Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO assina acordo com universidade australiana na área de turismo e meio ambiente

UNIRIO assina acordo com universidade australiana na área de turismo e meio ambiente

por Comunicacao UNIRIO publicado 17/08/2016 08h32, última modificação 17/08/2016 08h32

No último dia 2 de agosto, a UNIRIO e a Universidade da Sunshine Coast (USC), da Austrália, firmaram uma parceria para cooperação técnica e científica na área de turismo e meio ambiente. Assinado pelo reitor da USC, Greg Hill, e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) da UNIRIO, Laura Sinay, o acordo inclui o desenvolvimento de pesquisas conjuntas em turismo, áreas protegidas e sustentabilidade.

A UCS promove estudos nos parques mais conhecidos e visitados do mundo, como Galápagos, no oceano Pacífico; Yellowstone, nos Estados Unidos; e Kruger, na África do Sul. Já a coordenadora do mestrado da UNIRIO iniciou uma investigação sobre o conhecimento dos turistas em relação aos parques que visitam e aos animais que desejam ver.

“A proposta desta pesquisa tem como foco os grandes animais marinhos, especialmente as baleias e os tubarões baleias, uma vez que o mercado turístico começa a ‘vender’ a possibilidade de nadar com esses animais. Acreditamos que seja uma excelente oportunidade para conscientizar as pessoas em relação à conservação desses animais e dos ecossistemas onde moram. No entanto, pesquisas já realizadas indicam que a maior parte dos turistas, apesar do interesse, sabe muito pouco a esse respeito. A ideia então é criar uma plataforma ou aplicativo para promover a criação de uma rede de apoio à conservação desses animais”, explica Laura Sinay.

O acordo com a universidade australiana é resultado de um movimento iniciado em 2015 com a abertura do Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação, o primeiro do Brasil, e a aprovação de proposta de criação de um Núcleo de Pesquisas em Ecoturismo e Conservação, ligado ao PPGEC/UNIRIO.

O primeiro processo seletivo para o mestrado recebeu 55 inscrições, com 11 candidatos aprovados. “Temos uma aluna espanhola e um aluno ribeirinho, que é a primeira pessoa a sair de seu território para fazer um curso de pós-graduação, o que torna o curso não só internacional, mas também multicultural”, destaca Sinay.


Acesso a Informação Capes CNPQ