pelos Reitores e respectivos assessores de relações internacionais e manifestaram o interesse da UNIRIO em estreitar parcerias interinstitucionais.

“Com a Universidade de Bologna estão sendo acertados os termos do Acordo, mas foi manifestado o interesse de ambas as partes em formalizar a parceria”, afirmou a Profa. Liliana Angel Vargas, acrescentando que ficou, inclusive, a expectativa de que o referido Acordo seja assinado na visita do Reitor dessa Universidade ao Brasil, prevista para outubro deste ano.

Na Universidade de Roma - Foro Itálico, instituição com a qual a UNIRIO assinou Acordo de Cooperação em maio do ano passado, o Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca renovou a parceria durante uma reunião de trabalho realizada com o objetivo de fortalecer e expandir as atividades interinstitucionais. Com a ampliação das ações, estão previstos o aumento de intercâmbio de docentes e alunos e o maior incentivo ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Houve também uma videoconferência com a participação de membros que integram o Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão, rede criada na UNIRIO com representantes da UFF, UERJ, UFRJ, Universidade Federal de São Carlos e, no âmbito internacional, da Universidade de Roma - Foro Itálico, Universidade de La Rioja (Espanha) e Universidade Distrital de Bogotá (Colômbia). Está prevista ainda a incorporação da Universidade Pedagógica de Moçambique.

A Coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Angel Vargas, relatou que avalia como bastante significativa essa missão na Itália. “Consideramos este como mais um importante esforço realizado pela atual gestão da UNIRIO na internacionalização desta Universidade”, destacou.