código do Google analytics UNIRIO disponibiliza Plano de Dados Abertos (PDA) 2020-2021 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO disponibiliza Plano de Dados Abertos (PDA) 2020-2021

UNIRIO disponibiliza Plano de Dados Abertos (PDA) 2020-2021

por Comunicação publicado 09/09/2020 18h00, última modificação 09/09/2020 18h00
Documento apresenta ações e estratégias para implementação e promoção da abertura de dados no âmbito da Universidade

A UNIRIO disponibilizou o Plano de Dados Abertos (PDA) para o biênio 2020-2021, com ações e estratégias para implementação e promoção da abertura de dados no âmbito da Universidade.

Regulamentado pela Resolução nº 5.313, o documento foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), em sessão realizada no dia 28 de agosto.

O PDA tem como objetivo geral promover a abertura de dados da UNIRIO, garantindo os princípios da divulgação e da transparência na Administração Pública e com o compromisso de publicidade permanente dos dados de interesse público produzidos nas diversas ações realizadas pela instituição.

A iniciativa de abertura de dados se propõe a identificar prioridades e disponibilizar dados em formatos abertos de maneira progressiva e sustentável; facilitar o acesso aos dados divulgados; melhorar a gestão da informação e de dados da instituição; estimular o desenvolvimento de soluções em TIC baseadas no uso dos dados publicados; desenvolver o processo de transparência e de acesso a informações públicas; promover a produção de conhecimento e a gestão pública participativa, a partir da utilização dos dados pela sociedade civil.

De acordo com o PDA, a abertura de bases de dados leva em consideração as seguintes diretrizes: priorização dos dados considerados mais relevantes para a sociedade; cumprimento dos atos normativos legais e compromissos assumidos pela UNIRIO; garantia da qualidade e confiabilidade dos dados publicados.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio