Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Trabalho da UNIRIO vence prêmio na área de Bioquímica e Biofísica Computacional

Trabalho da UNIRIO vence prêmio na área de Bioquímica e Biofísica Computacional

por Comunicacao UNIRIO publicado 12/07/2016 10h40, última modificação 12/07/2016 11h51

O trabalho PFN1 in Amyotrophic Lateral Sclerosis – In silico Analysis, Computational Structural Modeling and Molecular Dynamics – de autoria dos alunos Giovanni Tellini, Gabriel Pereira e da professora Joelma De Mesquita –, recebeu o prêmio de melhor pôster na área de Bioquímica e Biofísica Computacional na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), realizada entre 18 e 21 de junho em Natal.

A pesquisa estuda os efeitos das mutações na proteína PFN1, importantes no desenvolvimento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e busca compreender como esses efeitos abrem caminho para novos tratamentos e para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes. A ELA é uma doença neurodegenerativa fatal e com tratamento basicamente sintomático.

O trabalho é tema da dissertação de Giovanni Tellini, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Neurologia da UNIRIO, e tem como coautor o estudante de Biomedicina Gabriel Rodrigues, ambos orientados pela professora Joelma Freire De Mesquita, coordenadora do Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional da Universidade. 

Grupo vencedor do prêmio na área de Bioquímica e Biofísica Computacional (Foto: divulgação)


Acesso a Informação Capes CNPQ