código do Google analytics UNIRIO e Universidade Federal de Pelotas promovem Escola de Altos Estudos sobre patrimônio e políticas de memória — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO e Universidade Federal de Pelotas promovem Escola de Altos Estudos sobre patrimônio e políticas de memória

UNIRIO e Universidade Federal de Pelotas promovem Escola de Altos Estudos sobre patrimônio e políticas de memória

por comunicacao — publicado 03/10/2016 10h31, última modificação 03/10/2016 10h31
Atividade acontece durante o mês de outubro, com aulas presenciais nas duas instituições

Durante o mês de outubro, a UNIRIO e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promovem a Escola de Altos Estudos “Políticas de memória: narrativas, esquecimento e usos do passado”. O objetivo é aprofundar a reflexão sobre processos de patrimonialização, com ênfase nos diferentes usos do tempo e da memória.

Entre os dias 3 e 14 de outubro, as aulas acontecerão no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. De 17 a 28 de outubro, a Escola será realizada no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

O curso será ministrado pelo antropólogo francês Octave Debary, docente na Universidade Paris Descartes, Sorbonne Paris-Cité. Entre os temas de atuação do pesquisador estão a antropologia do patrimônio, que aborda os processos de qualificação e requalificação de espaços sociais em espaços culturais ou patrimoniais, e a antropologia da memória, com ênfase na relação entre a narrativa da história e as formas de seu esquecimento.

A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

(Informações do portal da Capes)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio