código do Google analytics UNIRIO alerta sobre uso indevido de e-mail de professora em golpe eletrônico — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO alerta sobre uso indevido de e-mail de professora em golpe eletrônico

UNIRIO alerta sobre uso indevido de e-mail de professora em golpe eletrônico

por comunicacao — publicado 24/07/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 12h25

A professora Leila Beatriz Ribeiro, do Departamento de Processos Técnico-Documentais do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO, foi vítima de um golpe eletrônico. Seu nome foi utilizado indevidamente em uma divulgação de vagas de recrutamento de pessoas para atuar em concursos e vestibulares, mediante a cobrança de uma taxa de cadastro, no valor de R$ 100. Em mensagens enviadas pelo falso e-mail leila.unirio@gmail.com, os destinatários eram os próprios contatos da docente. Colegas e alunos de Leila estranharam a oferta e entraram em contato com a professora para confirmar a origem da mensagem, quando ela constatou a fraude e registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. Nesta segunda-feira, dia 23 de julho, a Reitoria da Universidade encaminhou a denúncia à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro. A UNIRIO alerta a comunidade universitária para que todos fiquem atentos a e-mails de procedência duvidosa e que jamais cliquem em links dos quais não têm certeza da procedência.

Professores de outras instituições de ensino superior também já foram vítimas de fraude semelhante. De 2009 até hoje, foram registrados casos em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal do Paraná (UFPR)e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).