código do Google analytics Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Música ganha Prêmio Capes 2015 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Música ganha Prêmio Capes 2015

por comunicacao — publicado 06/10/2015 11h55, última modificação 08/10/2015 08h56
Trabalho de Luiz de França Costa-Lima Neto sobre música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna venceu na área de Artes e Música

O trabalho “Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o Lundu, a Ária e a Aleluia”,  de Luiz de França Costa-Lima Neto, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Artes e Música. A tese de doutorado – sob a orientação de Martha Tupinambá de Ulhôa, do Programa de Pós-Graduação de Música (PPGM), e a coorientação de Maria de Lourdes Rabetti, do Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas (PPGAC) – foi defendida em outubro de 2014.

A pesquisa buscou esclarecer a dramaturgia musical do comediógrafo e músico Martins Penna (1815-1848) a partir da noção que engloba tanto o texto teatral como sua performance. O trabalho também desvela a rede da qual faziam parte o autor, atores, empresários, público e diversos outros agentes e avalia os significados múltiplos que as alusões musicais inseridas nos textos das comédias e as performances teatrais adquiriram. “Relacionamos o universo sonoro (mousiké) das comédias de Martins Penna aos polos cômicos da tradição teatral Ocidental (estudo de situações e personagens) e aos polos da performance (coro e solo), contemplando a articulação entre os repertórios autorais de Martins Penna e os repertórios dos artistas brasileiros e portugueses, mistos de atores, cantores e dançarinos, que representaram suas comédias”, informa Luiz Costa-Lima Neto em sua tese.

Professor da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (ETETMP) há 22 anos, o recém-doutor se diz envolvido com o projeto há mais de duas décadas. “Vejo minha pesquisa vindo dessa cronologia, que une minha experiência como docente da ETETMP, o doutorado na UNIRIO e as ideias do próprio Martins Penna de 200 anos atrás”. Luiz se diz muito feliz e, ao mesmo tempo, surpreso com a premiação. “Como o trabalho é original, o sentimento no início da pesquisa é de muita insegurança. O que é natural para um doutorando. Então, a perspectiva de um prêmio não aparece no nosso horizonte”, comenta.

Luiz reforçou a importância da parceria com as professoras Martha Ulhôa e Maria de Lourdes Rabetti, conhecida como Beti Rabetti, afirmando que “este é um trabalho de um trio, assim como de outros professores e bibliotecários que participaram ao longo do processo de pesquisa, que devem também se sentir contemplados pela conquista”. Martha Ulhôa enfatizou o caráter pioneiro e de excelência no cenário nacional dos dois programas de pós-graduação (PPGM e PPGAC) envolvidos na tese e concluiu que o “prêmio representa para o recém-doutor o reconhecimento da qualidade e originalidade da sua pesquisa, que significa avanço do conhecimento para a área; e para a orientação, o reconhecimento da liderança e maturidade intelectual”. Já Beti Rabetti destacou "a grande contribuição que a pesquisa interdisciplinar de Luiz traz para os estudos de um grande dramaturgo brasileiro do século XIX, pioneiro de nossa 'comédia de costumes' e de nosso 'teatro musicado'."

O Prêmio Capes de Tese 2015 reconheceu as melhores teses de doutorado defendidas em 2014 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 10 de dezembro, em Brasília.

A tese de Luiz Costa-Lima Neto está disponível no link http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66833. (Letícia Hermont/COMSO)