código do Google analytics UNIRIO entrega certificados do Projeto Caravana do Trabalho — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO entrega certificados do Projeto Caravana do Trabalho

UNIRIO entrega certificados do Projeto Caravana do Trabalho

por comunicacao — publicado 16/02/2019 12h30, última modificação 19/02/2019 15h21
Parceria do Ministério do Trabalho com a Universidade capacitou pessoas em 10 polos na capital e interior do estado do Rio

Na tarde da última quinta-feira (14), centenas de jovens participantes do Projeto Caravana do Trabalho receberam seus certificados de conclusão de curso no Auditório Vera Janacópulos. A Caravana do Trabalho é um projeto de qualificação social e profissional para cidadãos com mais de 15 anos de idade, realizado pelo Ministério do Trabalho em parceria com a UNIRIO, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Fizeram parte de mesa durante a cerimônia o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Aiub, a professora da UNIRIO e coordenadora do Projeto, Eliane Ribeiro, além dos secretários de Trabalho das cidades de Magé, Macaé, Mesquita e Queimados.

Na primeira fase, o Projeto atendeu alunos no Estado do Rio de Janeiro e na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Na cidade do Rio de Janeiro, foram montados polos nos bairros de Sepetiba, Vila Kennedy, Santa Cruz e Campo Grande. No interior do Estado, os polos foram nas cidades de Teresópolis, Magé, Macaé, Mesquita, Queimados e Belford Roxo.

Os cursos, desenvolvidos em parceria com as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, foram oferecidos em quatro modalidades: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Cada curso contou com duração de 200 horas e os alunos receberam material didático e uniforme gratuitamente."Foram todos cursos muito pensados em função da necessidade da região onde vocês estão. Cada vez mais o mercado exige qualificação. Esse certificado vai se unir a muitos outros ao longo da vida de vocês - e isso é essencial. A gente precisa sempre promover a atualização dos conhecimentos, senão a gente para no tempo", alertou a pró-reitora Cláudia Aiub.

A professora Eliane Medeiros, da UNIRIO, assumiu o Projeto em outubro de 2018 e foi a responsável pela coordenação dos cursos."Foi um imenso desafio, não foi tarefa fácil nem simples. Mas fazer extensão tem o grande fascínio de poder ir até onde a população está, aproximando o mundo acadêmico, a Universidade, do mundo real", explicou ela.

Discursando em nome dos docentes contratados para o Projeto, o professor de matemática Wilde Santos agradeceu à Universidade pela organização dos cursos. “A UNIRIO foi peça fundamental para que todo esse Projeto acontecesse. Pedimos que vocês continuem realizando esse belíssimo trabalho, de uma organização que, com visão, contribui para o conhecimento, para promover a qualificação social para uma grande parcela da população do nosso Estado", falou o professor, muito aplaudido por seus ex-alunos presentes na ocasião.

O reitor Luiz Jutuca encerrou o evento ressaltando a contribuição que a UNIRIO dá à sociedade.  “É muito importante a Universidade sair dos muros e ir até vocês. Este é um dos projetos mais lindos que nós tivemos aqui na Universidade. A Extensão tem como função interagir com as comunidades. Puxa, nós interagimos de forma maciça! Chegamos a vários municípios do Rio de Janeiro, estamos chegando também a Goiás e temos ainda mais três estados, que são os que compõem o Projeto, a serem atingidos”, finalizou.

caravana do trabalho 1
Cerimônia de formatura do Projeto Caravana do Trabalho (Foto: Comso)

caravana do trabalho 2
Mesa da cerimônia de entrega de certificados (Foto: Comso)

caravana do trabalho 3
Entrega de certificados do Projeto Caravana do Trabalho (Foto: Comso)

caravana do trabalho 4
Auditório Vera Janacópulos lotado durante a entrega de certificados do projeto (Foto: Comso)

caravana do trabalho 5
Participantes do projeto recebem certificados (Foto: Comso)

caravana do trabalho 6
Professor Wilde Santos faz pronunciamento em nome dos docentes do projeto (Foto: Comso)

caravana do trabalho 7
Participantes do Projeto Caravana do Trabalho junto aos membros da mesa da cerimônia de entrega dos certificados (Foto: Comso)

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO