Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Simpósio discute ciência, saúde e esporte

Simpósio discute ciência, saúde e esporte

por Comunicacao UNIRIO publicado 20/10/2016 09h50, última modificação 21/10/2016 08h32

Estimular o debate e contribuir para melhorias no conhecimento do campo da ciência e da saúde com enfoque na atividade física. Com esses objetivos, foi realizado no dia 19 de outubro, quarta-feira, o IV Simpósio de Ciência, Saúde e Esporte. O evento, que faz parte da Semana de Integração Acadêmica (SIA), reuniu cientistas, profissionais e estudantes da área no auditório Soares de Meirelles, no Instituto Biomédico (IB) da UNIRIO.

Mantendo seu formato dinâmico das últimas edições, o Simpósio contou com seis palestras, sessão de pôsteres de alunos, atividade prática de exercício cerebral e sorteio de brindes. Pesquisadores de diversas instituições do Rio de Janeiro participaram como palestrantes, oferecendo uma programação variada sobre o tema. Na parte da manhã, o coordenador do Laboratório de Bioquímica de Proteína (LBP) da UNIRIO, L.C. Cameron, abordou a área da esportômica – conceito desenvolvido por sua equipe, que engloba o estudo das respostas do corpo aos exercícios físicos, por meio da avaliação de atletas de alto rendimento. Já Silvio Marques Neto, coordenador do curso de Educação Física da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), falou sobre Morte súbita e os exercícios físicos.

Durante a tarde, o líder do Laboratório de Fisiologia e Desempenho Humano (LFDH) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Anderson Silveira, apresentou como a música influencia o desempenho físico, e a professora de biofísica Giselle Lopes ministrou a palestra Atividade física versus desempenho cerebral e acadêmico. Para fechar o evento, Sheila Martins, nutricionista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), relacionou nutrição e atividade física na corrida contra a idade, e Juliana Coelho, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), abordou o tema Sistema Nervoso Entérico e Obesidade.

Além das palestras, foi realizada uma parte prática com aferição da pressão arterial e da frequência cardíaca de alguns participantes, assim como testes de memória, para levantamento de dados de um estudo do IB. Os estudantes de Biomedicina também puderam apresentar seus trabalhos em pôsteres expostos na entrada do Instituto. A aluna do 8º período, Jéssica Honorato, se disse contente em participar do simpósio e trocar experiências. “Nosso trabalho fica dentro do Laboratório. A partir de um evento como este, podemos apresentar o que fazemos para o mundo externo”, afirmou.

Cerimônia de abertura

O vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, representando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, presidiu a mesa solene, que também contou com a presença do diretor do IB, Marcelo Xavier Sampaio, do diretor de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação Angelo Malaquias, representando o pró-reitor de Graduação Alcides Guarino, e da professora do IB e membro da Comissão Organizadora do Simpósio Giselle Lopes.

Ricardo relembrou as edições anteriores da SIA e comemorou o sucesso do evento. “Tive a oportunidade de ver a SIA crescer aqui dentro e de participar desse crescimento. Este simpósio é um exemplo da força da Semana, porque estamos em todos os espaços da Universidade”, ressaltou. Já Marcelo Xavier disse que o IB está honrado em realizar um debate tão importante e que “eventos como este alargam os espaços de participação entre alunos e colegas da Universidade”.

A respeito do tema do Simpósio, Angelo Malaquias destacou que o esporte é o pressuposto para o corpo, que contribui para o equilíbrio do organismo. “Trazer esse assunto para discussão é fundamental para a formação de um profissional de saúde”, concluiu. 

Exposição de pôsters na entrada do Instituto Biomédico (Foto: Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ