código do Google analytics UNIRIO e Universidade Federal de Pelotas promovem Escola de Altos Estudos sobre patrimônio e políticas de memória — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO e Universidade Federal de Pelotas promovem Escola de Altos Estudos sobre patrimônio e políticas de memória

por comunicacao — publicado 03/10/2016 10h31, última modificação 03/10/2016 10h31
Atividade acontece durante o mês de outubro, com aulas presenciais nas duas instituições

Durante o mês de outubro, a UNIRIO e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promovem a Escola de Altos Estudos “Políticas de memória: narrativas, esquecimento e usos do passado”. O objetivo é aprofundar a reflexão sobre processos de patrimonialização, com ênfase nos diferentes usos do tempo e da memória.

Entre os dias 3 e 14 de outubro, as aulas acontecerão no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. De 17 a 28 de outubro, a Escola será realizada no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

O curso será ministrado pelo antropólogo francês Octave Debary, docente na Universidade Paris Descartes, Sorbonne Paris-Cité. Entre os temas de atuação do pesquisador estão a antropologia do patrimônio, que aborda os processos de qualificação e requalificação de espaços sociais em espaços culturais ou patrimoniais, e a antropologia da memória, com ênfase na relação entre a narrativa da história e as formas de seu esquecimento.

A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

(Informações do portal da Capes)