código do Google analytics 2º Encontro do gênero melodrama começa nesta quarta-feira — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / 2º Encontro do gênero melodrama começa nesta quarta-feira

2º Encontro do gênero melodrama começa nesta quarta-feira

por comunicacao — publicado 17/05/2016 11h45, última modificação 18/05/2016 08h49
Idealizado pelo professor da Escola de Teatro da UNIRIO Paulo Merisio e pela Cia. Melodramática do Rio de Janeiro, ‘Sentidos do Melodrama 2’ traz eventos sobre o gênero entre os dias 18 e 29 de maio

Sentidos do Melodrama retorna à cena teatral carioca entre os dias 18 e 29 de maio, promovendo uma mesa-redonda, uma oficina e dois espetáculos – um clássico e um contemporâneo. Nesta segunda edição, as atividades serão realizadas no Teatro Dulcina.

Coordenada por Paulo Merisio, professor da Escola de Teatro da UNIRIO, e organizada pela Cia. Melodramática do Rio de Janeiro – que é formada por alunos e egressos do Curso de Teatro da Universidade –, a iniciativa leva para o público a experiência do gênero e sua permanência na cena através de diferentes formas de reflexão.

A programação tem início no dia 18, quando acontece a mesa-redonda “Dramaturgia contemporânea: a experiência de Quem vê até...” com a participação da teledramaturga e romancista Claudia Lage, do ator Rafael Martins, do grupo Bagaceira, do Ceará (dramaturgos da peça Quem vê até...), e de Paulo Merisio.  O professor, junto com a Cia. Melodramática, também ministra a Oficina de Melodrama – Clássico e Contemporâneo nos dias 18 e 25 de maio, que busca realizar o estudo teórico-prático do modo de interpretar o gênero.

Nas apresentações, a novidade é o espetáculo Quem vê até..., que sobe aos palcos nas sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 19h. Com texto de Rosyane Trotta, Claudia Lage e Rafael Martins, a peça é livremente inspirada em um emaranhado de histórias, reais e ficcionais, e traz o tempo e os abandonos como temática. Nas quintas, às 20h, é a vez de Melodrama da Meia-Noite, espetáculo de improvisação em que os atores executam jogos teatrais com situações melodramáticas. As apresentações têm preços populares (R$ 20,00).

Confira a programação.

O Teatro Dulcina fica na Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro.